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SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JHONE HEITOR THEISS.

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1 SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JHONE HEITOR THEISS PROF. ROBERTO HEINZLE, Orientador

2  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Contexto atual do tema  Conceitos básicos  Trabalhos correlatos  Desenvolvimento do sistema  Requisitos principais  Especificação  Implementação  Técnicas e ferramentas utilizadas  Operacionalidade da implementação  Resultados e discussão  Conclusões  Extensões ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO

3 INTRODUÇÃO Denomina-se recurso didático toda tecnologia presente na IE e disponível para uso; Inúmeras opções = dúvida na escolha; Utilizar a IA para potencializar o uso das tecnologias; Sugerir os melhores recursos e agendar o seu uso; RBC, vizinho mais próximo, similaridade.

4 Desenvolver uma ferramenta que utilize a IA para dimensionar adequadamente o uso de recursos didático-pedagógicos da IE e efetuar suas reservas via web. OBJETIVO GERAL

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS disponibilizar uma interface web; disponibilizar cadastros; utilizar o RBC para sugerir os melhores recursos ao professor; validar os recursos evitando a coincidência de horário e verificando a capacidade do recurso; disponibilizar relatórios de utilização.

6 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Novas formas de aprendizado; Problemas: – acesso a escola – falta de interesse Encontro de gerações; Desafios e aulas dinâmicas.

7 RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS (RBC) O RBC é uma técnica de IA para resolução de problemas que se baseia no raciocínio humano, fundamentado na utilização de soluções encontradas em problemas anteriores semelhantes já resolvidos.

8 CICLO DE VIDA DE UM SISTEMA DE RBC problema (novo caso) caso recuperado solução proposta solução confirmada BASE DE CASOS Recuperar Reutilizar Revisar Reter soluções iniciais

9 FÓRMULA DA SIMILARIDADE

10 TRABALHOS CORRELATOS Waitaha: Sistema para reserva de salas informatizadas via web (CORRÊA, 2010); Sistema de informações aplicado na advocacia (DALFOVO et al., 2004); Controle de fretes (EHLERT, 2004).

11 REQUISITOS FUNCIONAIS permitir a autenticação do usuário informando e-mail e senha (UC01); permitir ao administrador cadastrar cursos (UC02); permitir ao administrador cadastrar professores (UC03); permitir ao administrador cadastrar turmas (UC04); permitir ao administrador cadastrar disciplinas (UC05); permitir ao administrador cadastrar conteúdos da disciplina (UC06); permitir ao administrador cadastrar recursos (UC07);

12 REQUISITOS FUNCIONAIS permitir ao administrador definir o peso dos atributos (UC08); permitir ao administrador cadastrar o plano de aula (UC09); permitir ao professor cadastrar reservas (UC10); exibir um calendário para o usuário informar a data (UC11); oferecer ao professor as melhores opções de recursos, evitar a coincidência de horário e verificar a capacidade do recurso (UC12); permitir ao administrador emitir relatórios de utilização (UC13).

13 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS utilizar interface voltada a web; utilizar a linguagem HyperText Preprocessor (PHP) para a construção da interface web; utilizar o MySQL como banco de dados; possuir dois perfis de usuário para acesso ao sistema: administrador que pode efetuar todas as operações e professor que pode efetuar reserva de recursos; possuir um e-mail e senha padrão de acesso ao sistema.

14 ESPECIFICAÇÃO Análise orientada a objeto utilizando a Unified Modeling Language (UML); Utilizou-se o Enterprise Architect (EA) para elaborar os diagramas de casos de uso, classe e atividades; Para a modelagem de dados utilizou-se o DBDesigner versão 4.

15 DIAGRAMA DE CASOS DE USO

16 DIAGRAMA DE CLASSES

17 DIAGRAMA DE ATIVIDADES “Sugestão de recursos (comparação dos ID’s)”

18 DIAGRAMA DE ATIVIDADES “sugestão de recursos (verificação da capacidade)”

19 DIAGRAMA DE ATIVIDADES “sugestão de recursos (pesquisa por palavras-chave)”

20 MER

21 FLUXO DE INFORMAÇÕES

22 EXEMPLO DE CONSULTA PARA A SUGESTÃO DE RECURSOS

23 EXEMPLO DE SIMILARIDADE NO PLANO CARTESIANO cursoprofessorturmadisciplinaconteúdopalavrasTOTAL caso 11 * 91 * 150 * 141 * 150 * 20(2/3) * 2757% caso 20 * 90 * 151 * 140 * 150 * 20(3/3) * 2741%

24 Linguagem PHP (editor EditPad Pro) – JavaScript / AJAX MVC / Orientação a objetos Ambiente Windows XP – WAMP Server (Apache/MySQL/PHP) Interface HTML com CSS PopCalendarXP TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS

25 AUTENTICAÇÃO

26 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

27 CONFIGURAÇÃO DE PESOS

28 CADASTROS DO ADMINISTRADOR

29 TELA INICIAL DO PROFESSOR

30 CADASTRANDO UMA RESERVA

31

32 VISUALIZANDO AS RESERVAS

33 RESULTADOS E DISCUSSÃO Comparado ao trabalho de Correa (2010), o presente trabalho contempla aspectos relacionados ao dimensionamento de inúmeros recursos, não limitando-se a reserva de laboratórios; O sistema de Dalfovo et al. (2004) e o presente trabalho mantêm uma lista de palavras-chave para pesquisar por descrição. Ambos realizam manutenções em suas listas; Ehlert (2004) compara apenas a cidade para encontrar a melhor rota de entrega enquanto que o trabalho atual compara seis atributos para encontrar o melhor recurso.

34 COMPARATIVO ENTRE TRABALHOS

35 CONCLUSÕES Objetivos propostos atingidos em sua totalidade; Disponibilizou-se uma interface web para autenticação do usuário; Disponibilizaram-se cadastros ao administrador para a manutenção dos registros; Utilizou-se o RBC para sugerir opções de recursos ao professor durante o processo de alocação; Validou-se as solicitações de reserva evitando a coincidência de horário e exibindo mensagens de recurso escasso ou recurso excedente;

36 CONCLUSÕES Disponibilizaram-se ao administrador relatórios de utilização; Para desconsiderar particularidades da implementação, utilizou-se o diagrama de atividades e não o diagrama de sequência; Com o uso frequente do sistema, casos iguais poderão ser armazenados inevitavelmente.

37 EXTENSÕES verificar a demanda de uso e a necessidade de adquirir novos recursos. Criar meios de valoriza-los para que também apareçam na lista de sugestões, mesmo que ainda não foram reservados; gerar uma base de conhecimento exclusiva para ser utilizada na busca dos melhores recursos. Manter nesta nova base apenas um exemplar de cada reserva efetivada, evitando, assim, que a base de conhecimento possua cópias ou informações desnecessárias e preservando as reservas realizadas no banco de dados; prever quando um recurso estiver danificado ou em manutenção, de modo a impedir que ele seja selecionado ou exibido para o usuário.

38 OBRIGADO!


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