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2º Lei de Mendel. Lei da segregação independente Duas ou mais características, que localizam-se em pares de cromossomos homólogos diferentes. Di-hibridismo:

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1 2º Lei de Mendel

2 Lei da segregação independente Duas ou mais características, que localizam-se em pares de cromossomos homólogos diferentes. Di-hibridismo: Quando, em um cruzamento são envolvidos dois sou mais caracteres, independentes.

3

4 Na Geração F2 encontramos a seguinte proporção fenotípica: 9:3:3:1, onde: 9/16 = sementes amarelas e lisas 3/16 = sementes verdes e lisas 3/16 = sementes amarelas e rugosas 1/16 = sementes verdes e rugosas Mendel então concluiu que a cor e a textura da semente eram independes uma da outra e os pares de genes segregavam-se de forma independente. Essa conclusão recebeu o nome de 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente.

5 A Segunda Lei de Mendel, também chamada de lei da segregação independente, diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa lei, podemos concluir que um indivíduo de genótipo BBCc terá gametas: a) B, C e c. b) BB e Cc. c) BC e Bc. d) BB, BC, Bc e Cc. Exemplos

6 Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes (C e M), marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal. a) ½ b) 1/3 c) ¼ d) 1/5 e) 1/6

7 Heredogramas ou genealogias 1. Conceito: Corresponde a um levantamento das características genéticas que é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica.

8 A montagem de um heredograma obedece a algumas regras: 1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível. 2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita. 3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita.

9 Exemplos

10 Analisando o heredograma abaixo, responda: Marque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas: ( )Há 3 gerações. ( ) O 4º membro da 2º geração é mulher. ( ) Há dois casamentos entre primos. ( ) Há 3 casamentos na 2º geração. ( ) O 3º membro da 3º geração é homem e apresenta a xeroderma pigmentosa.

11 No heredograma a seguir, os símbolos em preto representam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco, indivíduos normais. Conclui-se, desse heredograma que, em relação à polidactilia. a) os indivíduos afetados sempre são homozigotos. b) os indivíduos normais sempre são heterozigotos. c) os indivíduos heterozigotos são apenas de um sexo d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos. e) pais normais originam indivíduos heterozigotos.


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