A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955"— Transcrição da apresentação:

1

2 Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955
António Emílio Leite Couto Nasceu em 5 de julho de 1955 Cidade da Beira, Moçambique. Filho de uma família de emigrantes portugueses O pai, Fernando Couto, natural de Rio Tinto, foi jornalista e poeta Mia couto aos 10 anos

3 Portugal África Beira Moçambique Lourenço Marques Maputo

4 Mia Couto - biografia Publicou os primeiros poemas no jornal Notícias da Beira, com 14 anos. Começou por publicar poesia, mas depois optou pela prosa. 1972: deixou a Beira e foi para Lourenço Marques (Maputo) para estudar Medicina. 1974: jornalismo. 1985: ingressou na Universidade para estudar Biologia Atualmente é professor de Ecologia na Universidade. Como biólogo, realizou trabalhos de pesquisa. Diretor da empresa Impacto, especializada em estudos de impacto ambiental. Autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior. Um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal. Várias das suas obras têm sido adaptadas ao teatro e cinema.

5 Mia Couto - biografia Mia Couto como jornalista

6 Mia Couto - escritor Mia Couto é um “escritor da terra”
explora a natureza humana na sua relação direta com a terra. Linguagem extremamente rica e muito fértil em palavras novas (neologismos). Mia Couto cria imagens como se fossem mundos fantásticos, como se fossem sonhos. É um excelente contador de histórias.

7 Mia Couto - escritor

8 Mia Couto - prémios 1990: Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora; Prémio Nacional de Ficção da Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO); 1995: “Terra Sonâmbula” – Júri na Feira Internacional do Zimbabwe, um dos melhores livros africanos do Século XX; 2001: Prémio Mário António (Ficção) - Fundação Calouste Gulbenkian, com o livro “O Último Voo do Flamingo”; 2007: Prémio União Latina de Literaturas Românicas; 2007: Prémio Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura, com o livro “O Outro Pé da Sereia”; 2011: Prémio Eduardo Lourenço; 2013: Prémio Camões; 2014: Prémio Internacional Literatura Neustadt, da Universidade de Oklahomade.

9 Mia Couto - prémios Prémio Camões 2013
o autor com os presidentes de Portugal, Cavaco Silva, e do Brasil, Dilma Rousseff.

10 Mia Couto os livros

11 Bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Mealhada, 2017


Carregar ppt "Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google