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1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LITERATURA 16. Simbolismo AULA DIGITAL.

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1 www.sistemacpv.com.br 1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LITERATURA 16. Simbolismo AULA DIGITAL

2 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 2 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL Índice Simbolismo Hora dos autores Simbolismo em Portugal Eugênio de Castro Camilo Pessanha Antônio Nobre Simbolismo no Brasil Cruz e Souza Alphonsus de Guimaraens

3 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 3 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL Simbolismo Surgido na França, o Simbolismo constituiu uma reação ao cientificismo do Realismo-Naturalismo e ao superficialismo dos parnasianos. Poesia da realidade subjetiva, nega o objetivismo e o materialismo comuns a essas três estéticas. Guarda alguma proximidade com o Romantismo, quanto aos temas do saudosismo, do apelo à morte e do pessimismo subjetivo. Todavia, não mantém a passionalidade dos românticos, nem o seu descontrole emocional, nem o seu sentimentalismo auto-piedoso. No Simbolismo, os temas provêm do universo espiritual, por meio de sugestões de emoção — e não de emoções explícitas —, por meio da suavidade das palavras — e não por meio da grandiloquência verbal. Os poetas simbolistas percebem a realidade subjetiva: — de forma metafísica, por meio de empregar substantivos abstratos; — de forma esotérica, por meio de um vocabulário ritualístico e cabalístico; e — de forma mística, por meio de um vocabulário litúrgico e sobrenatural.

4 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 4 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL Os poemas transpiram uma atmosfera onírica (de sonho): sensações indefinidas e falta de lógica predominam. Para isso: o recurso formal é a sugestão, por meio de musicalidade (ritmo e aliterações), sinestesias (fusão de sensações de naturezas distintas) e símbolos de difícil percepção. Embora seus temas sejam renovadores para a literatura, a forma de seus poemas continua atada à métrica e à rima — obviamente sem o senso de perfeição extrema dos parnasianos. Em Portugal, o Simbolismo teve início em 1890, com a publicação de Oaristos, de Eugênio de Castro. No Brasil, iniciou-se com Missal e Broquéis, dois livros de Cruz e Sousa, em 1893.

5 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 5 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL SIMBOLISMO EM PORTUGAL EUGÊNIO DE CASTRO (1868-1944) Nasceu em Coimbra e formou-se em Letras. Exerceu cargos diplomáticos em Viena e foi professor. Conheceu o Simbolismo francês e divulgou-o em Portugal. Foi muito prestigiado em vida, dono de vasta obra poética. Hoje é considerado poeta menor, cuja importância reside sobretudo em ter dado visibilidade ao movimento em Portugal. Hora dos autores

6 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 6 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL CAMILO PESSANHA (1867-1926) – é o mais importante poeta simbolista português, viveu boa parte de sua vida em Macau (China), como professor e funcionário público, e onde morreu, consumido pelo ópio. Seu único livro, Clepsidra, foi publicado em 1920, contendo textos ditados a um amigo, quando o poeta esteve pela última vez em Portugal. Pessanha é conhecido como o “poeta da dor espiritual”: um pessimismo sutil, sem angústias ou paixões, permeia todos os seus textos. Um saudosismo indefinido compõe o nítido incômodo existencial em viver a vida presente. Essa dor de existir, que se constrói de renúncia e silêncio, constitui uma das mais impressionantes obras poéticas em língua portuguesa. Poesia de musicalidade suave e sugestiva, compõe fragmentos de realidade e memória, plenos de sensações vagas e plurissignificativas. A imagem mais fecunda em sua poesia é a água. Não é à toa que seu único livro chama-se “clepsidra”, nome dado na Grécia antiga aos relógios d’água.

7 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 7 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL ANTÔNIO NOBRE (1867-1900) - Nasceu no Porto. Depois de uma tentativa frustrada de ser aprovado para o curso de Direito em Coimbra, cursou e formou-se em Ciências Políticas. Aprovado em concursodiplomático, morreu de tuberculose antes de iniciar a carreira. Em vida publicou apenas um livro, Só, que lhe valeu a celebridade. O apego à memória como forma de escapar de um presente infeliz e melancólico, em que o poeta não encontrava espaço para sua solidão, é uma constante na poesia de Antônio Nobre. Assim, o recuo ao passado, à infância rural, mostra-se como forma de resguardar seu eu em sua integridade e não enlouquecer. Para completar esse romantismo tardio,Nobre empregava uma linguagem coloquial, carregada de uma musicalidade de origem popular, que deram vitalidade e originalidade à sua produção poética.

8 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 8 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL SIMBOLISMO NO BRASIL CRUZ e SOUZA (1861-1898) - Por ser negro foi impedido de assumir um cargo público. Trabalhou como jornalista, como ponto de teatro e como funcionário da Central do Brasil. Integrante dos grupos marginais de poesia simbolista, teve dificuldade para publicar seus textos, pois a poesia oficial (romântica ou parnasiana) minava a atividade editorial da época. Morreu tuberculoso, em 1898, depois de perder toda a família por conta da tuberculose e de ver sua esposa enlouquecer. O preconceito racial parece ter penetrado em sua poesia: Cruz e Sousa evidencia, em seus textos, uma fixação pelo branco, pela luminosidade. O gosto simbolista se aprofunda em sublimação do real, em religiosidade, em sentimentos platônicos de amor, em profusão de abstrações (personificação de seres abstratos pelo uso de maiúsculas

9 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 9 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL A obra de Cruz e Souza é das mais complexas em literatura brasileira: emprega uma profusão de sinestesias, uma forte sonoridade (aliterações, assonâncias e ritmo dançante) e beleza formal a serviço de aguçar as sensações. Para ele, o poema deve sempre guardar um mistério, que não é revelado pelo texto e permanece indecifrável para o leitor.

10 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 10 Literatura Capítulo 16 AULA DIGITAL ALPHONSUS DE GUIMARAENS (1870-1921) - nasceu em Outro Preto e faleceu em Mariana. Estudou Direito em São Paulo, a cujo grupo simbolista sempre se manteve ligado. Depois de realizar seu desejo de conhecer Cruz e Sousa, no Rio de Janeiro, estabeleceu- se definitivamente em Minas Gerais, exercendo cargos judiciais. Sua vasta obra comporta três temas fundamentais. A saudade da amada morta (ele perdeu sua esposa muito cedo) é o primeiro tema. Convertida em alvo de platonismo, a imagem da amada aproxima-se da imagem da Virgem Maria, construindo o segundo tema: a religiosidade católica de cunho devocional e místico. A solidão e o pessimismo agregados a esses temas trouxeram ao poeta, inevitavelmente, o tema da morte, vista como forma de ascensão espiritual. Sua linguagem simples, de melodia delicada e ritmos medievais, constitui um dos exemplos mais interessantes de poesia que consegue ser profunda e plurissignificativa sem apelar para a erudição. A poesia de Alphonsus é o inverso estilístico de Cruz e Sousa.


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