A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 A ciências se fabrica na incessante reconstituição de textos. Através da paráfrase e da citação as idéias são apropriadas, reconstruídas, criticadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " A ciências se fabrica na incessante reconstituição de textos. Através da paráfrase e da citação as idéias são apropriadas, reconstruídas, criticadas."— Transcrição da apresentação:

1  A ciências se fabrica na incessante reconstituição de textos. Através da paráfrase e da citação as idéias são apropriadas, reconstruídas, criticadas ou superadas.  Ambas precisam obrigatoriamente vir acompanhadas da indicação da fonte científica de onde foram retiradas.  Serve para esclarecer, comentar, contestar ou provar alguma proposição e conferir autoridade ao texto.

2 Citação Direta – extraída da própria fonte de consulta: é textual, trata-se de transcrição literal: É a transcrição de um trecho de um texto (fonte) em um outro texto (nova produção). Citação Indireta – Parafrásica – representação da ideia do autor É a reprodução, no interior de um texto, dos sentidos de um outro texto. Parafrasear é traduzir e criar. Citação de citação - Utiliza-se a expressão latina apud para indicar o autor ou obra citada.

3  Objetivos  Informar sobre as obras de determinado assunto  Identificar textos originais nos quais uma idéia ou um conceito foi discutido  Dar crédito a trabalhos na temática específica, valorizando o seu conteúdo

4  Princípios gerais  Citar e parafrasear quando necessário  Citar e parafrasear dentro da linha ideológica  Citar e parafrasear exaustivamente quando for o caso

5  Sistema autor-data – a indicação da fonte é feita pelo sobrenome do autor seguido da data de edição do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, entre parênteses, separados entre si por vírgula. Exemplos: Robredo (2003, p.12) assinala a “importância do uso de normas da ABNT para imprimir qualidade ao produto final.” O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziriaà captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior (BRASIL, 1995). Na lista de referências: BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.

6  Citação de citação – quando o autor não se utiliza do texto original mas de uma citação feita numa fonte consultada. Usa-se, então, a expressão apud seguida da indicação da fonte secundária efetivamente consultada.  Exemplo: Segundo Furtado (2001 apud LESSA, 2003, p.7) “o desenvolvimento [...]” “[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946.” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).

7 Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo: a) supressões: [...] b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.

8 Segundo Michel de Certeau, como prática social, a historiografia deve ser compreendida como produto da relação entre o lugar de produção social e institucional, as práticas analíticas ditas científicas, e uma escrita (2002, p. 66).

9 A imprensa foi uma importante ferramenta para a construção de uma República comandada por letrados, de onde se ditaram novas modas e hábitos (SEVCENKO, 1999). Para Nicolau Sevcenko (1999), a república brasileira nasceu com a promessa de ser capaz de tutelar a população brasileira e controlar todos os confins do país. A República deveria amenizar os conflitos sociais e “regenerar” a nação (re)colocando-a nos trilhos do progresso e da civilização.

10 Nossa opção teórica liga-se ao que Roger Chartier (1990, p.17) chamou de “história cultural do social” que toma por objeto “a compreensão das formas e dos motivos [...] que, à revelia dos actores sociais, traduzem as suas posições e interesses [no mundo social] objectivamente confrontados”. Isto significa que as representações “descrevem a sociedade tal como pensam que ela é, ou como gostariam que fosse”.

11 Decepcionado com os rumos da jovem República brasileira, Oliveira Lima responsabilizaria o regime político pelo caos e pela fragmentação da América Espanhola. Portanto, “a monarquia garantiu que os luso-descendentes pudessem implementar o projeto civilizatório ocidental no Brasil; o que implicou, segundo o autor, no eficaz controle social dos índios, dos escravos africanos e dos mestiços inferiores biologicamente em relação ao povo-nação brasileiro composto pela raça branca de origem européia” (SILVA, 2003, p.174).

12 Como afirmou Antonio Paulo Rezende (1996, p.56), “As elites encarregavam-se, portanto, de determinar qual o significado e a utilidade da modernização. Comportam-se [na década de vinte] como vanguardas iluminadas, diante das trevas que, para elas, tomam conta da maioria da população” [grifos nossos].

13 A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293)..

14 Para Janice Japiassu, ao mesmo tempo em que havia muita diversão existia um direcionamento, existia “o objetivo político de melhorar o carnaval de Pernambuco” e “o empenho político de reerguer o que tinha de bom no carnaval de Pernambuco na área de bloco”. (1) _____________________ (1). Depoimento de Janice Japiassu ao autor em 03-02-1998.


Carregar ppt " A ciências se fabrica na incessante reconstituição de textos. Através da paráfrase e da citação as idéias são apropriadas, reconstruídas, criticadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google