A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."— Transcrição da apresentação:

1 VASOS DE OURO

2 PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18

3 OS DONS DO ESPÍRITO SANTO (parte 1)

4

5 INTRODUÇÃO Durante muitos anos esse foi uma assunto“evitado”, por assim dizer, dentro das igrejas históricas. Sempre se falou muito pouco sobre o assunto, exceto que volta e meia uma lição da EBD abordava o tema. Sobre os dons do Espírito Santo algumas perguntas iniciais poderíamos fazer: Que são dons espirituais? Quantos existem? Para que servem? Vejamos então.

6 DEFINIÇÃO DE DOM ESPIRITUAL Segundo Wayne A. Grudem nós poderíamos definir dons espirituais da seguinte forma: “Dom espiritual é qualquer talento potencializado pelo Espírito Santo e usado no ministério da igreja.” Dessa forma Grudem inclui tanto os dons naturais como os dons miraculosos como discernimento, profecia, cura etc.

7 QUAL O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS? Sabemos que, durante o período do Antigo testamento, todo o tempo, o Espírito Santo atuou na vida de pessoas escolhidas para desempenhar uma missão específica como sacerdotes, profetas, juízes e reis, mas na era do Novo Testamento o Espírito Santo capacita todo crente (regenerado) para que a igreja possa desenvolver seu ministério até a volta de Jesus. De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, (1 Co. 1:7)

8 QUANTOS DONS EXISTEM? A Bíblia lista alguns dons. É bem verdade que o apóstolo Paulo não estava querendo delimitar quais eram os dons encerrando num quantidade específica a totalidade dos mesmos. Apesar de estarem dispostos numa ordem, não parece que o apóstolo quis com isso dá maior importância a um do que ao outro, mas sim que listava aleatoriamente como podemos constatar em:

9 1Co. 12:8-10 1Co. 12:28 1. palavra da sabedoria 10. apóstolo 2. palavra do conhecimento profeta 3. fé 11. mestre 4. dons de curar (5) milagres 5. milagres (4) variedades de cura 6. profecia (2) 12. socorro 6. discernimento de espíritos 13. administração 8. língua (8) línguas 9. interpretação de língua

10 Ef. 4:11 1Pe. 4:11 apóstolo todo aquele que fala (vários dons) profeta todo aquele que serve (vários dons) 14. evangelista 15. pastor-mestre1Co. 7:7 21. casamento Rm. 12:6-8 22. celibato profecia 16. serviço ensino 17. encorajamento 18. contribuição 19. liderança 20. misericórdia

11 Nós devemos estar dispostos a reconhecer e a apreciar os diversos dons nas pessoas dentro da igreja, mesmo que as nossas expectativas quanto a eles não sejam satisfeitas. Essa variedade deve nos levar a uma maior unidade dentro da comunidade dos salvos. Deus nos coloca no corpo de Cristo com essas diferenças para que possamos depender uns dos outros.

12 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

13 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” 1 Co. 12:12-26

14 OS DONS PODEM VARIAR QUANTO AO PODER Em Romanos 12:6 encontramos: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;” a palavra “segundo a medida da fé” nos dá a entender que o dom pode ser desenvolvido com mais força ou com menos força em diferentes pessoas ou até mesmo por tempo determinado em outras. Vejamos o que o apóstolo escreveu a Timóteo: “... Não te faças negligente para com o dom que há em ti” (1Tm. 4:.14) e ainda:... “Admoesto que revives o dom de Deus que há em ti” (2Tm. 1:6). Era possível que Timóteo deixasse seu dom enfraquecer, aparentemente pelo pouco uso, e Paulo lhe lembra que devia avivá-lo, mediante uso e fortalecimento.

15 OS DONS SÃO PARA TODOS OS SALVOS Ferramentas para obra, não depende de maturidade Devemos reconhecer que os dons espirituais são dados a todo crente “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” 1 Co.12:7 “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Co.12:11

16 “ Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” 1 Pe. 4:10 Mesmo os cristãos imaturos recebem dons do Senhor – isso acontecia na igreja em Corinto onde havia variedades de dons (1Co. 1:7) mais os cristãos eram imaturos: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.” 1 Co. 3:1

17 Portanto, dons espirituais não são sinais de maturidade. É possível alguém ter dons espirituais numa área ou outra e ser bem imaturo no entendimento doutrinário ou na conduta cristã. Por que o Espírito Santo nos dá dons espirituais? Eles são dados para a realização da obra, são como ferramentas a serem usadas para esse fim.

18 CONCLUSÃO Todos os crentes têm o Espírito Santo e dele tem recebido capacitação para a realização do ministério da igreja, portanto, qualquer um ao reconhecer em si algum dom não deve ver isto como fonte de orgulho nem de maturidade. Devemos lutar simplesmente por nos destacarmos em amar os outros, cuidar dos necessitados, edificar a igreja e viver uma vida de conformidade com o padrão da vida de Cristo.

19 PRÓXIMO ASSUNTO Pneumatologia OS DONS DO ESPÍRITO SANTO (parte 2)

20 FIM GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática, Atual e Exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999


Carregar ppt "VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google