A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA."— Transcrição da apresentação:

1 TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA

2 OBJETO DIRETO Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido por preposição. Carla vendia livros. Os passageiros esperavam o trem.

3 OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO Pode, às vezes, ocorrer com preposição não exigida pelo verbo. Bebeu do vinho.(OD preposicionado) Vence o bem ao mal.(OD preposicionado) Eles amam a Deus. (OD preposicionado)

4 OBJETO INDIRETO Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo indireto. Geralmente, vem introduzido por uma preposição exigida pelo verbo. Carlos gosta de música. Todos confiam em você.

5 ADJUNTO ADVERBIAL É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

6 ADJUNTO ADVERBIAL Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça. Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias: amanhã indica tempo; de bicicleta indica meio; àquela velha praça indica lugar.

7 ADJUNTO ADVERBIAL nem sempre é possível apontar com precisão a circunstância expressa por um adjunto adverbial. Em alguns casos, as diferentes possibilidades de interpretação dão origem a orações sugestivas. Por Exemplo: Entreguei-me calorosamente àquela causa. É difícil precisar se calorosamente é um adjunto adverbial de modo ou de intensidade. Na verdade, parece ser uma fórmula de expressar ao mesmo tempo as duas circunstâncias. Por isso, é fundamental levar em conta o contexto em que surgem os adjuntos adverbiais.

8 AGENTE DA PASSIVA Elemento que, numa oração na voz passiva, pratica a ação recebida pelo sujeito. Voz ativa : Turistas curiosos invadiram as ruas do vilarejo. Voz passiva: As ruas do vilarejo foram invadidas por turistas curiosos. Por turistas curiosos: agente da passiva

9 OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO Como o próprio nome sugere, o objeto direto preposicionado é precedido de uma preposição, apesar de a ideia expressa pelo verbo não exigi-la.preposição Casos obrigatórios: evitar ambiguidade.

10 “Devorou o leão o caçador.” (Nessa frase, é impossível saber quem devorou quem: o leão devorou o caçador ou o caçador devorou o leão?) Por isso, usa-se a preposição para indicar qual deles é o objeto direto: “Devorou ao leão o caçador.” (o caçador devorou o leão) “Devorou o leão ao caçador.” (o leão devorou o caçador)

11 OBJETO PLEONÁSTICO Você já deve ter ouvido falar de uma figura de linguagem chamada “pleonasmo”. Ela está expressa na linguagem coloquial, quando as pessoas dizem “subir para cima’, “entrar para dentro”. Pois bem, como pleonasmo significa “superabundância” (do grego), esta figura de linguagem consiste na repetição de palavras, expressões, com o objetivo de enfatizar uma ideia.figura de linguagempleonasmo Contextualizando o termo para a análise sintática, um objeto pleonástico, obviamente, estará expresso na frase duas vezes, sob a forma de um pronome pessoal oblíquo átono.análise sintática

12 OBJETO PLEONÁSTICO Aquelas inesquecíveis melodias, ouço-as constantemente. Os presentes, entreguei-os à aniversariante.


Carregar ppt "TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google