A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de armazenamento de grãos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de armazenamento de grãos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de armazenamento de grãos
Profa. Paula Machado dos Santos

2 Sistema brasileiro de armazenagem de grãos
FAO: o espaço disponível deveria ser de 1,2 safra, ou 20% superior à produção, o que ocorre, por exemplo, nos Estados Unidos. Brasil apenas 16% da capacidade estão nas propriedades, nos EUA, esse volume chega a 56%. A vizinha Argentina também tem números superiores aos do Brasil, com 21% dos silos nas fazendas.

3 ... Sistema brasileiro de armazenagem de grãos

4 ... Sistema brasileiro de armazenagem de grãos

5 ... Sistema brasileiro de armazenagem de grãos

6 Estruturas de Armazenamento de Grãos

7 1. Armazenamento Convencional
A armazenagem convencional o grão é guardado em sacas. A conferência é feita pela contagem das sacas. Para possibilitar a circulação de ar é necessário dispor os sacos em estrados de madeira com altura mínima de 12cm. Altura máxima de 4,5m

8 … Armazenamento Convencional

9 … Armazenamento Convencional
VANTAGENS: Oferta de condições para manipular quantidades e tipos de produtos variáveis simunltaneamente. Permissão para individualizar os produtos dentro de um mesmo lote. Em caso de deterioração local há possibilidade de remoção do material deteriorado. Reduzir custo inicial de instalação.

10 … Armazenamento Convencional
DESVANTAGENS: Elevado custo da sacaria, o qual deve ser continuamente susbtituida, por nao ser de material permanente. Custo elevado de movimentação, demanda muita mão-de-obra. Necessita de muito espaço.

11 2. Paióis Pode ser construido de tábuas, madeiras roliça, tela, bambu, lascas de árvore, alvenaria. O material da construção do paiol nao influencia na qualidade do produto. Devem ser atendidas algumas especificações técnicas para a construção dos paióis: Boa ventilação. Ausência de goteira. Portas e janelas acima dos dispositivos anti-rato. Escada de acesso removível. Construção separada de outras edificações e barrancos para não permitir o acesso de ratos. Manutenção da construção feita sempre que necessária.

12 … Paiois

13 … Paiois

14 CHAPÉU CHINES – DISPOSITIVO ANTI-RATO
… Paiois CHAPÉU CHINES – DISPOSITIVO ANTI-RATO

15 3. ARMAZENAGEM A GRANEL Forma de armazenagem onde os grãos são guardados soltos. A conferência é feita pela pesagem.

16 3.1 ARMAZÉNS GRANELEIROS E GRANELIZADOS
São estruturas armazenadoras destinadas a guardar grãos a granel. São construídos com características simples, instalados em nível do solo ou semienterradas. São construções horizontais com grande capacidade formadas por vários septos, apresentando predominância do comprimento sobre a largura e, na maioria dos casos, representam menor investimento que o silo, para a mesma capacidade de estocagem.

17 3.1 ARMAZÉNS GRANELEIROS E GRANELIZADOS

18 3.2 SILOS Estrutura de armazenagem de grãos que pode ser de concreto ou de metal. Possui um ou mais compartimentos, denominados de células, estanques ou herméticos ou ainda semi-herméticos. Pode ser equipado com sistema de aeração. Geralmente possui forma cilíndrica. Tem capacidade de manter a qualidade do produto por longos períodos de tempo.

19 … SILOS

20 … SILOS Principal objetivo dos silos é manter os grãos secos de modo a evitar sua deterioração. Silos para silagem tem como principal objetivo criar um ambiente anaeróbio. Os silos graneleiros devem ser situados em locas de fácil acesso e perto de pontos de escoação (rodovias, hidrovias, ferrovias).

21 3.3 SISTEMA HERMÉTICO Consiste em armazenar grãos com algum percentual de umidade em tonéis ou sacos plásticos isolados. Dentro da estrutura isolada ocorre a modificação da atmosfera. Consumo de oxigênio pela massa do grão e acúmulo de dióxido de carbono. Este ambiente é impróprio para desenvolvimento de fungos (fungistático) e de insetos (inseticida). Devem ser higenizados préviamente. Colocados em ambiente limpo, sem incidência de raios solares e protegidos do ataque de ratos.

22

23 RISCOS NO TRABALHO EM SILOS E ARMAZÉNS
Atividade Façam uma pesquisa sobre os riscos submetidos a quem trabalha em silos e armazéns. Lembrando de citar os físicos e ergonômicos.

24 CÁLCULO DA CAPACIDADE DE UM ARMAZÉM
1) Capacidade de um armazém convencional: Capacidade útil: Obtem-se a capacidade útil multiplicando sua área útil pela altura máxima, que pode efetivamente ser ocupada com mercadorias. Área útil: é a area efetivamente utilizada para armazenagem. É obtida descontando da área total 20%, ou seja, a parte destina a aeração e circulação de mercadorias. Área Total: é obtida multiplicando comprimento pela largura, descontando áreas que não são utilizadas para armazenagem. Capacidade útil total: é a soma da capacidade útil de cada armazém.

25 CÁLCULO CAPACIDADE DE UM SILO GRANELEIRO
Capacidade útil: o limite máximo de utilização da unidade, expresso em toneladas, de acordo com as restrições técnicas. Capacidade útil total: é a soma da capacidade útil de cada silo.

26 Cálculo da capacidade Atividade
Calcule a capacidade útil de um armazém cujas dimensões são respectivamente: 50m de comprimento, 20 de largura e 10 de altura, sabendo que a altura de armazenagem é de 4.5m. Qual a capacidade total de um conjunto 8 de armazéns cuja as dimensões são: 45X10X10, sabendo que a altura de armazenagem é de 5m. Assinale a capacidade útil de um silo que segundo normas técnicas suporta 95t. a)95t b)12t c)13t d)20t

27 4) Qual a capacidade útil, de um armazém de 80x25x12m, sabendo que a altura máxima de armazenagem é de 80% da altura do armazém? 5) O dono de uma fazenda quer instalar um armazém para guarar a produção de uma safra. Qual dos sistemas de armazenagem você indicaria para este fazendeiro levando em consideração as formas de estocagem (a granel ou sacaria), sabendo que a produção é de aproximadamente 90t?

28 6) Assinale V ou F e justifique as falsas: ( ) Silos são estruturas que permitem sistemas de aeração. ( ) A granel é a forma de transportar grãos soltos. ( ) Armazenagem convencional é a armazenagem em sacos. ( ) Na armazenagem convencional não é preciso reservar espaço para circulação de ar. ( ) Paióis são estruturas velhas e que possuem ratos. ( ) Para instalar um silo não é preciso seguir normas técnicas. ( ) área útil é a área total dimiuida de 20%.


Carregar ppt "Sistemas de armazenamento de grãos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google