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A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.

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Apresentação em tema: "A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014

2 Contratos de Prestação de Serviços entre Empresas Especialização (novas atividades econômicas) Ganhos de Produtividade Inovação Tecnológica  Forma de organizar as tarefas  Equipamentos e instrumentos específicos para prestar determinados serviços  Prestador de serviços obtém ganhos de escala e escopo  Contratante pode focar na gestão da cadeia produtiva Eficiência: preços e tarifas mais baixos competitividade Criação de empregos no setor de serviços, em todo território nacional Lógica Econômica da T erceirização 2

3  Ao levar oportunidade de emprego formal em regiões com menores opções de atividade econômica, a terceirização contribui para a redução da precariedade e informalidade no mercado de trabalho. Taxas de crescimento % a.a. - 2006 a 2012 Taxa de crescimento do emprego formal terceirizado é maior em regiões com menor nível de atividade econômica Norte Emprego Formal Terceirizado Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil 9,8% 8,0% 5,6% 5,9% 6,2% Fonte: RAIS/MTE. Elaboração: LCA Consultores Norte Emprego Setor Serviços Total Nordeste Centro-Oeste Sul Sudeste Brasil 6,3% 5,3% 4,9% 5,1% 5,3% Benefícios gerados pela terceirização no Brasil 3

4 Presença em todo país, gerando empregos formais e inclusão social Crescimento do emprego entre 2006 e 2012  Maior crescimento nas regiões N e NE, bastante acima do crescimento do mercado de trabalho total  Estas regiões passaram de 12% para 16% do total de empregados em contact center no Brasil, no período  O setor tem papel relevante de inclusão social e redução de desigualdade regional, com a expansão do emprego formal*. 4 Contact Center: 166% Mercado de trabalho: 41% Contact Center: 97% Mercado de Trabalho: 33% Fonte: RAIS. MTE. *Nota: relação entre número de empregados formais do setor na RAIS e empregados de contact center na PNAD está próximo de 100% ao longo de todo o período.

5 Empregados de perfil jovem e primeiro emprego... Perfil dos trabalhadores de contact center: 5 Cônjuges 18,7% Filhos 52,4% Chefes de família 19,8% Outros 9,0%  O setor de contact center qualifica os jovens, facilitando sua ascensão social e melhorando sua empregabilidade em outros setores Fonte: PNAD/IBGE.

6 ... que conciliam a atividade de contact center com seus estudos Contact center RH Ensino Médio completo Superior incompleto Superior completo 67,0%38,1% 12,6% 6,2% 7,6% 10,9% Escolaridade Média Jornada de Contact Center 36,4 horas semanais Jornada de Outras atividades comumente terceirizadas* 43,0 horas semanais Fonte: RAIS/MTE, 2012. *Nota: inclui Recursos Humanos e Serviços de Limpeza e Segurança. Fonte: PNAD/IBGE. 6  Jornada reduzida se reflete em maior quantidade de empregados que cursam o ensino superior, reforçando o papel que o setor apresenta na qualificação de mão de obra.

7 Contact center gera emprego...... e renda As famílias gastam sua renda em bens e serviços...... gerando necessidade de mais insumos e mais emprego nesses outros setores...... e mais renda CICLO VIRTUOSO Além dos impactos positivos sobre empregos, o setor afeta a economia por meio dos multiplicadores de renda 7 R$ 1 milhão alocado no setor de CONTACT CENTER gera PRO DUÇ ÃO Alimentos e Bebidas R$ 207 mil Serviços imobiliários e aluguel R$ 169 mil Telecom R$ 194 mil Comércio R$ 189 mil Seguros R$ 171 mil Transporte, armazenamento e correio R$ 147 mil

8 \ \ Os ganhos derivados dos efeitos multiplicadores para a economia são expressivos Impostos (R$ de 2009) Quando se aloca R$ 1 milhão no setor de contact center, são gerados na economia brasileira: Produção (R$ de 2009) 4,3 milhões 2,7 milhões 3,6 milhões Ocupação (unidades, por 1 ano) 82 empregos 93 empregos 52 empregos 248 mil 198 mil 331 mil Salários (R$ de 2009) 772 mil 428 mil 532 mil Indústria Agropecuária 8 Como comparação, alocar R$ 1 milhão na agropecuária ou na indústria gera:

9 Setor de Call Center impulsiona o desenvolvimento social e econômico E se o setor de contact center deixasse de existir? Desapareceria não apenas a sua produção, mas também os ganhos relacionados aos seus efeitos multiplicadores * Fonte: Produto Interno Bruto dos Municípios 2010 – IBGE (ftp://ftp.ibge.gov.br/Pib_Municipios/2010/pdf/tab01.pdf); **Fonte: População Brasil (IBGE - Censo 2010)ftp://ftp.ibge.gov.br/Pib_Municipios/2010/pdf/tab01.pdf Nota: PIB Porto Alegre (2010): R$ 43.038.100.000; População de Campinas (2010): 1.080.113 habitantes; PIB Teresina (2010): R$ 10.539.378.000 ProduçãoEmpregos Salários R$ 46 bilhões -0,5% 1,1 milhão -0,6% R$ 11 bilhões -0,6% Redução SEM Teleatendimento O equivalente ao PIB de Porto Alegre * O equivalente ao PIB de Teresina * O equivalente à população de Campinas **


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