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PublicouAparecida Lage Câmara Alterado mais de 7 anos atrás
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Aquisição de dados entrada de microfone Módulo 2 marisac@pucsp.br Profa. Marisa Almeida Cavalcante http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/
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coleta de dados se processa em tempos curtos permitindo que experimentos possam ser realizados em diferentes condições de contorno transformando as aulas num ambiente de investigação e pesquisa. Levar tecnologia disponível para a sala de aula - Física do Cotidiano no século XXI Tornam as aulas muito mais participativas Permitem estudar fenômenos na região de milisegundos. Algumas vantagens associadas com relação a implantação de sistemas de aquisição informatizados de dados marisac@pucsp.br
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Dificuldades de implementação Construção de interfaces de aquisição Desenvolvimento de softwares A ausência, em geral, destes recursos nos cursos de formação de professores. Compra de pacotes prontos alem de alto custo operam como “caixas pretas”. marisac@pucsp.br
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Objetivos deste módulo: Permitir a compreensão dos processos de conversão de sinais para a lógica computacional. Mostrar que não é preciso conhecer eletrônica para implantar sistemas de aquisição nem tão pouco programar. Ufa!!!!!!!! Basta utilizar a entrada de microfone dos microcomputadores e softwares com versões shareware e/ou free disponíveis na web marisac@pucsp.br
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Mundo físico Temperatura Tensão Linguagem binária ou digital Mundo analógico marisac@pucsp.br
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V Conversor Analógico /Digital Códigos binários 0001100 1 1101110 1 0000111 1 1110001 1 Comunicação meio externo e o microcomputador Como transformar sinais analógicos em “frases binárias”? Chips ou Circuitos integrados Mundo físicocomputadores Tradutor marisac@pucsp.br
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A lógica computacional utiliza apenas dois estados físicos de tensão: 5,0 volts que correspondente ao estado alto (conduz) que corresponde ao dígito 1 0 volts (na prática mV) que corresponde ao estado baixo (não conduz) que corresponde ao digito 0. Uma série de frases binárias podem ser formadas a partir destes dígitos e a base de conversão será a base 2. Uma frase 1100, por exemplo corresponde a uma frase com 4 bits. Ou seja teremos que: 1x2 3 +1x2 2 +0x2 1 +0x2 0 1 1 0 0 O algarismo decimal corresponde a esta frase é 8 + 4 + 0 + 0 = 12 marisac@pucsp.br
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Conversão sinal analógico para digital Sistemas de numeração binária Base 10 : 11 corresponde à 1x(10 1) +1x(10 0 ) Base 2: 11 corresponde à 1x(2 3 )+0x(2 2 )+1x(2 1 )+1x(2 0 ) 8 2 1 ++ = 11 1 0 1 1Frase binária marisac@pucsp.br
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Conversores A/D Vários parâmetros são importantes, dentre eles temos: Velocidade de transmissão Número de bits na sua saída, que define a precisão na analise do impulso de entrada. Canais de entrada Tempo de resposta Tensões de entrada Tensões de saída...etc marisac@pucsp.br
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Número de bits Para 03 bits por exemplo, quantas frases podemos ter? 000 001 010 011 100 101 110 111 Se tivermos uma tensão total de 5 volts, para dividir nestas frases, cada frase deve corresponder a um intervalo de tensão. Qual é este intervalo? marisac@pucsp.br
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111 5 volts dividido por 8 = 0,625volts 000 001 0,625 1,25 1,875 2,5 3,125 3,75 4,375 5,0 010 011 100 101 110 Frases tensão marisac@pucsp.br
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numero de bits na saída canaisresoluçãodefinição desta resolução 380,125uma parte em 8 4160,0625uma parte em 16 82560,00390625uma parte em 256 1240960,000244141uma parte em 4096 14163846,10352E-05uma parte em 16384 16655361,52588E-05uma parte em 65536 marisac@pucsp.br
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Alguns trabalhos nacionais Montarroyos, E. e Magno, C. W. Rev Bras. Ens. Fis, 23, 1, 57 - 62 (2001).Rev Bras. Ens. Fis, 23, 1, 57 - 62 (2001). Cavalcante, M. A. e Tavolaro, C.R.C. Física na Escola, 4, 29 - 30 (2003).Física na Escola, 4, 29 - 30 (2003). Aguiar, C.E. e Laudares, F. Rev Bras. Ens. Fis, 23, 4, 371-379 (2001).Rev Bras. Ens. Fis, 23, 4, 371-379 (2001). Haag, R. Rev Bras. Ens. Fis, 23, 2, 176-183 (2001).Rev Bras. Ens. Fis, 23, 2, 176-183 (2001). Magno, W. C. e Montarroyos,E. Rev Bras. Ens. Fis, 24, 4, 497- 499 (2002)Rev Bras. Ens. Fis, 24, 4, 497- 499 (2002) Cavalcante, M. A.; Silva E.; Prado, R. e Haag, R. Rev Bras. Ens. Fis 24, 2, 150-157 (2002).R. Rev Bras. Ens. Fis 24, 2, 150-157 (2002). Dionisio, G. Magno,W. Rev. Bras.Ens.Fis, 29, 2, 287-293 (2007)Rev. Bras.Ens.Fis, 29, 2, 287-293 (2007) Cavalcante,M. Bonizzia,A., Gomes, L.C.P. Rev. Bras.Ens.Fis, 30, 2, 2501 (2008)Rev. Bras.Ens.Fis, 30, 2, 2501 (2008) Cavalcante,M. Bonizzia,A., Gomes, L.C.P Rev. Bras.Ens.Fis, 31, 4, 4501 (2009)Rev. Bras.Ens.Fis, 31, 4, 4501 (2009) marisac@pucsp.br
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Placa de som http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/index.html http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/index.html (Musical Instrument Data Interface). marisac@pucsp.br
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Exemplo de placa de som off-board. RosaMIC Azul linLine-In VerdeLine-Out PretoSpeakers Laranja SPDIF (conexão com DVD e outros) e Subwoofer DSP (Digital Signal Processor) marisac@pucsp.br
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Placa de som onboard – integradas a placa mãe Conexão para joystick e saídas microfone e caixas de som DSP (Digital Signal Processor) marisac@pucsp.br
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Porta Game - Joystick Digitais Analógicos marisac@pucsp.br
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Conector DB15 marisac@pucsp.br
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Neste módulo 2 Utilizamos a entrada de microfone Freqüência típica da entrada e saída de áudio das placas de som usuais varia entre 20 Hz e 20 kHz. Há placas que podem chegar a 44,1 kHz. Resoluções temporais 0,05 s à 23 s marisac@pucsp.br
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Taxa de amostragem com placas de som Sinal analógico de entrada Sinais de saída com taxas de amostragem diferentes marisac@pucsp.br
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Software de análise sonora Versão freeware Audacity: para baixar clique aquipara baixar clique aqui Software que transforma a entrada de mic do PC em um osciloscópio Para baixar este software clique aqui marisac@pucsp.br
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Determinação da aceleração de queda de corpos Determinação da aceleração de queda de corpos Lanterna ou ponteira laser Fototransistor desbloqueio Bloqueio tempo marisac@pucsp.br
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Alguns resultados típicos: cm/s 2 marisac@pucsp.br
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2.Determinação da freqüência da rede elétrica período correspondente a 8,33 ms em media – freqüência correspondente 120 Hz marisac@pucsp.br
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Conservação da Quantidade de movimento linear Sensor 2Sensor 1 I A Sensor 2Sensor 1 A I marisac@pucsp.br
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Software utilizado Cool Edit- substituído pelo Audacity Exemplo de tela Sensor 1 antes Sensor 2 depois Sensor 1 depois marisac@pucsp.br
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Tabela Típica Obtida marisac@pucsp.br
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Experimentos selecionados Blog:Espectros Sonoros Plano de aula: http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-8-tubos-sonoros-determinacao-da.html http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-8-tubos-sonoros-determinacao-da.html Blog:Transmissão de informação sem fio Plano de aula: http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-4-transmissao-de-sinais-sem-fio.html http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-4-transmissao-de-sinais-sem-fio.html Blog:Determinação da frequencia da rede elétrica Plano de aula: http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-7-determinacao-da-frequecia-da.html http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-7-determinacao-da-frequecia-da.html Blog:Queda livre com fotosensor Plano de aula: http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-5-queda-livre-com-plaa-de-som.html http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-5-queda-livre-com-plaa-de-som.html Blog:Ondas em cordas Plano de aula: http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-6-cordas-vibrantes-com-placa-de.html http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-6-cordas-vibrantes-com-placa-de.html Blog:Queda de um imã em bobinas Plano de aula: http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-3-queda-de-um-ima-atraves-da.html http://optativafisicaufrgs.blogspot.com/2010/06/roteiro-3-queda-de-um-ima-atraves-da.html marisac@pucsp.br
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