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A Arte Medieval Grande Influência da Igreja Católica. Arte como forma de pregar sua doutrina. Temas: Salvação. Segunda vinda de Cristo – Parusia. Pecado.

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2 A Arte Medieval Grande Influência da Igreja Católica. Arte como forma de pregar sua doutrina. Temas: Salvação. Segunda vinda de Cristo – Parusia. Pecado. Criação do mundo.

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16 Leia o texto a seguir: “A planta da igreja gótica era em forma de cruz latina. Sua implantação era feita de forma que a nave e a capela-mor se situassem no braço longitudinal no sentido Leste-Oeste. Assim o altar-mor ficaria a Leste, onde nasce o sol, o que costumou-se chamar de cabeceira. A fachada ocidental ficaria preferencialmente a Oeste, onde o sol se põe, numa nítida alusão à necessidade do homem de percorrer um longo caminho para chegar até Deus. Desta forma, o braço do transepto ficaria no sentido Norte-Sul, sendo o lado do Evangelho para o Norte e o lado da Epístola para o Sul. A parte inferior do braço longitudinal da cruz era normalmente dividida em três naves, sendo a central maior que as outras duas, tanto em altura quanto em largura”. (MAIOLINO, C. F. A arquitetura religiosa neogótica em Curitiba entre os anos de 1889 e 1930. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p.12) A partir da descrição do plano arquitetônico de uma catedral gótica, como está expresso no trecho acima, é possível: a) negar que as doutrinas católicas tenham influenciado em qualquer sentido a construção das catedrais. b) negar que haja elementos sofisticados da arte arquitetural nas construções das catedrais. c) afirmar que havia um conhecimento precário de orientação geográfica e de geometria na cultura medieval. d) afirmar que havia uma forte influência pagã esotérica na composição das catedrais góticas. e) afirmar que a liturgia católica (ritos e símbolos sagrados) orientava toda a construção das catedrais.

17 Leia o texto a seguir: “A planta da igreja gótica era em forma de cruz latina. Sua implantação era feita de forma que a nave e a capela-mor se situassem no braço longitudinal no sentido Leste-Oeste. Assim o altar-mor ficaria a Leste, onde nasce o sol, o que costumou-se chamar de cabeceira. A fachada ocidental ficaria preferencialmente a Oeste, onde o sol se põe, numa nítida alusão à necessidade do homem de percorrer um longo caminho para chegar até Deus. Desta forma, o braço do transepto ficaria no sentido Norte-Sul, sendo o lado do Evangelho para o Norte e o lado da Epístola para o Sul. A parte inferior do braço longitudinal da cruz era normalmente dividida em três naves, sendo a central maior que as outras duas, tanto em altura quanto em largura”. (MAIOLINO, C. F. A arquitetura religiosa neogótica em Curitiba entre os anos de 1889 e 1930. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p.12) A partir da descrição do plano arquitetônico de uma catedral gótica, como está expresso no trecho acima, é possível: a) negar que as doutrinas católicas tenham influenciado em qualquer sentido a construção das catedrais. b) negar que haja elementos sofisticados da arte arquitetural nas construções das catedrais. c) afirmar que havia um conhecimento precário de orientação geográfica e de geometria na cultura medieval. d) afirmar que havia uma forte influência pagã esotérica na composição das catedrais góticas. e) afirmar que a liturgia católica (ritos e símbolos sagrados) orientava toda a construção das catedrais.

18 Letra E A arquitetura gótica tinha um vínculo direto com o conjunto de símbolos e ritos desenvolvido pela Igreja Católica ao longo dos séculos e orientava-se por eles. Toda a disposição do prédio da catedral, a começar pela sua forma em cruz latina, traduzia o sentido da liturgia, sobretudo daquilo que estava vinculado aos dogmas principais do cristianismo: o nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

19 Leia o texto a seguir: “Em geral, a educação espiritual deslocou-se das escolas monásticas para instituições mais urbanas que rurais, de caráter antes cosmopolita que regionalista e, por assim dizer, apenas semieclesiásticas, a saber: as escolas, catedrais, as universidades e as studia das novas ordens mendicantes que surgiram quase todas no século XIII e cujos membros desempenharam papel de crescente importância mesmo nas universidades.” (PANOFSKY, E. A arquitetura gótica e escolástica: sobre a analogia entre a arte, filosofia e teologia na Idade Média. Trad. Wolfe Höernke. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 15.) Nesse trecho, o estudioso de arte E. Panofsky descreve a atmosfera urbana que surgiu no período conhecido como Baixa Idade Média e também o ambiente cultural que nela se formou. Sobre a relação entre arquitetura das catedrais góticas e a filosofia escolástica, é possível afirmar que: a) não possuíam qualquer relação. b) possuíam uma relação mínima, haja vista que os escolásticos não se interessavam pela cultura cristã. c) possuíam uma relação de total completude. O pensamento de S. Tomás de Aquino, inclusive, é comparado com uma catedral gótica. d) não havia uma relação direta porque as catedrais eram feitas exclusivamente para a população pobre e iletrada. e) havia apenas uma relação parcial, já que os filósofos escolásticos só se interessavam pela forma como as catedrais eram construídas.

20 Leia o texto a seguir: “Em geral, a educação espiritual deslocou-se das escolas monásticas para instituições mais urbanas que rurais, de caráter antes cosmopolita que regionalista e, por assim dizer, apenas semieclesiásticas, a saber: as escolas, catedrais, as universidades e as studia das novas ordens mendicantes que surgiram quase todas no século XIII e cujos membros desempenharam papel de crescente importância mesmo nas universidades.” (PANOFSKY, E. A arquitetura gótica e escolástica: sobre a analogia entre a arte, filosofia e teologia na Idade Média. Trad. Wolfe Höernke. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 15.) Nesse trecho, o estudioso de arte E. Panofsky descreve a atmosfera urbana que surgiu no período conhecido como Baixa Idade Média e também o ambiente cultural que nela se formou. Sobre a relação entre arquitetura das catedrais góticas e a filosofia escolástica, é possível afirmar que: a) não possuíam qualquer relação. b) possuíam uma relação mínima, haja vista que os escolásticos não se interessavam pela cultura cristã. c) possuíam uma relação de total completude. O pensamento de S. Tomás de Aquino, inclusive, é comparado com uma catedral gótica. d) não havia uma relação direta porque as catedrais eram feitas exclusivamente para a população pobre e iletrada. e) havia apenas uma relação parcial, já que os filósofos escolásticos só se interessavam pela forma como as catedrais eram construídas.

21 Letra C A filosofia escolástica como um todo e a filosofia de S. Tomás de Aquino, em especial, possuem uma similaridade completa com a arte arquitetural gótica. Isso porque em ambos há uma completa busca pela compreensão dos dogmas e dos mistérios da fé cristã e a composição minuciosa de uma estrutura em cujo centro está o mistério da morte e ressurreição de Cristo.


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