A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente."— Transcrição da apresentação:

1

2 Machado de Assis

3 Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de 1908. Descendente de um negro e uma portuguesa, cresceu numa casa simples no morro do Livramento, na então capital do país, em pleno período escravocrata. Autodidata, se tornou fluente em alemão, francês e inglês só para poder ler os escritores clássicos que mais admirava. Antes dos 15 Anos, escreveu num jornal seu primeiro trabalho literário, o soneto À Ilma. Sra. D.P.J.A. Aos 16, foi contratado pela Imprensa Nacional como tipógrafo e aos 19 já colaborava com várias publicações. Além de jornalista, foi tradutor, crítico, contista, cronista, poeta, dramaturgo e romancista.

4 Machado se casou em 1870 com a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novaes, seu grande amor e companheira até o fim da vida. Depois de casado, morou na rua do Cosme Velho, no tradicional bairro de mesmo nome. Por causa desse endereço, ganhou o apelido de Bruxo do Cosme Velho, uma homenagem de Carlos Drummond de Andrade no poema A Um Bruxo, com Amor. Em 1873, iniciou a carreira de burocrata e funcionário público, o que garantiu seu sustento até a morte. Sua obra literária abrange quase todos os gêneros - seu primeiro livro publicado foi uma coletânea de poesias românticas. Em 1887, junto aos maiores nomes da literatura de então, como Rui Barbosa, Olavo Bilac e Joaquim Nabuco, fundou a Academia Brasileira de Letras - tornando-se depois seu presidente perpétuo.

5 Era igualmente admirado pela corte e pelo povo. Quando morreu, uma multidão acompanhou seu velório. Por semanas, os cariocas lotaram a rua do Cosme Velho, prestando reverências e homenagens a ele e a seu trabalho. Para o crítico inglês Harold Bloom, um dos mais respeitados do mundo, Machado é o maior escritor em língua portuguesa de todos os tempos e um dos grandes autores que a humanidade já produziu. Fonte: novaescola.org.br

6 Características Machado de Assis é um escritor realista. Realismo: escola literária de linguagem clara e objetiva; de narradores em terceira pessoa; de uma visão de mundo mais materialista. Antes de realista, porém, podemos considerá-lo quase um caso particular. Quando é interessante para ele observar os princípios realistas, ele o faz; quando não, abandona-os. Personagens metafísicos: personagens que estão além do plano físico, que não são materiais – ponto de afastamento do Realismo. Ex.: Memórias Póstumas de Brás Cubas; um personagem que já morreu dita suas memórias.

7 Romances de capítulos curtos Tempo psicológico: a história é narrada de acordo com a memória do personagem; quebra da linearidade realista do enredo (começo, meio e fim); Machado mistura tudo isso – outro afastamento em relação ao Realismo. Referências ao Romantismo Ironia, deboche e crítica à sociedade Visão pessimista do homem: o homem é corrupto, a sociedade é corrupta; não haverá mudança.

8 Narradores em primeira pessoa: narrativa mais parcial. Linguagem ambígua: mais de uma interpretação, fugindo da objetividade realista; possível fruto da parcialidade da narrativa. Digressão: 1. Ação ou resultado de se desviar do assunto tratado: um discurso cheio de digressões. 2. Desvio, afastamento de um objetivo (digressão de rota). [ Antôn.: aproximação ] 3. Viagem, passeio; excursão. 4. Evasiva, pretexto; subterfúgio. 5. Liter. Recurso literário us. para esclarecer, detalhar, ilustrar ou criticar um assunto. Quando se para de contar uma história e ocorre a mudança de rumo na narrativa; o narrador para de contar a história de repente.

9 Objetivos da digressão machadiana: * falar com o leitor; orientar; “Leitor, observe!” * referenciar a própria narrativa; metalinguagem; o narrador divide a técnica da criação da história com o leitor. Resumindo... * metafísica; * capítulos curtos; * tempo psicológico; * alusão ao Romantismo; * ironia, crítica; * visão pessimista do homem; * narrador em primeira pessoa; * linguagem ambígua; * digressão.

10 MÃOS À OBRA Em qualquer um dos contos que fazem parte de nossa coletânea, busquemos alguma(s) passagem(ns) que possa(m) apontar para estas características: * metafísica; * capítulos curtos; * tempo psicológico; * alusão ao Romantismo; * ironia, crítica; * visão pessimista do homem; * narrador em primeira pessoa; * linguagem ambígua; * digressão.


Carregar ppt "Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google