A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO PROF. ANGÉLICA COELHO JUAREZ BARRETO E LÓREN CAROLINE

2 CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO
Isolamento contra radiação deve considerar o feixe radioativo, a potência do equipamento e o ambiente vizinho. As paredes de concreto, além das grandes espessuras, podem receber reforço do bário e chumbo.

3 Dependendo do equipamento, o nível de radiação é diferente, conseqüentemente, a necessidade de proteção será maior ou menor. A radiação é uma onda eletromagnética que, nesses locais, é fisicamente barrada e não passa para o ambiente externo ou contíguo.

4 EXISTEM TIPOS DIVERSOS DE RADIAÇÃO
Máquinas de raio-X, de hemodinâmica e tomografia produzem radiação ionizante, a partir de um feixe de elétrons. Raio X Ressonância magnética Eletroneuromiografia O que existe é uma diferença de faixas de energia.

5 O TIPO DE BLINDAGEM E A ESPESSURA SÃO DEFINIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DA ENERGIA DA RADIAÇÃO
O primeiro passo para todo o projeto e dimensionamento da blindagem é o projeto de arquitetura. Arquitetos e engenheiros determinam a área destinada para os equipamentos. O passo seguinte é verificar qual equipamento foi determinado pelo hospital, e, a partir das informações do fabricante e da energia, o físico ajusta o layout ao equipamento. Um ponto crítico é a combinação do projeto e blindagem, de forma a manter a segurança com baixos custos. Uma vez concluído, o memorial de cálculo da barreira deve ser apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

6 UMA CARACTERÍSTICA DO EQUIPAMENTO QUE DEVE SER ANALISADA É A SUA MOVIMENTAÇÃO.
Dependendo de como ele gira e se move, o feixe radioativo emitido alcança partes diferentes da sala, e essas partes precisam de mais proteção. O visor entre a sala de equipamento e a sala de comando deve ser blindado. Mesmo que o procedimento seja seguro ao paciente, o operador passa muitas horas exposto e precisa ser protegido.

7 Também existem alguns cuidados de arquitetura, como o posicionamento das portas, por serem pontos vulneráveis à fuga de radiação. Para que a porta não fique muito pesada, deve ser posicionada como em um labirinto, com um corredor entre ela e o aparelho. As portas geralmente têm proteção de 2 mm de chumbo para casos clínicos

8 Para raio X e hemodinâmica, é necessário uma proteção de 1 mm a 2 mm de chumbo ou 1 cm a 2 cm de barita. Essa massa tem uma cura de duas a três semanas, e não racha com tanta facilidade.

9 Já para equipamentos de medicina nuclear, como PET-CT, recomenda- se ou chumbo ou concreto. Esses equipamentos necessitam de uma barreira maior, de até 5 mm ou 10 mm de chumbo, o que pode pesar muito, ou uma espessura muito maior em concreto, que traz o problema do espaço. Neste caso, apesar de barata, a barita não é recomendada, pois sua grande espessura, em função da cura, racha e cai. Além do mais, a relação de 10 : 1 com chumbo funciona em pouca radiação. No PET Scan, a relação é de 40 : 1 desta forma, 1 mm de chumbo equivale a 40 x esta espessura em barita.

10 RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
As paredes são construídas com chapas de aço, ou as chapas são sobrepostas de forma que contenha o campo magnético dentro da sala. A necessidade é inversa da ressonância: o aparelho é sensível à interferência eletromagnética. Para este caso, protege-se a sala em todas as dimensões (teto, piso, paredes) normalmente com cobre, as placas de cobre são direcionadas para o sistema de aterramento elétrico, para que as ondas não interfiram no ambiente. ELETRONEUROMIOGRAFIA

11 Também existe a possibilidade de se tratar o concreto para funcionar como blindagem. É possível, mas é muito caro. Assim, não tem muito sentido quando, em um hospital por exemplo, sempre se muda o layout, por causa dos equipamentos. conclui o superintendente. ou De qualquer forma, em toda a execução, independentemente do material escolhido, os pontos mais importantes são manter a espessura mínima definida em projeto e não deixar nenhuma falha, nenhum ponto sem proteção.


Carregar ppt "TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google