A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido"— Transcrição da apresentação:

1 Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
Mariela Saavedra

2 O GERÚNDIO O que é o gerúndio? está esteve em
ou estará em andamento Indica uma ação contínua que Se usa em qualquer tempo verbal: Eu estou lendo o livro que você me deu. Eu estava escrevendo uma carta. Eu estive pensando no que você me falou.

3 COMPOSIÇÃO ESTUDAR NDO ESTUDANDO
O verbo no gerúndio é composto pela raiz do verbo + NDO. ESTUDAR NDO ESTUDANDO FALAR = Falando SUBIR = subindo LER = Lendo AMAR= Amando FAZER = Fazendo IR= Indo

4 Gerúndio e o verbo ESTAR
ESTAR (conjugado) + GERÚNDIO Eu estou ensinado português O que você está fazendo? Eles estão jogando futebol Ontem nós estivemos fazendo um churrasco na minha casa

5 Particularidades BRASIL PORTUGAL Fazer A fazer
Em Portugal uma forma diferente de gerúndio é usado BRASIL PORTUGAL Fazer A fazer Ele está fazendo o que pode para resolver a situação Ele está a fazer o que pode para resolver a situação

6 Não conhecemos o aluno que saiu.
PRONOME RELATIVO Liga duas orações Não conhecemos o aluno que saiu. Não conhecemos o aluno que O aluno saiu.

7 Pronome Relativo INVARIÁVEIS VARIÁVEIS MASCULINO FEMENINO SINGULAR
PLURAL QUE O Qual Os Quais A Qual As Quais QUEM Cujo Cujos Cujas ONDE Quanto Quantos Quantas

8 Particularidades Podem ser precedidos o não por preposições
Vê-la feliz é tudo quanto quero (Sem preposição) A pessoa de quem lhe falei está ali, sentada. (com preposição) O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada. Não conheço o professor de quem você falou. Esse é o livro a quem prezo como companheiro.

9 Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é classificado como pronome relativo indefinido. Quem faltou foi advertido. Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá precedido de preposição. Victoria era a mulher a quem ele amava. O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. O livro que comprei é muito interessante. Conheço bem a moça que saiu.

10 O pronome relativo que pode ter por antecedente o demonstrativo o, a, os, as.
Falo o que sinto Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões) Aquele é o livro com que trabalho. Aquela é a senhora para a qual trabalho. O relativo onde deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que, no qual. Nunca mais morei na cidade onde nasci.

11 PRONOMES INDEFINIDOS 3° sentido impreciso Quantidade pessoa
indeterminada Cada pessoa deverá seguir o seu próprio caminho. Certos alunos ficam para sempre na memória dos professores. Poucos vieram para o passeio. 

12 Os pronomes indefinidos podem ser divididos em:

13 Pronomes indefinidos substantivos
Assumem o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase. É o caso dos pronomes alguém, ninguém, outrem, algo, nada e tudo Tudo é importante, nada deverá ser esquecido! Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém-plantadas Queria sempre algo novo Não pretendia nada, além de uma vida descansada.

14 Pronomes indefinidos adjetivos
Qualificam um ser expresso na frase, conferindo-lhe a noção de quantidade aproximada. É o caso dos pronomes algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, vário, tanto e quanto. Nenhum teve coragem de se pronunciar contra aquela tirania Cada povo tem seus costumes O diretor tomou decisões certas. Poucos passaram para a oitava série.


Carregar ppt "Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google