A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário "O diagnóstico precoce versus diagnóstico oportuno. Limitações dos rastreios e dos Checkups. Aspectos éticos"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário "O diagnóstico precoce versus diagnóstico oportuno. Limitações dos rastreios e dos Checkups. Aspectos éticos""— Transcrição da apresentação:

1 Seminário "O diagnóstico precoce versus diagnóstico oportuno. Limitações dos rastreios e dos Checkups. Aspectos éticos"

2 MERCEDES PÉREZ FERNÁNDEZ, especialista em medicina interna, médica de clínica geral, aposentada, Equipo CESCA, Madrid (España). mpf1945@gmail.com

3 RESUMO O que espera o paciente e a sua família de um bom medico Os quatro princípios da bioética aplicados a casos práticos do diagnóstico precoce inoportuno

4 bom médico Oferece alternativas cientificamente fundadas ao sofrimento do paciente e leva em conta a sua situação e os seus valores, crenças e cultura

5 bom médico Oferece medicina harmônica. Isto é, trabalha com: 1 / A morbilidade e mortalidade desnecessariamente prematura e evitável a nível sanitário 2 / com a ética da ignorância e da negativa 3 / com compaixão, cortesia, piedade e ternura.

6 ÉTICA da ignorância Partilhar os limites da Medicina enquanto ciência

7 ÉTICA DA NEGATIVA Resposta sensata a expectativas excessivas

8 4 PRINCÍPIOS DE BIOÉTICA Não-maleficência Primum non nocere. Não causar dano Exigência de formação, competência e conhecimento continuadamente atualizado Refere-se ao médico Princípio Público (de interesse geral)

9 4 PRINCÍPIOS DE BIOÉTICA Justiça Equidade: Vertical (dar mais a quem mais necessita) e horizontal (dar o mesmo aos que precisam do mesmo) Refere-se à sociedade (médico como representante da mesma) Princípio Público (de interesse geral)

10 4 PRINCÍPIOS DE BIOÉTICA Beneficência Procura de fazer o que é melhor para o paciente Relação de agência O seu fracasso é a "medicina defensiva” Refere-se à relação médico-paciente Princípio Individual (de interesse pessoal)

11 4 PRINCÍPIOS DE BIOÉTICA Autonomia Paciente como sujeito com a capacidade de decisão O consentimento informado ("informado", não apenas "assinado”) De grande importância no mundo Anglo-saxónico. Refere-se ao paciente Princípio Individual (de interesse pessoal)

12 Caso clínico 1 Mulher saudável de 54 anos. Recorre a uma consulta do seu médico de família para realizar um teste de diagnóstico precoce de Alheimer, que ouviu falar na televisão. Sua mãe, 87 anos, apresenta um quadro florido de Alzheimer. O que fazer quando se leva em conta os quatro princípios da bioética?

13 Caso clínico 2 Rapaz de 24 anos de idade. Recorre a uma consulta do seu médico de família, porque num Checkup da empresa disseram-lhe que tem ácido úrico elevado e que necessita de tratamento com alopurinol. O que fazer quando se leva em conta os quatro princípios da bioética?

14 Caso clínico 3 Mulher de 72 anos com insuficiência cardíaca (depois de um EAM aos 68 anos). Recorre a uma urgência por rectorragia e ao se fazer uma TAC abdominal descobre-se uma imagem anómala na cápsula da suprarrenal à direita. O radiologista relata-a como provável adenoma ("um incidentaloma"). O que fazer quando se leva em conta os quatro princípios da bioética?

15 Caso clínico 4 Bebé 3 meses de idade, saudável. A sua mãe não cumpre as consultas do programa de saúde infanto-juvenil. Ele tem um irmão quatro anos, saudável, e seus pais são professores da universidade. O que fazer quando se leva em conta os quatro princípios da bioética?


Carregar ppt "Seminário "O diagnóstico precoce versus diagnóstico oportuno. Limitações dos rastreios e dos Checkups. Aspectos éticos""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google