A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
CITAÇÕES Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.

2 NORMAS DA ABNT Órgão responsável pela normalização técnica no País ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. ______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

3 CITAÇÕES As citações são menções extraídas de outra fonte, com a finalidade de esclarecer ou completar as ideias do autor do trabalho acadêmico. Toda documentação consultada deve ser obrigatoriamente citada em decorrência dos direitos autorais. Lei nº 9.610, de 19 fevereiro de 1998.

4 CITAÇÕES Citação direta Citação indireta Citação da citação

5 CITAÇÃO DIRETA É a transcrição literal de um texto ou de parte dele.
A citação direta pode ser: Curta (até 3 linhas). Longa (mais de 3 linhas).

6 CITAÇÃO DIRETA CURTA Apresentam-se os ensinamentos de Falzon (2007, p. 213): “O horizonte das atividades construtivas é aquele do desenvolvimento do sujeito, da personalidade, do profissionalismo.” Citação: até 3 linhas Fonte: Arial ou Times Tamanho: 12 Espaçamento entre linhas: 1,5 Entre aspas “ ”

7 CITAÇÃO DIRETA LONGA No entendimento de Vasconcellos (2005, p. 62):
[...] a primeira grande preocupação que o educador deve ter na construção do conhecimento: a proposta de trabalho deverá ser significativa para o educando, sendo esta uma condição para a mobilização para o conhecimento. Se a mobilização é meta, a significação é o caminho. Citação: mais de 3 linhas Fonte: Arial ou Times Tamanho: letra menor que a do texto utilizado Espaçamento: simples Recuo de 4 cm. Sem aspas “ ”

8 CITAÇÃO INDIRETA Texto baseado na obra do autor consultado. É o que na linguagem chamamos de paráfrase. Utilizamos as nossas palavras para expor a ideia do autor.

9 CITAÇÃO INDIRETA Para Falzon (2007), as funções de informação, de mobilização e de expressão são propostas de diversas ações: ver, ouvir, sentir. Citação: permanece no corpo do texto Fonte: Arial ou Times Tamanho: 12 Espaçamento: 1,5 Recuo de primeira linha: 2 cm Não usa aspas “ ”

10 CITAÇÃO DA CITAÇÃO Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Isto é, são citações que buscamos em textos de outros autores, pois não temos a fonte primária. Utilizamos neste caso a expressão “apud” ou “citado por”.

11 CITAÇÃO DA CITAÇÃO Conforme Mirzoeff (1999, p. 100, apud SEVCENKO, 2001, p. 123): A experiência humana está mais submetida hoje aos estímulos visuais e aos processos de visualização do que jamais esteve, das imagens transmitidas via satélite ao escaneamento das minúcias interiores do corpo humano. Em meio a esse turbilhão de imagens, ver significa muito mais que acreditar. As imagens não são mais uma parte da vida cotidiana, elas são a vida cotidiana.

12 LEMBRETES Tradução nossa, grifo nosso, grifo do autor
Uso de supressões: [...] Uso de interpolações, comentários: [ ] Uso do [sic] Aspas duplas “ ” e aspas simples ‘ ’ Ênfase, destaque: grifo, negrito ou itálico Tradução nossa, grifo nosso, grifo do autor

13 REFERÊNCIAS FALZON, Pierre. Ergonomia. São Paulo: Blucher, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. NEGRA, Carlos Alberto Serra; NEGRA, Elizabete Marinho Serra. Manual de trabalhos monográficos de graduação, mestrado e doutorado. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2000.

14 “A mobilização corresponde a sensibilização para o conhecimento, a criar uma atitude favorável à aprendizagem.” (VASCONCELLOS, 2005, p. 59, grifo do autor).


Carregar ppt "Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google