A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 de 35 Análise de Artigo A Map Browser for an Internet-based GIS Data Repository Autores: Piotr Jankowski, Maria A Jankowska e Milosz Stasik. Publicado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 de 35 Análise de Artigo A Map Browser for an Internet-based GIS Data Repository Autores: Piotr Jankowski, Maria A Jankowska e Milosz Stasik. Publicado."— Transcrição da apresentação:

1 1 de 35 Análise de Artigo A Map Browser for an Internet-based GIS Data Repository Autores: Piotr Jankowski, Maria A Jankowska e Milosz Stasik. Publicado em Transactions in GIS, 2001, 5(1): 5-18

2 2 de 35 Objetivo O artigo apresenta o projeto de um navegador de mapas para um repositório de dados SIG baseado na Internet. Foi desenvolvido um navegador chamado GeoLibrary para o Idaho Geospatial Data Center (IGDC), uma biblioteca digital de domínio público. São discutidas também alternativas a serem consideradas na implementação de um navegador de mapas.

3 3 de 35 Bibliotecas Digitais Uma Biblioteca digital é uma coleção de serviços e recursos eletrônicos que fornece esses materiais em diferentes formatos. Bibliotecas digitais vão além da biblioteca tradicional, permitindo que o usuário não apenas acesse, mas também crie novas informações.

4 4 de 35 Informação Espacialmente referenciada Com a popularização das tecnologias SIG e a evolução tecnológica dos últimos anos, houve uma explosão de sites que fornecem Informação Geográfica para um público cada vez mais crescente.

5 5 de 35 Mapas Tradicionalmente, dados geográficos apresentados em mapas são considerados bens públicos. De acordo com estudo norueguês (1992), o benefício agregado advindo do uso de mapas é igual a 3 vezes o custo total de sua produção, mesmo em mapas que apresentem somente informações estáticas.

6 6 de 35 Distribuição de Mapas Hoje em dia, a distribuição de mapas da forma convencional se tornou menos eficiente do que distribuí-los em formato digital. Com SIGs, podemos separar o armazenamento dos dados de sua apresentação. Como resultado, dados podem ser apresentados de acordo com as necessidades do usuário, de forma dinâmica.

7 7 de 35 Dificuldades do Usuário Com o crescimento da disponiblidade, o usuário gasta mais tempo procurando a informação adequada. As bibliotecas digitais enfrentam o desafio de atender a demanda por serviços que facilitem a descoberta, a recuperação e a manipulação de dados digitais.

8 8 de 35 Área Emergente de Pesquisa Ferramentas para Participação Pública em SIGs que permitem um acesso plural, inclusivo e não discriminatório, reduzindo a marginalização da sociedade por meio da introdução de um Sig operado num nível local.

9 9 de 35 Tipos de SIGs Distribuídos Dados brutos Mapas estáticos Procura por metadados Navegação por mapas dinâmicos Processamento de dados SIGWeb GeoBiblioteca (Geolibrary)

10 10 de 35 GeoBiblioteca Uma biblioteca de informação georeferenciada, cuja base principal de representação e recuperação são marcas espaciais que determinam a localização por coordenadas geográficas (Goodchild, 1998) ” O valor de uma geobiblioteca é que catálogos e outras ferramentas de indexação podem ser usadas para anexar informação locacional explícita para consultas implicítas ou nebulosas e, uma vez realizada, pode forncer links para livros específicos, mapas, fotografias e outros materiais ”

11 11 de 35 Componentes de uma Geobiblioteca O Navegador O Mapa-base, iu seja, uma referência para as buscas do navegador Um dicionário de nomes geográficos (gazetteer) Um servidor de catálogos.

12 12 de 35 Geobiblioteca Distribuída Uma geobiblioteca é distribuída se seus usuários, serviços, metadados e informações podem ser integrados por locações distintas, isto é, repositórios de dados distintos.

13 13 de 35 Navegador para a Geobiblioteca Deve incluir suporte para consultas baseadas na localização e no nome geográfico com recuperação de dados online. Navegadores web são bons candidatos, por conta do suporte a applets em Java e por serem independentes da plataforma.

14 14 de 35 Problemas no Uso de Navegadores Web Computadores devem ter uma máquina virtual java instalada. O plugin Java deve ser baixado e instalado a cada nova versão desenvolvida. Cada vez que uma página é visitada, o applet Java deve ser transferido. Rápido, se o applet é pequeno, mas lento, se for grande.

15 15 de 35 Cópia das funções da geobiblioteca no lado do cliente Uma vez baixado e instalado no navegador web, o componente pode executar localmente. Problemas com segurança.

16 16 de 35 Aplicação independente Neste caso, a rede é usada apenas para recuperar os resultados das consultas. Tráfego desnecessário é evitado. Desvantagens: peso do processamento no cliente. O usuário tem que se preocupar em atualizar o software.

17 17 de 35 Outras soluções Uso de objetos distribuídos (DCOM e CORBA), que cria objetos que se comunicam com outros objetos via rede de computadores. Uso de DHTML e XML (Webservices)

18 18 de 35 Data Center de Idaho Repositório de dados SIG. Banco de dados contendo diversos conjuntos de dados geoespaciais; Software Geolibrary que facilita o acesso, navegação e recupração da informação em formatos populares de SIG; Análise visual interativa de dados econômicos/demográficos.

19 19 de 35 Arquitetura Modelo de dados distribuído. Três componentes de software com dois localizados no lado do servidor e um no lado cliente. Servidor de banco de dados com metadados. Servidor de dados espaciais implementado como um simples servidor de FTP. Metadados e dados mantidos em máquinas separadas.

20 20 de 35 Client-side O lado do cliente (navegador da geobiblioteca) é responsável por queries limitadas, recuperação de dados espaciais, assim como a sincronização do banco de metadados do cliente com o servidor de metadados.

21 21 de 35 Arquitetura da Geobiblioteca

22 22 de 35 O Navegador O navegador da ”geolibrary” é uma aplicação independente, com baixo consumo de banda, que usa o protocolo TCP/IP. Feito em VB com a tecnologia MapObjects da ESRI.

23 23 de 35 Queries O navegador permite consultas baseadas numa seleção de mapa, assim como por seleção de nome de área(baseada na convenção USGS) As consultas retornam dados SIG incluindo modelos digitais de elevações (DEM), gráficos de linha digitais (DLG) DRG e arquivos TIGER.

24 24 de 35 Interface do Navegador Três painéis Painel do Mapa, usado para explorar a cobertura da geolibrary e selecionar a área de interesse; Painel de Query, para executar a query Painel de resultados onde o usuário vê e baixa os dados SIG. O resultado é uma saída com uma lista de arquivos disponíveis para download.

25 25 de 35 Painel de Mapa Comandos para zoom in, zoom out e pan; Identificação do nome de entidades visíveis na tela; Seleção de uma geográfica de interesse O usuário pode usar um ”finder” com recursos adicionais.

26 26 de 35 Painel de Mapa

27 27 de 35 Painel de Query Permite que o usuário faça uma query baseada ou na seleção feita sobre o mapa, ou uma nova seleção usando as ferramentas de query; No segundo caso, o usuário pode entrar as coordenadas geográficas em graus decimais para definir a área de interesse, selecionar nomes de quads de uma lista ou digitar um nome, que recupara as quads com este nome parcial ou totalmente.

28 28 de 35 Painel de Query

29 29 de 35 Seleção de uma lista

30 30 de 35 Painel de Resultados A saída é composta de informações sobre os arquivos: tamanho, projeção, escala, o nome do servidor onde o dado está disponível, assim como o caminho de acesso. Baseado nessa informação, o usuário pode se conectar manualmente ao servidor por FTP para recuperar o arquivo ou usar o próprio navegador geolibrary.

31 31 de 35 Exportação HTML O resultado da query pode ser exportado para uma página HTML com os links dos arquivos a serem recuperados.

32 32 de 35 Painel de Resultados

33 33 de 35 Vantagens Pouco tráfego na rede; Toda a consulta não necessita de uma conexão com a Internet, podendo ser feita localmente. A exploração do mapa é feita com dados vetorias que já vêm incorporados ao navegador; A conexão com a Internet é necessária apenas para recuperar os arquivos selecionados.

34 34 de 35 Desvantagens O banco de metadados do cliente pode ficar defasado em relação aos metadados do servidor. Para evitar este problema, o software possui um mecanismo de sincronização automático ou a pedido do usuário.

35 35 de 35 Fim


Carregar ppt "1 de 35 Análise de Artigo A Map Browser for an Internet-based GIS Data Repository Autores: Piotr Jankowski, Maria A Jankowska e Milosz Stasik. Publicado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google