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Encontro de Lideranças (*) 1 APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA

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Apresentação em tema: "Encontro de Lideranças (*) 1 APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Lideranças (*) 1 APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA pedro.celestino@clubedeengenharia.org.br (*) dados atualizados em 27/07/2016

2 O que houve com o emprego na Construção Pesada? Fonte: RAIS/CAGED-MTE. Elaboração: LCA Nº de postos de trabalho em dezembro de cada ano (milhares) 2

3 A perda de postos de trabalho na construção pesada não decorre de aumento das demissões, mas da falta de novas obras Fonte: RAIS/CAGED-MTE. Elaboração: LCA. ¹ Valores de 31/dez do ano anterior * Dados acumulados até junho/16 3 Ano Postos de trabalho no início do ano Admitidos no ano Desligados no anoSaldo no ano 20121.02097794829 20131.04998197110 20141.059889950-61 2015998620795-175 2016*823262302-40

4 O que houve com o emprego na Construção Pesada? O Brasil perdeu, nos últimos 24 meses (entre junho de 2014 e junho de 2016), 2,05 milhões de postos de trabalho. Destes, 700,2 mil postos (34,2%) foram perdidos na construção em geral (pesada + edificações e instalações). Somente na construção pesada perderam-se 296,9 mil postos, ou seja, 14,5 % do total das perdas do país. 4

5 Emprego na Construção: Jun 2014 a Jun 2016 5 Fonte: RAIS/CAGED-MTE. (em mil postos de trabalho) Jun/14Jun/15Jun/16 Variação Jun/15 e Jun/16Jun/14 e Jun/16 PESADA (infraestrutura e montagem) 1.080928783-16%-27% CIVIL (edificações e Instalações) 2.0711.9521.667-15%-19% TOTAL DA CONSTRUÇÃO 3.1512.8802.451-15%-22%

6 Qual a dimensão disto? O setor da construção pesada representava 2,2% do total de empregos do país¹ e respondeu por 14,5% da redução de postos de trabalho nos últimos 2 anos. 2,2% vs. 14,5% !!! 6 ¹ Em junho de 2014. Participação caiu para 1,7% em junho de 2016.

7 Efeitos Multiplicadores dos investimentos no setor de Construção Pesada Elaboração: LCA com base nos dados das Contas Nacionais e PAIC – IBGE (2009) R$ 1 milhão investido na produção do setor de Construção Pesada R$ 1,6 milhão de valor adicionado Incremento marginal no PIB gerado por efeitos diretos, indiretos e renda 56 ocupações Aumento no total de pessoas ocupadas, ao longo de um ano R$ 538 mil em salários Acréscimo de massa salarial 7

8 Efeitos Multiplicadores: impactos sobre a cadeia produtiva O efeito matricial mostra a relevância do setor de Construção Pesada ao longo da cadeia produtiva: (i) Adição de valor nos demais setores (ii) Inter-relações setoriais Políticas públicas no setor de Construção Pesada impactam outros setores, por conta de seus encadeamentos 8 Demandantes de Produtos Construção Pesada Exemplos: Produtos de minerais não- metálicos; Tintas; Cimento; Serviços. Exemplos: Comércio, Transporte Ofertantes de Insumos

9 Efeitos Multiplicadores: o setor de Construção Pesada e suas inter-relações setoriais Elaboração: LCA com base nos dados das Contas Nacionais - IBGE (2009) Produtos de minerais não- metálicos R$ 1 MM R$ 173 mil R$ 60 mil R$ 92 mil R$ 26 mil R$ 68 mil R$ 57 mil R$ 19 mil Construção Pesada R$ 1 Milhão Construção Pesada R$ 1 Milhão Intermed. financeira e seguros Alimentos e Bebidas Transporte, armazenagem e correio Serviços prestados às empresas Refino de petróleo e coque Comércio 9 Aumentos na produção do setor de Construção Pesada possuem reflexos praticamente em todos os outros setores econômicos do País 9 Serviços imobiliários e aluguel R$ 105 mil Investimento de R$ 1 milhão no setor de Construção Pesada gera R$ 1,6 milhões de valor adicionado na economia Demais 49 setores: R$ 1 milhão

10 O segmento de Construção Pesada gera efeitos de longo prazo na economia Retração de grandes obras interrompe atividade econômica em diversos níveis, com forte impacto na evolução econômica ao longo do tempo Elaboração: LCA, com base em Haddad et al., “Impactos Socieconômicos de Grandes Investimentos em Transportes no Estado do Pará”(2011); ¹ Estudos internacionais compilados pela Boston Logistics Group (2012) 10 Redução para nível do Canadá (9%) implicaria redução de R$ 279 bi nos custos¹ Custo de Logística no Brasil: 15,4% do PIB


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