A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

2 ARQUITETURA GREGA

3 Autores Almir Corrêa de Souza Sidney A. Bernardo de Oliveira Evandro Cecato Alexsandro Santos do Nascimento Solange Aparecida da Silva Marcelo A. Gouveia da Silva Professora: Verônica

4 Objetivos Apresentar as principais realizações do povo grego na arquitetura. Entender a relação entre a arquitetura e religião grega. Conhecer alguns templos gregos. Saber reconhecer as ordens arquitetônicas. Conhecer a Acrópole de Atenas.

5 Localização

6 História da Grécia Período Homérico (1200 a 800 a. C) Divide-se em: Período Arcaico ( 800 a 500 a. C) Período Helênico ( 336 a 146 a. C) Período Clássico ( 500 a 336 a. C)

7 A civilização grega, influenciada pelas culturas fenícia e mesopotâmica, inaugurou o pensamento ocidental. A maneira de pensar, o raciocínio, a lógica e as diferentes formas de governo são algumas das influências que permanecem até hoje. A Grécia é o berço da Democracia.

8 Arquitetura Grega Os templos gregos foram a expressão e a principal manifestação da arquitetura Grega e na Coluna sua peculiaridade. A coluna marca a proporção e o estilo dos templos, provas de poder político e religioso, construídos nos níveis mais altos e visíveis das cidades

9 Arquitetura x Religião Para os gregos, os deuses do Olimpo era a personificação da natureza, dotados de poderes, eram também seres anatomicamente perfeitos, ainda que possuidores de várias fraquezas humanas. Para eles, fizeram estátuas e construíram santuários para a sua moradia: o templo. A sua construção variava de acordo com as preferências locais. No exterior ficava o altar, destinado a sacrifícios de animais.

10 Os templos No início, o templo era constituído por uma única sala ou cabana e as paredes eram de tijolos secos ao sol, lintéis de madeira (vigas horizontais) e os vãos não podiam ser grandes.

11 O templo: formas e elementos A matemática tem forte influência nas artes gregas, para eles os números eram uma expressão da linguagem fundamental que ligava os homens e os deuses. Consideravam que quando os rácios e as proporções eram devidamente aplicadas, poderia se chegar a beleza, a perfeição, e a simetria como equilíbrio perfeito entre as partes.

12 Planta Embora a planta baixa do templo tivesse evoluído, as suas formas e os seus elementos pouco ou nada se alteraram. Podemos dividir as plantas dos templos gregos em dois grupos: a) dependências – pronaos, cela, opistódomo, ádito e pteroma. b) elementos associativos - eutintério, crepidoma, rampa, estilóbato, plataforma, peristilo, pórticos internos e vãos de circulação.

13 Pronave (pórtico) ou pronaos Opistódomo Antas Nave (ou naos) Crepidoma (plataforma), geralmente com três degraus ou mais: estilóbato e estereóbato Peristilo (fileira de colunas coberta)

14 Elevação um templo grego era quase invariavelmente em termos de elevação a um pórtico sobre colunas. Dividido esquematicamente em: Crepidoma, coluna, entablamento, frontão.

15 Características linhas retas equilíbrio simetria proporção

16 Régua Esquadro Ferramentas utilizadas na construção dos templos Compasso Compasso de espessura

17 Unidade de Medidas

18

19

20 4 dedos = 1 palmo 4 palmos= 1 pé 1 braça=4 antebraços=6 pés Régua: 327mm=1 pé


Carregar ppt "INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google