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Caio Fernando Abreu. . Nasceu em Santiago – RS – 1948 ( fronteira com a Argentina). Em 1968 – muda para São Paulo. foi jornalista da Revista Veja,

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1 Caio Fernando Abreu

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4 . Nasceu em Santiago – RS – 1948 ( fronteira com a Argentina). Em 1968 – muda para São Paulo. foi jornalista da Revista Veja, Folha de SP, Revista Claudia, Zero Hora e outros.. Escreveu romances, crônicas, peças de teatro, e destaca-se no “ conto”, seu ponto forte.. Recebeu vários prêmios literários. Faleceu em 1996 – vitimado pela AIDS- Em 25 de fevereiro, Porto Alegre, aos 48 anos. Ovelhas Negras recebe o Prêmio Jabuti de melhor livro de contos do ano.

5  Contista, romancista, dramaturgo e jornalista. Seu primeiro conto, O Príncipe Sapo foi publicado em 1963 na revista Claudia.  Em 1968, muda-se para São Paulo para participar da primeira redação da revista Veja.  Exilou-se na Europa até 1974 quando retornou para Porto Alegre onde começou sua prolixa criação literária. Ganhou vários prêmios, entre eles o Jabuti para Triângulo das águas. O marco de sua obra é a coletânea de contos Morangos Mofados (1982).  Seu último romance Onde andara Dulce Veiga (1990) foi adaptado para o cinema.

6  Escola literária – Literatura contemporânea  Ano de Publicação – 2009  Gênero – Contos  Divisão da obra – 15 contos

7  Literatura intimista, urbana;  Indivíduos oprimidos e solitários que buscam um sentido para viver;  Linguagem poética;  Predominam as narrativas curtas.  Temas: relação entre seres humanos, decepção, solidão, loucura, busca da identidade, morte, infidelidade, homossexualismo,

8  Entre os anos de 1970 e 1990, a literatura brasileira viveu uma espécie de apoteose criadora.  Os poetas marginais, com seus textos mimeografados, aguçaram a irreverência, a sensibilidade e a liberdade de criação dos modernistas.  Ditadura Militar  A presença da linguagem IMAGÉTICA é fortemente percebida pelos detalhes, permitindo ao leitor imaginar os cenários.  Movimentos Contraculturais: - Ideologia "paz e amor“ (movimento Hippie): o movimento negro, a rebeldia estudantil, a revolução sexual, o feminismo e o movimento gay, marcados pelo inconformismo. - Cenário cinzento: ditaduras latino-americanas, o imperialismo norte-americano e a guerra do Vietnã.

9  Sua prosa introspectiva revela a pressão de se sentir sozinho, esmagado por uma realidade opressiva que não faz a menor questão de estimular alguém a permanecer vivo.  A prosa desse período assistiu a uma consolidação da crônica, do conto e do romance policial e psicológico.  A estrutura do conto: começo, meio e fim cedeu espaço a uma narrativa preocupada em fotografar instantes, episódios ricos em sugestões e flagras intensamente poéticos sobre a significação humana. (impressionista)  Assumidamente homossexual, fez de sua literatura também um espaço de libertação, de amor livre.

10  A crítica literária de Caio Fernando Abreu não o aceita pelo fato do autor não se encaixar nos padrões literários da Academia.  Como ele mesmo chegou a dizer, sua obra incorporava o chulo e o não-literário, sendo influenciada bem mais por Cazuza e Rita Lee do que por Graciliano Ramos.

11  A literatura de Caio Fernando Abreu desvenda minuciosamente os sentimentos, como uma biografia daqueles que a leem..  A maioria dos contos centraliza sua narrativa na temática social.  Intimismo, crise existencial, marginalização, inquietações.  Tema contemporâneos: destaque para medo, morte, sexo, angústia e solidão.  Personagens sombrios, angustiados, obcecados pela morte e pela busca desesperada de amor e sexo.  Após descoberta da doença: AIDS novo tema predominante (ex. Linda, uma história horrível)  Narrativa Psicológica

12 “Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez, que leve para longe da minha boca este gosto podre de fracasso.” (Caio Fernando Abreu – Fragmento do conto “Os sobreviventes”, do livro Morangos mofados).

13  Fuga  Os Cavalos Brancos de Napoleão  Além do Ponto  O Coração de Alzira  O Príncipe Sapo  Triângulo Amoroso: variação sobre o tema  Para uma Avenca Partindo

14  Linda, uma História Horrível  O Destino Desfolhou  Holocausto  Recuerdos de Ypacaraí  Retratos  Sob o Céu de Saigon  Aniversário  Aqueles Dois


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