A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura Brutalista Um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. Um movimento arquitetônico desenvolvido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura Brutalista Um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. Um movimento arquitetônico desenvolvido."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura Brutalista Um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. Um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. Defendia uma radicalização de determinadas características da arquitetura moderna. Defendia uma radicalização de determinadas características da arquitetura moderna.

2 O brutalismo privilegiava a verdade estrutural das edificações, de forma a nunca esconder os seus elementos estruturais (o que se conseguia ao tornar o concreto armado aparente ou destacando os perfis metálicos de vigas e pilares, incluindo encanamentos e instalações elétricas), que deveriam ficar expostos, sendo eles os verdadeiros responsáveis pela beleza estética da obra. O brutalismo privilegiava a verdade estrutural das edificações, de forma a nunca esconder os seus elementos estruturais (o que se conseguia ao tornar o concreto armado aparente ou destacando os perfis metálicos de vigas e pilares, incluindo encanamentos e instalações elétricas), que deveriam ficar expostos, sendo eles os verdadeiros responsáveis pela beleza estética da obra.

3 A arquitetura brutalista critica o excesso de ornamentação e finalização numa edificação. A arquitetura brutalista critica o excesso de ornamentação e finalização numa edificação. No Brasil, a arquitetura brutalista começa a ser utilizada nos anos 50, inicialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente pelo trabalho de uma nova geração de arquitetos paulistas. No Brasil, a arquitetura brutalista começa a ser utilizada nos anos 50, inicialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente pelo trabalho de uma nova geração de arquitetos paulistas.

4 FAU-USP – J.B. VILANOVA ARTIGAS E C. CASCALDI 1961

5

6

7

8

9 SEDE ANHEMBI- TENIS CLUBE ARTIGAS, CASCALDI - 1961

10

11

12 MASP- LINA BO BARDI - 1961

13

14 IGREJA DA VILA MADALENA – SP JOAQUIM GUEDES 1956

15

16 Concreto Aparente

17 Vigas e Pilares

18

19

20

21

22 MATERIAIS Um dos sistemas construtivos mais usados nas construções é o concreto armado: concreto (areia, pedra, cimento e água ) + estrutura de aço (armadura de ferro). Se for usado sem acabamentos é denominado concreto aparente. Isso quer dizer que o concreto não é apenas um acabamento, mas a própria viga, pilar, parede, laje ou piso da construção.

23 Durabilidade O concreto é um material que desperta grandes interesses de sua utilização devido a sua resistência, pode ser um material durável na maioria dos ambientes, mas, nos casos de deterioração prematura, podem trazer grandes lições para os responsáveis pelas estruturas. Um material chega ao fim de sua vida útil quando suas propriedades, sob condições de uso, tiverem sido deterioradas de maneira que a sua utilização se torna insegura e caro para ser recuperada

24 Taís Dias Taís Dias Barbara Nicole Barbara Nicole Ana Carolina Ana Carolina Gustavo Garcia Gustavo Garcia Fonte: www.arquiteturabrutalista.com.br www.wikipedia.com.br


Carregar ppt "Arquitetura Brutalista Um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. Um movimento arquitetônico desenvolvido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google