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Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.

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1 Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Brasília Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional Coordenação Geral de Planejamento

2 Pensar no passado para compreender o presente e idealizar o futuro. (Heródoto 485–420.a.c)

3 Introdução Objetivos  Analisar a execução das metas previstas no PDI 2009/2013 do IFB;  Avaliar o andamento da execução do PDI 2014/2018 do IFB;  Apresentar as contribuições elencadas pelos gestores da Rede Federal sobre os gargalos encontrados na execução do planejamento em suas instituições.  Delimitação da pesquisa  No que se refere ao PDI do IFB, a pesquisa se restringiu a análise dos documentos oficiais de planejamento do IFB;  O questionário foi aplicado para os gestores da Rede Federal.

4 Resultados e discussões Analisando as metas do PDI 2009/2013 do IFB  Distribuição das metas alcançadas no PDI 2009/2013 do IFB Objetivos gerais Metas definidas por objetivo geral Metas alcançadas por objetivo geral Percentual do total dos objetivos gerais alcançados 1. Ampliar a oferta de cursos técnicos17 13 77% 2. Implementar cursos superiores11 764% 3. Melhorar a qualidade do ensino25 2392% 4. Implementar pós-graduação8 113% 5. Estruturar pesquisa tecnológica18 1795% 6. Incrementar a integração com a comunidade10 770% 7.Ampliar estrutura física14 1393% 8. Ampliar a gestão sistêmica16 957% 9. Promover melhorias na gestão pedagógica11 873% 10. Articular ensino, pesquisa e extensão9 667% 11. Implementar programa de qualidade de vida11 327% 12. Consolidar a marca IFB2 2100% Total por ano:15210972%

5  Ao confrontar as metas constantes no PDI 2009/2013 do IFB com as declaradas nos Relatórios de Gestão, constatou-se uma crescente disparidade entre as metas previstas e as informadas nos relatórios. Resultados e discussões Metas não previstas no PDI 2009/2013 do IFB

6  Ao confrontar as metas constantes no PDI com as declaradas nos Relatórios de Gestão de 2014 e 2015 e no planejamento de 2016, constatou-se uma discrepância entre as definidas e as declaradas. Resultados e discussões Acompanhando a execução do PDI 2014/2018 do IFB

7 Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Categorização das respostas distribuídas nos quatro aspectos Aspectos analisadosQuantidadePercentual Social e cultural4417% Político e institucional11345% Legal e administrativo4518% Pedagógico e metodológico4920% Total de respostas251100%

8 Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos políticos e institucionais Esclarecer a comunidade sobre que venha ser a própria instituição; Integrar a instituição com a comunidade e com os setores produtivos. Revisar os regulamentos e o próprio planejamento para que ele se torne mais eficiente e reflita a realidade da instituição; Desenvolver uma cultura organizacional para o planejamento. Executar o que foi planejado equilibrando as demandas do ensino com a área administrativa e de gestão de pessoas.

9 Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos pedagógicos e metodológicos política permanente de formação continuada dos servidores e de sua valorização; Dimensionamento atentando para gestão por competências. estruturar os cursos com mais aulas práticas, métodos de aprendizagem contemporâneos e em conformidade com o PDI. infraestrutura precária, obsoleta ou inadequada prejudicam a formação do estudante e sua empregabilidade.

10 Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos sociais e culturais desenvolver ações que combatam a desigualdade social e que promovam a inclusão social. desenvolver ações institucionais que contemplem a diversidade em toda sua amplitude. institucionalizar políticas de combate a evasão escolar na perspectiva de permanência e êxito do estudante. estabelecer parcerias com os setores produtivos na perspectiva de garantir a inserção do estudante no mundo do trabalho

11 Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos legais e administrativos imediatismo, reativismo e a atitude discricionária de alguns gestores atrapalham o planejamento. a burocracia dificulta a contratação de bens e serviços e atrasam as atividades da instituição o planejamento orçamentário é ineficiente. limitações e cortes orçamentários atrapalham a execução do que foi planejado.

12 Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Análise do perfil dos respondentes

13 Conclusões  A execução do PDI 2009/2013 foi satisfatória, atendendo 72%.  Pontos fortes: Ensino, gestão, infraestrutura física, gestão pedagógica e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.  Pontos fracos: Educação a Distância (EAD), a oferta de cursos de pós-graduação strictu sensu e a implementação do programa de qualidade de vida.  O planejamento 2009/2013 foi eficiente? Respeitou a vontade da comunidade?  Inicialmente estavam previstas 152 metas, ao final de 2013, a instituição tinha proposto realizar 1.197 metas (8 vezes o previsto), alcançou 648 (54%) e não alcançou 549 (46%).  Dentre os gargalos  Necessidade de aprimorar o processo de comunicação da instituição com a sociedade.  Desenvolver políticas que contemplem a diversidade em toda sua amplitude.  Os Institutos Federais precisam aprimorar sua organização e gestão.  Estabelecer uma política permanente de formação continuada dos servidores  As ações não planejadas e dos gargalos identificados ocorrem pelas especificidades dos Institutos Federais, se diferenciam das demais IES.


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