A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 6: A Educação na Grécia Antiga - Texto: Educação. In: ARANHA, Mª Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1996. (p.p 49-58)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 6: A Educação na Grécia Antiga - Texto: Educação. In: ARANHA, Mª Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1996. (p.p 49-58)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 6: A Educação na Grécia Antiga - Texto: Educação. In: ARANHA, Mª Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1996. (p.p 49-58)

2

3

4

5

6

7

8

9

10 Texto: Educação - A educação grega está voltada para a formação integral do homem (corpo e espírito), mesmo que isso variasse de lugar ara lugar (Esparta e Atenas). -1º Momento da educação grega: ensinada pela família, voltada para o prático. -2º momento: no período arcaico, a educação era para a elite guerreira ou aristocrática, com a existência do papel do tutor.

11 - 3º momento: no período clássico, sobretudo em Atenas, a instituição escolar já estava formada. - Desse modo, temos um educação elitizada. A autora desenvolve o conceito de ócio para os gregos antigos para explicar a origem do termo grego scholé (lugar do ócio). - A educação física se inicia como uma matéria importante para os regos antigos (arte militar). Com o tempo, ela passou a ser voltada para os esportes (hipismo, atletismo). Já no século VI, a educação passou a ser voltada mais para a formação intelectual do que esportiva. (Atenas)

12 - Aspecto importante na educação grega: apesar de existir as escolas, o aprendizado se dá no convívio público e na praça pública, centro de reuniões artísticas e políticas. 2. Homero, educador da Grécia - Na época da aristocracia guerreira, a educação visa a formação cortes do nobre: força e coragem, formação do guerreiro belo e bom, chegando a ser de origem divina. (exemplo Aquiles).

13 -No período arcaico e clássico, apesar das mudanças na educação, continua a prevalecer as epopéias clássicas na educação. 3. Educação espartana - Esparta segue a tendência de uma educação militar mais severa. Os cuidados com o corpo começam com uma política de eugenia (pratica de melhoramento da espécie).

14 - Aos sete anos de idade, a criança passa a frequentar escolas públicas e obrigatórias, vivendo em comunidades que se formam de acordo com a idade (atividades lúdicas). - Aos doze anos eles passam a ter uma educação militar mais rígida, passando fome e frio, e aprendendo a respeitar os mais velhos. A autora assemelha a educação espartana com os Estados Totalitários do século XX. -Praticam o laconismo e exibem suas forças e seus corpos em aparecimentos públicos.

15 4. Educação Ateniense -Em Atenas, ao lado da formação física, tem-se a formação intelectual para que se possa melhor atender os requisitos da polis. -Nessa Polis o ensino não é obrigatório, ela é basicamente particular. -A educação se inicia aos sete anos, porém a diferenciação de gênero. As meninas continuam no gineseu (no seio materno) e os homens se desligam da figura materna.

16 -Acompanhado por um escravo, pedagogo, o menino se dirige ao palestra, onde faz exercícios físicos. Sob a orientação do pedótriba, educador físico, aprende o pentatlo. A criança também pratica musica com o citarista -De início, o ensino da escrita não era valorizado. Com o tempo, com a exigência da vida publica, o ensino transforma-se: elementar, secundário, superior.

17 - O gramático, ensina em qualquer lugar, sempre um grupo de alunos. Decoram os poemas épicos e escrevem em tabuinhas e fazem contas nos dedos e no ábaco. - A educação elementar encerra-se aos treze anos. Os mais pobres vão em busca de um óficio, enquanto os mais ricos continuam os estudos indo para o ginásio (combibliotecas e locais de estudo). - Dos 16 aos 18 anos, o jovem começa a rceber um educação militar mais rigida, na efébia. Porém, com a educação militar abolida em Atenas, esse lugar passa a ser estudo de filosofia e literatura.

18 - Com as exigências da vida na Polis, inicia-se uma espécie de educação superior, com os sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles. - Também existia a preocupação para a educação para o mundo do trabalho, como aprender a agricultura para os mais pobres. Quanto a medicina, era uma prática à parte. 5. Educação no período helenístico

19 - No fim do século IV a.C, inicia-se a decadência das cidades-Estado gregas. A Pólis já não se torna importante, e a cultura helênica, mescla da cultura grega e oriental via romana, passa a ser uma característica geral do norte da África até a Ásia. A preocupação com os aspectos teóricos da educação ganham força em relação as práticas físicas. A filosofia passa a ser preocupar mais com a parte espiritual do que a parte comportamental ou física (material).

20 -Temos aqui o desenvolvimento do nível secundário, com as sete artes liberais: gramática, retórica, dialética, aritmética, musica, geometria, astronomia, junto com o estudo da filosofia. - Principais cidades: Atenas (Liceus) e Alexandria (biblioteca).


Carregar ppt "Aula 6: A Educação na Grécia Antiga - Texto: Educação. In: ARANHA, Mª Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1996. (p.p 49-58)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google