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PublicouGustavo Rocha Tomé Alterado mais de 7 anos atrás
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SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JHONE HEITOR THEISS PROF. ROBERTO HEINZLE, Orientador
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Introdução Objetivos Fundamentação teórica Contexto atual do tema Conceitos básicos Trabalhos correlatos Desenvolvimento do sistema Requisitos principais Especificação Implementação Técnicas e ferramentas utilizadas Operacionalidade da implementação Resultados e discussão Conclusões Extensões ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
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INTRODUÇÃO Denomina-se recurso didático toda tecnologia presente na IE e disponível para uso; Inúmeras opções = dúvida na escolha; Utilizar a IA para potencializar o uso das tecnologias; Sugerir os melhores recursos e agendar o seu uso; RBC, vizinho mais próximo, similaridade.
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Desenvolver uma ferramenta que utilize a IA para dimensionar adequadamente o uso de recursos didático-pedagógicos da IE e efetuar suas reservas via web. OBJETIVO GERAL
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS disponibilizar uma interface web; disponibilizar cadastros; utilizar o RBC para sugerir os melhores recursos ao professor; validar os recursos evitando a coincidência de horário e verificando a capacidade do recurso; disponibilizar relatórios de utilização.
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TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Novas formas de aprendizado; Problemas: – acesso a escola – falta de interesse Encontro de gerações; Desafios e aulas dinâmicas.
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RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS (RBC) O RBC é uma técnica de IA para resolução de problemas que se baseia no raciocínio humano, fundamentado na utilização de soluções encontradas em problemas anteriores semelhantes já resolvidos.
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CICLO DE VIDA DE UM SISTEMA DE RBC problema (novo caso) caso recuperado solução proposta solução confirmada BASE DE CASOS Recuperar Reutilizar Revisar Reter soluções iniciais
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FÓRMULA DA SIMILARIDADE
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TRABALHOS CORRELATOS Waitaha: Sistema para reserva de salas informatizadas via web (CORRÊA, 2010); Sistema de informações aplicado na advocacia (DALFOVO et al., 2004); Controle de fretes (EHLERT, 2004).
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REQUISITOS FUNCIONAIS permitir a autenticação do usuário informando e-mail e senha (UC01); permitir ao administrador cadastrar cursos (UC02); permitir ao administrador cadastrar professores (UC03); permitir ao administrador cadastrar turmas (UC04); permitir ao administrador cadastrar disciplinas (UC05); permitir ao administrador cadastrar conteúdos da disciplina (UC06); permitir ao administrador cadastrar recursos (UC07);
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REQUISITOS FUNCIONAIS permitir ao administrador definir o peso dos atributos (UC08); permitir ao administrador cadastrar o plano de aula (UC09); permitir ao professor cadastrar reservas (UC10); exibir um calendário para o usuário informar a data (UC11); oferecer ao professor as melhores opções de recursos, evitar a coincidência de horário e verificar a capacidade do recurso (UC12); permitir ao administrador emitir relatórios de utilização (UC13).
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REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS utilizar interface voltada a web; utilizar a linguagem HyperText Preprocessor (PHP) para a construção da interface web; utilizar o MySQL como banco de dados; possuir dois perfis de usuário para acesso ao sistema: administrador que pode efetuar todas as operações e professor que pode efetuar reserva de recursos; possuir um e-mail e senha padrão de acesso ao sistema.
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ESPECIFICAÇÃO Análise orientada a objeto utilizando a Unified Modeling Language (UML); Utilizou-se o Enterprise Architect (EA) para elaborar os diagramas de casos de uso, classe e atividades; Para a modelagem de dados utilizou-se o DBDesigner versão 4.
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DIAGRAMA DE CASOS DE USO
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DIAGRAMA DE CLASSES
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DIAGRAMA DE ATIVIDADES “Sugestão de recursos (comparação dos ID’s)”
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DIAGRAMA DE ATIVIDADES “sugestão de recursos (verificação da capacidade)”
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DIAGRAMA DE ATIVIDADES “sugestão de recursos (pesquisa por palavras-chave)”
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MER
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FLUXO DE INFORMAÇÕES
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EXEMPLO DE CONSULTA PARA A SUGESTÃO DE RECURSOS
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EXEMPLO DE SIMILARIDADE NO PLANO CARTESIANO cursoprofessorturmadisciplinaconteúdopalavrasTOTAL caso 11 * 91 * 150 * 141 * 150 * 20(2/3) * 2757% caso 20 * 90 * 151 * 140 * 150 * 20(3/3) * 2741%
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Linguagem PHP (editor EditPad Pro) – JavaScript / AJAX MVC / Orientação a objetos Ambiente Windows XP – WAMP Server (Apache/MySQL/PHP) Interface HTML com CSS PopCalendarXP TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS
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AUTENTICAÇÃO
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TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR
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CONFIGURAÇÃO DE PESOS
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CADASTROS DO ADMINISTRADOR
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TELA INICIAL DO PROFESSOR
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CADASTRANDO UMA RESERVA
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VISUALIZANDO AS RESERVAS
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RESULTADOS E DISCUSSÃO Comparado ao trabalho de Correa (2010), o presente trabalho contempla aspectos relacionados ao dimensionamento de inúmeros recursos, não limitando-se a reserva de laboratórios; O sistema de Dalfovo et al. (2004) e o presente trabalho mantêm uma lista de palavras-chave para pesquisar por descrição. Ambos realizam manutenções em suas listas; Ehlert (2004) compara apenas a cidade para encontrar a melhor rota de entrega enquanto que o trabalho atual compara seis atributos para encontrar o melhor recurso.
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COMPARATIVO ENTRE TRABALHOS
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CONCLUSÕES Objetivos propostos atingidos em sua totalidade; Disponibilizou-se uma interface web para autenticação do usuário; Disponibilizaram-se cadastros ao administrador para a manutenção dos registros; Utilizou-se o RBC para sugerir opções de recursos ao professor durante o processo de alocação; Validou-se as solicitações de reserva evitando a coincidência de horário e exibindo mensagens de recurso escasso ou recurso excedente;
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CONCLUSÕES Disponibilizaram-se ao administrador relatórios de utilização; Para desconsiderar particularidades da implementação, utilizou-se o diagrama de atividades e não o diagrama de sequência; Com o uso frequente do sistema, casos iguais poderão ser armazenados inevitavelmente.
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EXTENSÕES verificar a demanda de uso e a necessidade de adquirir novos recursos. Criar meios de valoriza-los para que também apareçam na lista de sugestões, mesmo que ainda não foram reservados; gerar uma base de conhecimento exclusiva para ser utilizada na busca dos melhores recursos. Manter nesta nova base apenas um exemplar de cada reserva efetivada, evitando, assim, que a base de conhecimento possua cópias ou informações desnecessárias e preservando as reservas realizadas no banco de dados; prever quando um recurso estiver danificado ou em manutenção, de modo a impedir que ele seja selecionado ou exibido para o usuário.
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OBRIGADO!
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