A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A Relevância dos dons espirituais para a igreja”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A Relevância dos dons espirituais para a igreja”"— Transcrição da apresentação:

1 “A Relevância dos dons espirituais para a igreja”

2 Proposta Refletir sobre os dons espirituais: seu significado, propósito, classificação e importância.

3 Introdução Por séculos, houve pouca ênfase no Espírito Santo e em sua obra. Com o surgimento do pentecostalismo, esse quadro começou a mudar. Contudo, os escritos sobre o assunto eram de caráter cessacionista.

4 Introdução Os cessacionistas basicamente defendem que os dons miraculosos não estão mais em atividade no mundo, apenas os ministeriais.

5 Introdução 2 QUESTÕES: Não somos cessacionistas. Os dons são dados para a igreja entre a ascensão e a volta de Cristo (1 Co 1:7; 13:10).

6 Introdução 2 QUESTÕES: Dons espirituais não são sinais de maturidade cristã (1 Co 1:7; 3:10). Eventualmente, incrédulos podem ser usados com dons (Mt 7:22-23).

7 A DEFINIÇÃO DOS DONS “Dom espiritual é qualquer talento potencializado pelo Espírito e usado no ministério da igreja” (Grudem). “Carisma supõe o desenvolvimento de qualidades existentes no indivíduo” (Mateos; Camacho).

8 A DEFINIÇÃO DOS DONS Será que o dom é isso mesmo? É simplesmente o desenvolvimento de uma qualidade? Parece-nos ser simplista as definições citadas.

9 A DEFINIÇÃO DOS DONS A palavra grega traduzida por dom é χαρισμα. Um carisma é uma presente recebido de forma gratuita e espontânea.

10 A DEFINIÇÃO DOS DONS Os carismas do Espírito Santo ou “dons espirituais”, são capacitações, distribuídas gratuitamente pelo próprio Espírito Santo aos crentes em Jesus, para serem usados nos ministérios do corpo de Cristo.

11 A DEFINIÇÃO DOS DONS Não podemos confundir dons espirituais com talentos naturais. Talentos naturais também são dádivas dadas por Deus (Tg 1:17), todavia, não é preciso ser um cristão para recebê-las. Uma pessoa pode, por exemplo, ter grandes talentos naturais de sabedoria e ciência, sem ser cristã.

12 A DISTRIBUIÇÃO DOS DONS
Quem distribui os dons? Apesar de a Bíblia dizer, em Efésios, que existem alguns dons que são concedidos por Jesus (Ef 4:11), este o faz através do Espírito Santo. É o Espírito Santo quem atua diretamente, concedendo os dons aos cristãos (1 Co 12:7-11, 18).

13 A POSSE DOS DONS Todos os cristãos possuem algum dom espiritual. O Espírito distribui a “cada um” (1 Co 12:7; 1 Pd 4:10). Isto significa que “todos os crentes necessariamente possuem pelo menos um do Espírito”.

14 A POSSE DOS DONS Esta ideia fica mais evidente, ainda, quando Paulo usa o corpo humano como analogia da igreja. Um corpo possui uma diversidade de membros, com funções diferentes. Todo membro do corpo tem uma função. É impossível fazer parte do corpo de Cristo sem ser membro, e, portanto, é impossível ser crente sem ter ao menos um dom.

15 A POSSE DOS DONS Parece que o Novo Testamento ensina que os cristão possuem dons espirituais e que estes são contínuos, eles são capazes de usá-los durante o curso de sua vida cristã (Rm 12:7; 1 Tm 4:14; 1 Co 14:37; 13:2; 1 Co 14:28). Contudo, parecem existir alguns dons que não podem ser exercidos “à vontade”.

16 O PROPÓSITO DOS DONS Os dons não são para o bem pessoal, mas, sim, para o bem comum. A Bíblia diz que a manifestação do Espírito é dada a cada um para benefício comum (1 Co 12:7). A palavra de Deus não descarta que o dom, em si, pode trazer benefícios à pessoa, mas Deus confere seus dons sobre seu povo para que a igreja seja edificada (1 Co 14:26).

17 O PROPÓSITO DOS DONS Pedro diz que devemos servir uns aos outros de acordo com o dom que recebemos (1 Pd 4:10a). Recebemos dons para servir, e devemos levar a sério esse mandamento como administradores que somos deste presente (1 Pd 4:10b).

18 Uma “diaconia” é uma área de serviço dentro do corpo de Cristo.
O PROPÓSITO DOS DONS Paulo diz que existe variedade de “ministérios” na igreja (1 Co 12:5). No original temos a palavra διακονιων Uma “diaconia” é uma área de serviço dentro do corpo de Cristo.

19 O PROPÓSITO DOS DONS Que serviços, ministérios ou áreas são estas? Ensino, juventude, crianças, música, pessoas carentes, comunicação, família, etc. São várias as possibilidades de servirmos a Deus e ao próximo. Ministério, à luz deste texto, é uma área de serviço, dentro de corpo de Cristo, que atuamos, de acordo com o dom que recebemos.

20 A VARIEDADE DOS DONS O Novo Testamento traz seis listas de dons espirituais. Nenhuma destas listas é igual. Isso significa que os autores bíblico não estavam tentando elaborar listas exaustivas e finais. Pode ser que existam dons não mencionados nas listas.

21 Efésios 4:11 Apóstolo Profeta Mestre Evangelista Pastor
A VARIEDADE DOS DONS Efésios 4:11 Apóstolo Profeta Mestre Evangelista Pastor Romanos 12:6-8 Profecia Serviço Ensino Encorajamento Contribuição Liderança Misericórdia 1 Coríntios 7:7 Casamento (?) Celibato 1 Pedro 4:11 Falar Servir

22 A VARIEDADE DOS DONS 1 Coríntios 12:8-10 Palavra de sabedoria
Palavra do conhecimento Dons de curar Milagres Profecia Discernimento de espíritos Línguas Interpretação das Línguas 1 Coríntios 12:28 Apóstolo Profeta Mestre Milagres Variedade de curas Socorros (ajudar) Administração Línguas

23 A VARIEDADE DOS DONS Existem várias maneiras de classificar os dons:
Espirituais e ministeriais; Fala e serviço; Poder, Palavra e Conhecimento; Proféticos, sacerdotais e reais; Sobrenaturais e ministeriais.

24 A VARIEDADE DOS DONS Dentre os dons apresentados, destaquemos alguns deles: Comecemos com os que aparecem em Efésio 4:11. Temos, nesta lista, alguns ofícios da igreja chamados de dons. Na verdade, podemos dizer que as pessoas que Deus capacita nestas áreas são dons dele para a igreja. Trata-se de pessoas dons, que atuarão na liderança da igrejas.

25 PESSOAS DONS (LÍDERES)
A VARIEDADE DOS DONS PESSOAS DONS (LÍDERES) Apóstolo Alguém capacitado para plantar igrejas em solos virgens e expandir a obra. É um estrategista, expansionista. Profeta É alguém que recebeu a capacitação para expor a palavra de modo incomum, e aplicá-la a realidade do tempo presente. Ele interpreta a mente de Deus para o povo. São pregadores poderosos. Evangelista É alguém que recebeu uma habilidade e desejo intenso de pregar o evangelho aos não crentes. Estimula os cristãos à evangelização. Pastor É alguém capacitado por Deus para cuidar de pessoas, guiando-as de perto. Acompanha os cristãos com cuidado amoroso. Mestre É alguém capacitado para ensinar a palavra de Deus de modo claro e profundo. É um expositor sistemático da palavra de Deus.

26 PESSOAS DONS – CARACTERÍSTICAS
A VARIEDADE DOS DONS PESSOAS DONS – CARACTERÍSTICAS Apóstolo Uma igreja lidera por alguém com este dom sempre estará ouvindo sobre projetos de expansão, estratégias de crescimento, de alcançar lugares ainda não alcançados pelo evangelho. Profeta Uma igreja liderada por alguém com este dom sempre estará ouvindo pregações inflamadas, sendo desafiada à santificação e a busca do poder de Deus. Ele quer que o povo experimente Deus. Evangelista Uma igreja liderada por alguém com este dom sempre estará ouvindo sermões sobre o sacrifício de Jesus, sendo desafiada a evangelizar, amar os perdidos, ter contatos com não cristãos. Pastor Uma igreja liderada por alguém com este dom sempre estará ouvindo sermões de consolo, esperança, ânimo. Os cristão sempre serão bem assistidos, visitados, etc. Mestre Uma igreja liderada por alguém com este dom será bem embasada biblicamente, desenvolverá um forte gosto pelo estudo, terá boa base doutrinária para as práticas cristãs.

27 A VARIEDADE DOS DONS PESSOAS DONS – RISCOS Apóstolo Profeta
Uma igreja lidera por alguém com este dom corre o risco do estrelismo e de depender demais do líder principal, “o homem da visão”. Profeta Uma igreja liderada por alguém com este dom corre o risco do sensacionalismo espiritual, de ser enganada pelas emoções. Evangelista Uma igreja liderada por alguém com este dom corre o risco da falta de maturidade, da dispersão de muitos cristãos famintos. Pastor Uma igreja liderada por alguém com este dom corre o risco de ser mimada demais, do paternalismo, de colocar “panos quentes” em muitas situações, etc. Mestre Uma igreja liderada por alguém com este dom corre o risco de se tronar dogmática demais, legalista, intransigente, intelectualizada.

28 A VARIEDADE DOS DONS Deus dá estas pessoas dons à igreja. O ideal é que uma igreja tenha todas estas pessoas dons, e que elas liderem juntas a igreja. É óbvio que existe um líder principal, que responde pela congregação, mas a liderança deste é compartilhada com os outros.

29 A VARIEDADE DOS DONS Dom de profecia
É a capacitação dada pelo Espírito ao cristão para dizer algo que Deus traz de modo espontâneo à mente, para edificação, exortação e consolação (cf. 1 Co 14:3).

30 A VARIEDADE DOS DONS A profecia acontece quando uma revelação divina é relatada com palavras humanas. “Mas se for dada uma revelação a alguém... Porque todos podeis profetizar” (1 Co 14:30-31). Revelação da Parte de Deus Profecia = relato da revelação Fala aos homens

31 A VARIEDADE DOS DONS A profecia... Não pode contrariar a Bíblia;
Não tem o mesmo peso da Escritura; Não deve dirigir a nossa vida; Deve ser julgada; É direcionada às pessoas; Não tira a pessoa de si (1 Co 14:32); Deve ser buscada (1 Co 14:39).

32 A VARIEDADE DOS DONS Dom de Línguas
É falar em uma língua desconhecida, conforme o Espírito Santo concede. É uma oração ou louvor expresso em sílabas não compreendidas pelo locutor.

33 A VARIEDADE DOS DONS Dom de Línguas
“Quem fala em uma língua não fala aos homens, mas com Deus, porque ninguém o entende” (1 Co 14:2) Ora ou louva numa língua conforme o Espírito concede (pelo Espírito fala mistérios) Oração ou louvor direcionado a Deus

34 A VARIEDADE DOS DONS As línguas... Trazem edificação pessoal;
devem ser interpretadas; são um sinal para o incrédulo; a primeira vez que acontece é o sinal do batismo no Espírito; não deve ser proibida.

35 O dom de discernir os espíritos
A VARIEDADE DOS DONS O dom de discernir os espíritos BISPO, Robson Cesar Costa. Discernimento de espíritos: o dom que não nos deixa enganados.

36 O dom de discernir os espíritos
A VARIEDADE DOS DONS O dom de discernir os espíritos Em seu artigo, você trata especificamente do “dom de discernimento de espíritos”. Poderia nos dar uma definição deste dom? Qual sua importância? Podemos ver este dom em uso na igreja primitiva?

37 Podemos buscar os dons espirituais?
A PROCURA DOS DONS Podemos buscar os dons espirituais? “Procurai com zelo os melhores dons” (1 Co 12:31). Os melhores na minha concepção ou os melhores para a igreja local em que sirvo a Cristo?

38 A PROCURA DOS DONS Como faço para saber o meu dom?
Ore pedindo que Deus lhe mostre; Aproveite as oportunidades de serviço; Identifique a área de serviço na igreja pela qual seu coração se inclina; Converse com algum cristão de confiança.

39 A IMPORTÂNCIA DOS DONS É importantíssimo uma igreja que valoriza os dons espirituais. Esta foi a forma de trabalho e atuação pensada pelo Senhor da igreja!

40 A IMPORTÂNCIA DOS DONS OLIVEIRA, Valmir de. A importância dos dons espirituais para o século XXI.

41 A IMPORTÂNCIA DOS DONS Em seu artigo, você traça um panorama do crescimento evangélico no Brasil e, no final do tópico, apresenta quatro situações presentes em nosso país, para mostrar que os dons do Espírito Santo continuam sendo necessários para a igreja. Poderia falar destas 4 situações, e porque diante delas, os dons são mesmo necessários?

42 A IMPORTÂNCIA DOS DONS O livro “Desenvolvimento natural da igreja”, apresenta os resultados de uma pesquisa feita em mais de igrejas, em 32 países, em 5 continentes, obtendo 4,2 milhões de respostas. O grande propósito da pesquisa era descobrir as marcas de qualidade em igrejas saudáveis.

43 A IMPORTÂNCIA DOS DONS 8 marcas se destacaram em todas as igrejas saudáveis e em franco crescimento. Dentre elas: “Ministérios orientados pelos dons”. Igrejas saudáveis são aquelas onde os cristãos utilizam seus dons para servir nos mais diferentes ministérios. A teologia do dom:  “Não é você que escolhe o dom. O dom é que escolhe você”.

44 A IMPORTÂNCIA DOS DONS “Não apagueis o Espírito” (1 Ts 5:19)
“utilize sempre mais o dom que há em ti” (2 Tm 1:6) “Temos diferentes dons segundo a graça” (Rm 12:6)


Carregar ppt "“A Relevância dos dons espirituais para a igreja”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google