A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VASOS DE OURO. ESCATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VASOS DE OURO. ESCATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."— Transcrição da apresentação:

1 VASOS DE OURO

2 ESCATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18

3 O ARREBATAMENTO E A VOLTA DE JESUS

4

5 INTRODUÇÃO Nós não podemos saber muito sobre o futuro, exceto aquilo que nos é revelado na Bíblia. Nesta parte de nossos estudos passaremos a considerar os fatos que ocorrerão e que são anunciados na Palavra de Deus, a saber – O Arrebatamento da Igreja e a Volta do Senhor Jesus.

6 O que é o arrebatamento A palavra arrebatar ou arrebatamento foi inicialmente escrita na versão bíblica da Vulgata Latina, a tradução oficial da Bíblia Católica, em 1Ts 4:17 – que significa 'seremos raptados' (do latim rapiemur), logo, arrebatar é tomar de súbito, arrancar, levar com violência, carregar pelos ares, segundo dicionários. “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Ts. 4:17)

7 Assim, o arrebatamento se dará quando Jesus voltar para buscar a igreja. A cerca do arrebatamento podemos ler em 1 Tessalonicenses 4:13-18 e 1 Coríntios 15:50-54. Todos os crentes que já morreram serão ressuscitados primeiro e, depois os crentes que estiverem vivos na ocasião terão os seus corpos transformados e vão se encontrar com o Senhor nos ares. Isso acontecerá em um lapso de tempo, num abrir e fechar de olhos.

8 O que é a volta de Jesus? A expressão “volta de Jesus” leva muitos a confundirem esse evento com o arrebatamento. É necessário entender que se trata de dois eventos distintos, pois, a Volta de Jesus é quando ele retornará para derrotar o anticristo, destruir o mal e estabelecer o seu Reino Milenar. É também conhecida como A Segunda Vinda de Cristo ou O Dia do Senhor.

9 Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. Lc. 12:40 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 1Ts. 5:2 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 2 Pe. 3:10

10 Por que os eventos são diferentes? a) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda fossem o mesmo evento, os crentes passariam pela grandeTribulação (1Ts. 5:9; Ap. 3:10). “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts. 5:9). “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Ap. 3:10)

11 b) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda fossem o mesmo evento, a volta de Jesus não seria algo iminente. Há várias coisas que precisam acontecer antes do Seu retorno : 1.A pregação do evangelho a todas as nações (Mc. 10:13; cf. Mt. 24:14); 2.A grande tribulação (Mc. 13:7-8; cf. 24:15-22, Lc. 21:20- 24); 3.Falsos profetas realizando sinais e maravilhas (Mc. 13:22 cg. 24:23-24); 4.Sinais no céu (Mc. 13:24-26; cf. Mt. 24:29-30; Lc. 21:25:27) etc.

12 c) Ao descrever o período da Tribulação, Apocalipse capítulos 6-19 em nenhum lugar menciona a igreja. Durante a Tribulação — também chamada de “tempo de angústia para Jacó”. “Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.” (Jr. 30:7)

13 Deus vai voltar a sua atenção principal à nação de Israel (Romanos 11:17-31). E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.

14 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Rm. 11:17-31

15

16 CONCLUSÃO Podemos concluir que o arrebatamento e a volta de Jesus (segunda vinda) são dois eventos completamente distintos. Então, o arrebatamento é a volta de Cristo para levar os crentes para estar com ele. Já a Segunda Vinda de Cristo à terra é para dar um fim ao período da Tribulação, derrotar o anticristo e seu império mundial diabólico julgar os incrédulos e lançar no lago que arde com enxofre o diabo, a besta, o falso profeta, o inferno e a morte. Ap. 20:10; 20:14; 21:8.

17 PRÓXIMO ASSUNTO Escatologia O MILÊNIO

18 FIM GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática, Atual e Exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999 http://www.ofielcatolico.com.br/2005/06/a-igreja-e-o-arrebatamento.html http://www.gotquestions.org/Portugues/diferenca-Arrebatamento-Segunda-Vinda.html


Carregar ppt "VASOS DE OURO. ESCATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google