A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de G eografia Nome: Anielly e Emily Nº 3 e 8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de G eografia Nome: Anielly e Emily Nº 3 e 8."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de G eografia Nome: Anielly e Emily Nº 3 e 8

2 Portugueses Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa. Durante 322 anos o País foi colónia de Portugal e houve uma transplantação da cultura da metrópole para as terras sul-americanas. Os colonos portugueses chegaram em maior número à colónia a partir do século XVIII, sendo já neste século o Brasil um país Católico e de língua dominante portuguesa.

3 Igreja

4 Alemães A imigração e a colonização alemã no Brasil tiveram um importante papel no processo de diversificação da agricultura e no processo de urbanização e de industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a arquitetura das cidades e, em suma, a paisagem físico-social brasileira. O imigrante alemão difundiu no Brasil a religião protestante e a arquitetura germânica; contribuiu para o desenvolvimento urbano e da agricultura familiar; introduziu no país o cultivo do trigo e a criação de suínos. Na colonização alemã, não se pode negar, está a origem da formação de um campesinato típico, marcado fortemente com traços da cultura camponesa da Europa Central.

5 No domínio religioso, há de se reconhecer a influência dos pastores, padres e religiosos descendentes de alemães. Várias igrejas luteranas foram implantadas com a chegada dos imigrantes e o próprio ritual católico adquiriu certas especificidades nas comunidades alemãs. A vida cultural dos imigrantes também teve um papel importante na formação da cultura brasileira, especialmente no que diz respeito a certos hábitos alimentares, encenações teatrais típicas, corais de igrejas, bandas de música e assim por diante. Exemplo caracterstico é a Oktoberfest que, a princípio, surgiu como uma forma de manifestação contra as atitudes tomadas pelo Estado Novo em proibir atividades culturais que idenficassem a germanidade. Hoje, ela é uma festa que simboliza a alegria alemã, tendo incorparado, com adaptações e modificações, a gastronomia, a música, a língua alemãs.

6 Casa Alemã

7 Espanhóis Espanhóis: Embora a administração do Brasil pertencesse aos portugueses, os espanhóis tiveram a tutela do país conquistado durante mais de meio século ( 1580 a 1640 ). Com isso, sua influência foi forte, principalmente ao sul do país, onde até hoje se observa trajes típicos em algumas regiões. Também sua dança típica, o "flamenco", até hoje é estudada e apresentada não só por descendentes, mas por pessoas de várias raças que encantam-se com os movimentos vigorosos e sensuais da dança. Sua cozinha pode ser encontrada em restaurantes típicos e, às vezes, "misturada" a pratos de outras nações (cozinha italiana, portuguesa, etc) em churrascarias e até em restaurantes "por quilo".

8 Dança espanhola

9 Italiana A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A influência italiana no Brasil não ocorreu de forma uniforme. * Introdução de elementos tipicamente italianos no catolicismo de algumas regiões do Brasil (festas, santos de devoção, práticas religiosas). * Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete freqüentemente (principalmente no Sudeste), além da popular polenta frita.

10 * O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo, o sotaque paulistano) *A criação do time Palestra Itália em 1914 com o intuito de aproximar e unificar os imigrantes italianos que viviam na cidade de São Paulo.

11 Pizza

12 Japoneses Recentemente trouxeram contribuições, sendo que os sírios implantaram o quibe, a sfiha, tabule, iogurte, etc, tendo mais influência na culinária. E os japoneses, influenciaram de forma mais generalizada: nas religiões e seitas como Messiânica, Seicho-no-ie, etc., na agricultura, com técnicas de cultura de flores e frutos, na cozinha com pratos como suchi, sachimi, tempurá, etc. Além de trazerem as artes marciais, amplamente divulgadas e praticadas pelos brasileiros, os orientais de forma geral ensinaram ao brasileiro uma nova forma de cultuar seus Deuses e também seus mortos. Esta comunidade pode ser encontrada em várias partes do país, mas São Paulo ( capital e algumas cidades do interior ) parece concentrar a maioria, tendo inclusive um bairro todo decorado com motivos orientais. O bairro da Liberdade, próximo ao centro da cidade assemelha-se a uma pequena cidade japonesa, com letreiros, iluminação típica e diversos serviços dirigidos por orientais.

13 Sushi

14 Ucranianos ● Eles vieram para o Brasil no período da guerra mundial,e se localizaram principalmente na região Sul.

15 Mulher ucraniana que veio junto à imigração!


Carregar ppt "Trabalho de G eografia Nome: Anielly e Emily Nº 3 e 8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google