A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chordata I Cordados Filo ou ramo (Chordata) de animais que apresentam, nas primeiras fases da vida ou em toda ela, um notocórdio, funcionando como eixo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chordata I Cordados Filo ou ramo (Chordata) de animais que apresentam, nas primeiras fases da vida ou em toda ela, um notocórdio, funcionando como eixo."— Transcrição da apresentação:

1 Chordata I Cordados Filo ou ramo (Chordata) de animais que apresentam, nas primeiras fases da vida ou em toda ela, um notocórdio, funcionando como eixo de sustentação do corpo;

2 Tópicos Caracteristicas gerais dos cordados Subfilo Urochordata Subfilo Cephalochordata Subfilo Vertebrata Agnatha ou Cyclostomata Por que eles são cordados?

3 Caracteristicas gerais dos Cordados Na evolução dos cordados surgiu a metameria, evento que tambem ocorre na linhagem evolutiva dos protostômios e que deu origem aos anelideos e os artropodes. No caso da maioria dos cordados, um exemplo de estrutura do corpo do adulto em que a metameria é evidente é a musculatura dos troncos, organizada em miótomos ou blocos musculares metamericamente dispostos ao longo do corpo.

4 Cladograma

5 O Filo Chordata compreende indivíduos triblásticos, celomados e deuterostômios. Possuem circulação fechada, tubo digestório completo; tubo nervoso único, dorsal e oco; fendas faríngeas e cauda pós-anal. Podem apresentar simetria bilateral, crânio e endoesqueleto.

6 O Filo Chordata é bastante diversificado

7 Subfilo Urochordata Urocordados são sésseis quando adultos e possuem notocorda apenas na fase larval, localizada na cauda. Possuem corpo recoberto por uma túnica protetora e se alimentam de plâncton, filtrado pelas fendas branquiais.

8

9 Subfilo Cefalochordata Cefalocordados têm o anfioxo como representante. Este, tipicamente marinho, possui tentáculos denominados cirros bucais, auxiliando na captura de alimentos e impedindo a passagem de partículas grandes. Diferentemente das ascísias, a notocorda está presente por toda a vida do animal.

10

11 Subfilo Vertebrata V ertebrados possuem endoesqueleto ósseo ou de cartilagem, com vértebras que se desenvolvem na fase embrionária e podem ou não permanecer, sendo a presença de crista neural e dos anexos embrionários, características exclusivas deste subfilo.exclusivas Com mais de 50 mil espécies, os representantes vertebrados conquistaram os ambientes aquático, terrestre e aéreo. Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos estão abrigados neste grupo.

12

13 Caracteristicas Sistema esquelético O esqueleto interno que define os vertebrados é formado por cartilagem, osso ou, na maior parte dos casos, por estes dois tecidos, e consiste no crânio, na coluna vertebral e em dois pares de membros, embora em alguns grupos, como as cobras e as baleias, os membros estejam ausentes ou apenas na forma vestigial. O esqueleto dá suporte ao organismo durante o crescimento e, por essa razão, a maioria dos vertebrados são de maiores dimensões que os invertebrados.esqueleto cartilagemosso tecidoscrâniocoluna vertebralmembroscobrasbaleias crescimentoinvertebrados

14 Agnatha ou Cyclostomata Animais da Classe Agnatha são os vertebrados mais primitivos e são destituídos de mandíbulas (superior e inferior) daí vem o nome em grego que significa a= sem gnathos = mandíbulas, também podemos chamar esta classe de Cyclostomata que significa cyclos= circulo + stoma= boca. Além disso, os agnatos são vertebrados que não possuem suas vértebras totalmente formadas, possuindo esqueleto cartilaginoso. São vertebrados filtradores e sugadores na sua forma de nutrição (ectoparasitas de peixes ou são necrófagas), sua é boca dotada de dentes córneos, é circular, não apresentam nadadeiras em pares.vértebrasnadadeiras

15

16 São peixes que possuem o corpo alongado e cilíndrico, não possuem escamas (com tegumento mucoso), tecidos duro internos. São mais freqüentes em águas frias. Por sua respiração ser branquial ele apresenta 10 pares de nervos branquiais, suas brânquias se abrem em orifícios laterais.brânquias A maioria dos agnatos passa a vida adulta no mar, migrando para águas mais frias ou até mesmo para água doce para se reproduzir. Sua reprodução é externa e o desenvolvimento é indireto.

17 Por que eles são Cordados? Os cordados, diferentemente dos outros animais, possuem notocorda. É a única estrutura de um animal capaz de superar o poder da armadura exoesqueletal dos artrópodes, talvez perdendo apenas para a própria coluna vertebral, que é uma evolução da notocorda.artrópodes Alguns tipos de cordados conseguem evoluir suas notocordas para o estágio de coluna vertebral, tornando-se então a zelite do Reino Animal e de toda a Biologia, consequentemente. Trata-se dos vertebrados, o principal subfilo dos cordados. Quanto aos outros subfilos, eles costumam ser solenemente ignorados pelos livros, afinal não representam nada para o mundo e nem mesmo o Greenpeace ou o Ibamac c notariam uma possível extinção dentro deles.zeliteBiologiaGreenpeaceIbamac cextinção

18 O filo Chordata é um filo grande e diversificado de animais marinhos, dulcícolas e terrestres, que inclui ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Todos possuem um notocórdio dorsal, semelhante a uma haste, um cordão nervoso dorsal e fendas faríngeas. Em muitos cordados, algumas destas características são encontradas apenas nos estágios de seu desenvolvimento. O filo Chordata contém uma diversidade de animais, unidos por possuírem. pelo menos em alguma fase de sua vida, fendas faríngeas, um notocórdio e um cordão nervoso dorsal. Embora a maioria dos cordados pertença ao subfilo Vertebrata, em que um esqueleto vertebral envolve ou substitui o notocórdio, existem dois subfilos de cordados invertebrados.

19

20

21


Carregar ppt "Chordata I Cordados Filo ou ramo (Chordata) de animais que apresentam, nas primeiras fases da vida ou em toda ela, um notocórdio, funcionando como eixo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google