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PublicouLucca Bentes Abreu Alterado mais de 8 anos atrás
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Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Brasília Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional Coordenação Geral de Planejamento
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Pensar no passado para compreender o presente e idealizar o futuro. (Heródoto 485–420.a.c)
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Introdução Objetivos Analisar a execução das metas previstas no PDI 2009/2013 do IFB; Avaliar o andamento da execução do PDI 2014/2018 do IFB; Apresentar as contribuições elencadas pelos gestores da Rede Federal sobre os gargalos encontrados na execução do planejamento em suas instituições. Delimitação da pesquisa No que se refere ao PDI do IFB, a pesquisa se restringiu a análise dos documentos oficiais de planejamento do IFB; O questionário foi aplicado para os gestores da Rede Federal.
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Resultados e discussões Analisando as metas do PDI 2009/2013 do IFB Distribuição das metas alcançadas no PDI 2009/2013 do IFB Objetivos gerais Metas definidas por objetivo geral Metas alcançadas por objetivo geral Percentual do total dos objetivos gerais alcançados 1. Ampliar a oferta de cursos técnicos17 13 77% 2. Implementar cursos superiores11 764% 3. Melhorar a qualidade do ensino25 2392% 4. Implementar pós-graduação8 113% 5. Estruturar pesquisa tecnológica18 1795% 6. Incrementar a integração com a comunidade10 770% 7.Ampliar estrutura física14 1393% 8. Ampliar a gestão sistêmica16 957% 9. Promover melhorias na gestão pedagógica11 873% 10. Articular ensino, pesquisa e extensão9 667% 11. Implementar programa de qualidade de vida11 327% 12. Consolidar a marca IFB2 2100% Total por ano:15210972%
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Ao confrontar as metas constantes no PDI 2009/2013 do IFB com as declaradas nos Relatórios de Gestão, constatou-se uma crescente disparidade entre as metas previstas e as informadas nos relatórios. Resultados e discussões Metas não previstas no PDI 2009/2013 do IFB
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Ao confrontar as metas constantes no PDI com as declaradas nos Relatórios de Gestão de 2014 e 2015 e no planejamento de 2016, constatou-se uma discrepância entre as definidas e as declaradas. Resultados e discussões Acompanhando a execução do PDI 2014/2018 do IFB
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Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI Categorização das respostas distribuídas nos quatro aspectos Aspectos analisadosQuantidadePercentual Social e cultural4417% Político e institucional11345% Legal e administrativo4518% Pedagógico e metodológico4920% Total de respostas251100%
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Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI Percepções sobre os aspectos políticos e institucionais Esclarecer a comunidade sobre que venha ser a própria instituição; Integrar a instituição com a comunidade e com os setores produtivos. Revisar os regulamentos e o próprio planejamento para que ele se torne mais eficiente e reflita a realidade da instituição; Desenvolver uma cultura organizacional para o planejamento. Executar o que foi planejado equilibrando as demandas do ensino com a área administrativa e de gestão de pessoas.
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Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI Percepções sobre os aspectos pedagógicos e metodológicos política permanente de formação continuada dos servidores e de sua valorização; Dimensionamento atentando para gestão por competências. estruturar os cursos com mais aulas práticas, métodos de aprendizagem contemporâneos e em conformidade com o PDI. infraestrutura precária, obsoleta ou inadequada prejudicam a formação do estudante e sua empregabilidade.
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Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI Percepções sobre os aspectos sociais e culturais desenvolver ações que combatam a desigualdade social e que promovam a inclusão social. desenvolver ações institucionais que contemplem a diversidade em toda sua amplitude. institucionalizar políticas de combate a evasão escolar na perspectiva de permanência e êxito do estudante. estabelecer parcerias com os setores produtivos na perspectiva de garantir a inserção do estudante no mundo do trabalho
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Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI Percepções sobre os aspectos legais e administrativos imediatismo, reativismo e a atitude discricionária de alguns gestores atrapalham o planejamento. a burocracia dificulta a contratação de bens e serviços e atrasam as atividades da instituição o planejamento orçamentário é ineficiente. limitações e cortes orçamentários atrapalham a execução do que foi planejado.
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Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI Análise do perfil dos respondentes
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Conclusões A execução do PDI 2009/2013 foi satisfatória, atendendo 72%. Pontos fortes: Ensino, gestão, infraestrutura física, gestão pedagógica e articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Pontos fracos: Educação a Distância (EAD), a oferta de cursos de pós-graduação strictu sensu e a implementação do programa de qualidade de vida. O planejamento 2009/2013 foi eficiente? Respeitou a vontade da comunidade? Inicialmente estavam previstas 152 metas, ao final de 2013, a instituição tinha proposto realizar 1.197 metas (8 vezes o previsto), alcançou 648 (54%) e não alcançou 549 (46%). Dentre os gargalos Necessidade de aprimorar o processo de comunicação da instituição com a sociedade. Desenvolver políticas que contemplem a diversidade em toda sua amplitude. Os Institutos Federais precisam aprimorar sua organização e gestão. Estabelecer uma política permanente de formação continuada dos servidores As ações não planejadas e dos gargalos identificados ocorrem pelas especificidades dos Institutos Federais, se diferenciam das demais IES.
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