Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior

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Apresentação em tema: "Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior jbbj@terra.com.br
Projeto de Pesquisa Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior 1

2 Bibliografia CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica.6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

3 GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 2010.

4 Bibliografia FIGUEIREDO, A.M ; SOUZA, S.R.G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica à apresentação do texto final. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2011.

5 Aspectos Iniciais da Pesquisa
Área ? Tema? Problema? Objetivos?

6 Qual o esquema geral de uma Pesquisa?
Formular a pergunta Divulgar resultados Realizar a pesquisa Interpretar resultados

7 Fases da Investigação

8 Como iniciar uma pesquisa?
A elaboração de uma pesquisa é um processo em que, a partir de uma necessidade, se escolhe um tema e, gradativamente define-se um problema e as formas de solucioná-lo

9 QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS PARA REALIZAR A PESQUISA ?
Delimitar o Tema e Selecionar as Informações

10 Pesquisa Acadêmica na Internet
Atualmente usa-se inúmeros sistemas de busca; O desafio é encontrar no meio de tanto material o que, de fato, é relevante e correto.

11 Formatos de arquivos .DOC ou .DOCX .JPG .PDF .GIF .HTML .TXT .PPT .MP3
.XLS .AVI .JPG .GIF .TXT .MP3 .MPEG

12 O que tem na web? Livros Online Jornais eletrônicos
Bancos de dados bibliográficos Textos Páginas pessoais Artigos/papers Enciclopédias online Revistas online Wikipédia Etc.

13 O Buscador Não consulta muitas páginas; A maioria lê superficialmente;
A maioria não sabe ou mesmo, desconhece outras fontes de informação; A maioria desconhece estratégias de busca; A maioria pesquisa somente no Google; “É mais fácil dizer que não existe nada na web sobre o assunto do que tentar garimpar informações”

14 Como a busca acontece?. O sistema de busca não faz uma “varredura” pela Internet sobre 100% das informações; Ele busca informações contidas em um banco de dados de palavras chaves; Estas informações foram previamente selecionadas por pessoas ou computadores (tags). Buscar somente num único lugar não permite que se encontre tudo que desejamos.

15 Busca por palavra-chave.
A palavra chave ou uma combinação delas define o resultado da busca; Evite frases longas ou perguntas; Os site de buscas não interpretam a linguagem natural. Quantas constituições foram criadas para organizar a vida em sociedade? Constituições Brasileiras.

16 Busca por palavra chave.
Seja específico – refine a sua busca; Para onde iam os escravos quando fugiam na época da abolição? A escravidão não aconteceu só no Brasil, daí a importância de refinar a busca. Fuga de Escravos no Brasil.

17 Busca por palavra chave.
Um assunto por vez; Se necessário realize duas ou mais pesquisas separadamente. A articulação dos ossos nos ombros e joelhos. Articulação do ombro. Articulação do joelho.

18 Busca por palavra chave.
Elimine palavras desnecessárias; Não é possível encontrar tudo sobre um determinado assunto; O termo desde quando – sugere histórico (de data e não da história de fato!) Tudo sobre a União Europeia. União Europeia Desde quando existe o trabalho infantil? História do trabalho infantil.

19 Busca por palavra chave.
Outros exemplos: Paisagens que sofreram transformações por causa do aumento da população. Urbanização.

20 Selecionando o formato do arquivo
Filetype: Pdf Ppt Doc Jpg Gif

21 Google Acadêmico

22 Pesquisa no Repositorium

23 Biblioteca Digital da Unicamp
Pesquisa Escolar na Internet

24 Biblioteca Digital da USP
Pesquisa Escolar na Internet

25 Google Livros

26 Pesquisa na Internet lembra... Plágio.
A cópia não é permitida! "O plágio, na verdade, nada mais é do que você pegar o trabalho alheio, dar uma mascarada e com isso tirar proveito da propriedade intelectual de alguém” Eduardo Senna. Precisamos, definir os sites de pesquisa.

27 Como proceder com figuras e esquemas, tabelas e mapas da web
Figura 1: Esquema com Tecnologias Fonte:

28 Buscar Autor

29 Fontes de Informação

30 Frase para pensar... A Quantidade de Informação é infinita ! O que devemos aprender é como filtrar e selecionar a informação correta !. É preciso aprender sempre novas fontes e novas estratégias de busca.

31 Formas de Apresentação
CITAÇÕES DIRETAS. Citações Longas (mais de 3 linhas) – transcritas sem aspas. Destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda utilizando fonte tamanho 10. Segundo Souza (2006, p.2) As citações devem obedecer as normas exigidas, as citações devem obedecer as normas exigidas, as citações devem obedecer as normas exigidas. As citações devem obedecer as normas exigidas, as citações devem obedecer as normas exigidas, as citações devem obedecer as normas exigidas as citações devem obedecer as normas exigidas (SOUZA , 2006, p.2).

32 Em ambos os casos devem-se observar:
Palavras ou frases das citações devem ser transcritas sempre como no original, respeitada inclusive a pontuação; Se houver palavras ou expressões entre aspas, no texto transcrito, essas aspas deverão transformar-se em aspas simples; Podem-se suprimir palavras ou frases incluídas no texto citado, desde que não se lhes altere o sentido , devendo a parte omitida ser indicada por reticências entre colchetes [...].

33 Em ambos os casos devem-se observar:
Podem-se fazer, entre colchetes, interpolações, acréscimos, ou comentários a uma citação, a título de explicação ou esclarecimento. “asdfghghhhad, adsdasd [adsadsad] adadadsa...”; Podem-se enfatizar ou destacar palavras ou expressões de uma citação através do grifo em negrito ou itálico, no fim da citação deve-se informar: “grifo nosso”ou “grifo do autor”. Pode-se fazer citações a citações de outros textos, para isto utiliza-se a expressão latina apud. Silva (2000 apud SANTOS, 2000, p.15)

34 Forma de Apresentação CITAÇÃO INDIRETA
As citações indiretas dispensam o uso de aspas embora a indicação das fontes continue a ser obrigatória. Exemplo: As citações são muito importantes para dar mais valor ao estudo (SANTOS, 2007, p.9).

35 Diretrizes para elaboração do projeto
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36 Projeto I- tens Introdução Referencial teórico Metodologia Cronograma
Referências Anexos e Apêndices

37 Projeto Introdução Contextualização do tema – Macro para o Micro Assunto Problema Perguntas de investigação Hipótese – Caso tenha Objetivos (Geral e Específicos) Justificativa Pessoal e Científica Sequenciamento dos capítulos/temas (Apresentação dos Mesmos)

38 Dissertação (continuação)
REFERENCIAL TEÓRICO Espaço livre que não tem tópicos específicos; Apresentação da teoria relativa ao estudo realizado; Incluir os teóricos da área e não os comentadores; Perspectivas positivas e negativas; Incluir fontes atuais; Fazer um levantamento dos quadros teóricos (Estudos Empíricos) Revisão sistemática;

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40 Ao Final Quadro Síntese .....

41 Revisão Sistemática

42 Dissertação (Continuação)
METODOLOGIA Enquadramento Metodológico Tipo de estudo, caracterização detalhada do estudo, fundamentada com os teóricos. Explicar ao leitor qual o tipo de estudo empregado e como deve ser feito o mesmo. Desenho / Design do Estudo Fases e explicações detalhadas sobre o estudo realizado Instrumentos para recolha/geração de dados Participantes/ Amostra Local Tratamento dos dados

43 Exemplo de Fases do Estudo

44 Exemplo de Fases do Estudo

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46 Problema Transformar o tema em problema.
Elaborar uma pergunta relevante a ser respondida através da pesquisa a ser realizada. Deve-se redigir de forma interrogativa, clara, precisa e objetiva , a questão cuja solução viável possa se alcançada pela pesquisa. Um bom problema é elaborado após certo conhecimento prévio acerca do tema da pesquisa. Só temos dúvidas daquilo que já conhecemos um pouco. Dúvida é diferente de desconhecimento total ! O problema revela o interesse do pesquisador. O norte da pesquisa.

47 Objetivos Específicos
Objetivos da Pesquisa Objetivo Geral Relaciona-se direto com o problema. Direciona o foco principal da pesquisa. Uma frase, geralmente utilizando verbo no infinitivo Definem os diferentes pontos a serem abordados , visando concretização do objetivo geral Objetivos Específicos Analisar Avaliar Descrever Verificar Identificar Entender Explicar Estudar “O que se vai procurar e o que se pretende alcançar”

48 Verbos Muito utilizados
Demonstrar Listar Inferir Relacionar Verificar Investigar Estudar Descrever Caracterizar Distinguir Avaliar

49 Hipótese Consiste em ter resposta prévia sobre a pesquisa a ser realizada. Podemos ter hipóteses a partir da dedução do investigador, por analogia ou mesmo por experiência. O número de hipóteses deve ser resumido para não desconfigurar os resultados obtidos na pesquisa.

50 Justificativa Por que se deseja realizar a pesquisa?
Informar o modo como se deu a escolha do tema em questão; Como surgiu o problema para qual se busca solução; Relação do problema estudado com o contexto; Motivos que justificam a pesquisa; Possíveis contribuições do resultado da pesquisa para o conhecimento humano; Viabilidade da execução da pesquisa; Originalidade da pesquisa; Informações sobre a escolha dos locais que serão pesquisados.

51 Revisão da Literatura –Referencial teórico
Objetivo: identificar elementos que sustentem a inclusão do problema a estudar em quadros teóricos já identificados Recurso a fontes bibliográficas Seleção criteriosa

52 Projeto de Pesquisa I – Preparação da investigação – Revisão da Literatura
Livros e Catálogos da biblioteca Internet Livros e Revistas da área Listas de referências Monografias- Teses e Dissertações Fontes de informação

53 Aspectos Metodológicos
A pesquisa é uma atividade voltada para a investigação de problemas teóricos e práticos por meio do emprego de processos científicos. Ela parte de uma dúvida ou problema e, com o uso do método científico, busca uma resposta ou solução.

54 O Plano metodológico: Responderá
Como se procederá a pesquisa? Quais os caminhos para se chegar aos objetivos propostos? Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Como foi escolhida a amostra? Porque? Qual local da pesquisa? Porque? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Qual método será utilizado para a tabulação dos dados?

55 Metodologia (continuação)
Universo da Pesquisa – total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo – Amostra – parte do universo – Instrumentos de Pesquisa – instrumentos de medidas ou instrumentos de coleta de dados. Uso de bibliografias que orientem escolhas. Instrumentos de pesquisa mais utilizados: • Observação • Entrevista • Questionário – perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha • Formulários

56 Modalidades de Pesquisa: Quanto aos procedimentos
Pesquisa de campo: É a observação dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas. Experimental: Objetiva criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados. Experimentar , testar Bibliográfica: Recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema( utilização de textos para pesquisa)

57 Tipo de Pesquisa: Quanto aos objetivos
Pesquisa exploratória: Proporcionar maior familiaridade com o problema/assunto Levantamento bibliográfico ou entrevistas Pesquisa bibliográfica ou estudo de caso Pesquisa descritiva: Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação) Pesquisa explicativa: pesquisa que registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas Aprofundar o conhecimento dos fatos ou realidade. Explicar o “porque” das coisas, apresentando recomendações

58 Tipo de Pesquisa: Quanto à forma de Abordagem
Pesquisa Quantitativa : Universo Grande Traduz em números as opiniões e informações para serem classificados e analisados; Utilizam-se de técnicas estatística Mensuração Questionários Pesquisa Qualitativa : Universo Pequeno Busca entender um problema específico em profundidade Trabalha com descrições, comparações e interpretações Os dados são apresentados verbalmente com maior riqueza de detalhes Entrevistas e observações

59 Exemplo de um cronograma para um projeto de investigação
Dimensionamento de cada etapa de desenvolvimento da pesquisa Ago. Set. Out. Nov. Dez. Jan. Fev. Mar. Definição do Tema/ objetivo X Seleção de Literatura Enquadramento Teórico - Revisão da Literatura Elaboração do Questionário Aplicação do Questionário Recolha de Dados Redação do Documento Final Defesa da Dissertação

60 Projeto de Pesquisa– Coleta de Dados
Identificação das fontes Preparação dos instrumentos de coleta de dados - Aplicação dos instrumentos de coleta de dados Coleta de Dados

61 A Observação Direta Indireta Observar o quê? Em quem? Como?
Recolha das informações pelo próprio investigador; Recolha das informações através de um sujeito;

62 Análise e apresentação
Análise de Dados - Análises – qualitativas e Quantitativas - Confronto dos resultados com as teorias - Conclusões Análise e apresentação dos resultados Estrutura: Descrição Quantitativa + Descrição Qualitativa + Conclusões Pessoais + Confronto com Autores e Resultados da Literatura

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64 ASPECTOS A CONSIDERAR PARA UMA BOA Pesquisa
Não distorcer os dados para confirmar as hipóteses; Referir as perspectivas divergentes; Citar as fontes; Não alterar ou descontextualizar as citações; Não citar diretamente obras não consultadas; Não permitir que convicções fundamentais interfiram no processo de investigação; Realizar uma boa revisão bibliográfica.

65 Verbo na terceira pessoa
Linguagem Linguagem impessoal : Eu pesquisei a pesquisa realizada Nós pesquisamos o presente trabalho Eu penso Verbo na terceira pessoa Meu projeto Este projeto Eu considero Considera-se Linguagem formal e culta = Palavras claras

66 TAREFA: Elabore um mini projeto de pesquisa.
O seu projeto deverá conter: INTRODUÇÃO Problema Objetivos - Geral e Específicos Justificativa

67 REFERENCIAL TEÓRICO (Max 2 páginas)
METODOLOGIA Tipo de Estudo Participantes (caso tenha) Instrumentos (caso tenha) Análise dos Dados (caso gere dados) CRONOGRAMA REFERÊNCIAS


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