A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima."— Transcrição da apresentação:

1 CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono

2 INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador, mas não deixa de sofrer influência de determinados fatores climáticos, como maritimidade e continentalidade, latitude e altitude que geram subclimas no território.

3

4 EQUATORIAL Ocorrência: Região Amazônica (MANAUS) Características: quente e úmido o ano todo.

5 TROPICAL TÍPICO Ocorrência: região central (Brasília) Características: verão – quente e úmido inverno – suave e seco

6 TROPICAL DE ALTITUDE Ocorrência: região serrana do sudeste (Campos do Jordão, Ouro Preto) Características: verão – quente e úmido inverno – frio e seco OBS: as médias térmicas são mais baixas devido a altitude.

7 TROPICAL ÚMIDO Ocorrência: litoral do nordeste Características: quente o ano todo e chuvas no inverno. OBS: este tipo de clima beneficia o turismo na região.

8 TROPICAL SEMI-ÁRIDO Ocorrência: sertão nordestino Características: calor o ano todo e chuvas irregulares o ano todo. OBS: a irregularidade das chuvas dificulta o desenvolvimento da agricultura local.

9 SUBTROPICAL Ocorrência: região sul do Brasil Características: verão – quente e úmido inverno – rigoroso e úmido OBS: as baixas temperaturas são explicadas pela latitude, pela massa polar atlântica e pelas serras na região.

10 VEGETAÇÃO NO BRASIL A vegetação no Brasil é dividida da seguinte forma: 1. Formações complexas: a. cerrado b. caatinga c. pantanal 2. Formação litorânea: a. mangues 3. Formação campestre: a. campos

11

12 FORMAÇÕES FLORESTAIS A. FLORESTA LATIFOLIADA EQUATORIAL Outra denominação: FLORESTA AMAZÔNICA. Ocorrência: regiões norte, nordeste e centro-oeste. Características: vegetação heterogênea, fechada, densa, vegetais de folhas perenes (permanentes), vegetais higrófilos (adaptados ao clima úmido), mata extratificada.

13 Histórico de ocupação: 1ª fase: período colonial, presença portuguesa para garantir a posse sobre a região. 2ª fase: 1880 á 1920, presença de seringueiros para explorar a borracha natural. Nesta fase há também a presença de nordestinos na região amazônica em busca de trabalho na extração do látex. 3ª fase: após 1950, expansão da agricultura, desenvolvimento da pecuária bovina, projetos de mineração, extração da madeira.

14 OBSERVAÇÕES A região não é boa para prática da agricultura comercial pois o solo é arenoso. Se a floresta for destruída teremos a savanização ou desertificação da área. A Floresta Amazônica não é o pulmão do mundo. Não é a mais extensa floresta da Terra pois a Taiga – Ásia ocupa uma área maior.

15

16 B. F LORESTA LATIFOLIADA SUBEQUATORIAL Outra denominação: mata de transição ou mata dos cocais. Ocorrência: entre o clima equatorial e semi árido. Características: extração da carnaúba (palmeira) – extinção, da folha é extraída a cera e do tronco o palmito e a construção de casas. Extração do babaçu (coqueiro), óleo lubrificante, cosmético e combustível.

17

18 C. FLORESTA LATIFOLIADA TROPICAL Outras denominações: mata atlântica e floresta tropical úmida da encosta. Ocorrência: região próxima ao oceano Atlântico. Características: heterogênea, mata densa (fechada), vegetais de folhas perenes, vegetação higrófila. Obs: a devastação supera 90% da área original. Causas: 1º- Nordeste: exploração do pau Brasil, expansão da cana de açúcar, expansão urbana e industrial. 2º- Sudeste: desenvolvimento da cafeicultura, cultivo da cana de açúcar e da soja, pecuária bovina para corte, desenvolvimento urbano e industrial.

19

20

21 D. FLORESTA ACICULIFOLIADA SUBTROPICAL Outras denominações: mata das araucárias ou mata dos pinhais. Ocorrência: região sul onde encontramos o clima subtropical. Características: mata homogênea, aberta. Obs: a devastação é recente porém intensa. Causas: desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento da pecuária bovina, desenvolvimento urbano, produção de papel e celulose.

22

23

24 CURIOSIDADES De acordo com resolução da ONU, o ano de 2011 será o Ano Internacional das Florestas. Comemoramos em 21 de março o Dia Mundial Florestal.

25 FORMAÇÕES COMPLEXAS A. CERRADO Outras denominações: Savana, cerrado, campos. Ocorrência: principalmente na região Centro- Oeste, aparecendo também no norte amazônico, no litoral e interior do Nordeste, na região sudeste e na Região Sul. Características: No cerrado, bastante ralo, aparecem poucos arbustos e árvores baixas, de troncos sinousos e casca espessa, que apresentam galhos retorcidos, com folhas muito duras; entre as árvores e os arbustos, espalha-se uma formação contínua de gramíneas altas.

26

27 B. CAATINGA Outras denominações: estepes e campanha gaúcha. Ocorrência: no árido sertão nordestino (polígono das secas) e na campanha gaúcha (fronteira com o Uruguai e Argentina. Características: é uma formação vegetal tipicamente xerófita, ou seja, adaptada à escassez de água, perda de folhas nas estações secas e longas raízes.xerófitaescassez de água

28

29 C. PANTANAL Ocorrência: planície do pantanal mato-grossense. Características: vegetação de florestas de galeria, matas ripárias, pântanos, brejos, cerrado. Obs: A principal atividade econômica da região está ligada à pecuária e em seguida pela pesca.pecuária

30

31 FORMAÇÃO LITORÂNEA A. MANGUES Ocorrência: porções mais restritas do litoral, em reentrâncias da costa, onde as águas são pouco movimentadas, como os pântanos litorâneos, os alagadiços e as regiões inundadas pela maré alta.maré alta Características: vegetações halófitas (adaptam-se a ambientes salinos), raízes aéreas e respiratórias que lhes permite absorver o oxigênio mesmo em áreas alagadas.

32

33 FORMAÇÃO CAMPESTRE A. CAMPOS Ocorrência e outras denominações: São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina recebem a denominação de campos do planalto; no Rio Grande do Sul, são conhecidos como campos da Campanha ou Campanha Gaúcha; e em Mato Grosso do Sul, onde aparecem em trechos esparsos, são chamados de campos de vacaria. No sudoeste do Rio Grande do Sul, os campos meridionais surgem num relevo dominado por colinas suaves e de vertentes pouco acentuadas conhecidas como coxilhas.São Paulo ParanáSanta CatarinaRio Grande do SulCampanha GaúchaMato Grosso do SulRio Grande do Sul coxilhas Características: gramíneas.

34

35 ESPAÇO NATURAL X ESPAÇO GEOGRÁFICO O espaço geográfico é o produto da ação humana sobre a natureza, ou seja, é um espaço que se forma a partir do momento em que o homem imprime a sua cultura em um espaço natural transformando-o em espaço humanizado.

36 AÇÃO HUMANA NA VEGETAÇÃO BRASILEIRA Desmatamento: a exploração de recursos naturais em detrimento da preservação ambiental provocou um grande desmatamento. Causas: extração de madeira com fins comerciais, a implantação de projetos de mineração, a construção de usinas hidrelétricas e a instalação de projetos agropecuários. Conseqüências: destruição da biodiversidade, erosão e empobrecimento dos solos, assoreamento dos rios, desertificação, proliferação de pragas e doenças, diminuição dos índices pluviométricos e aumento da temperatura.

37


Carregar ppt "CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google