A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os."— Transcrição da apresentação:

1 FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os 3 principais são:

2 Reflexão  É o fenômeno no qual o feixe de luz atinge a superfície de separação entre 2 meios e retorna ao meio onde já se encontrava propagando. Pode ser de 2 tipos: Regular: Normalmente ocorre em superfícies lisas e polidas.

3 Difusa: Ocorre em superfícies rugosas
OBS: A quase totalidade dos objetos que enxergamos em nosso dia-a-dia refletem a luz de forma difusa.

4 Refração  É o fenômeno no qual um feixe de luz se propagando em um meio atinge uma superfície de separação e passa a se propagar em outro meio. Também pode se dar de forma regular ou difusa.

5 Absorção  Neste fenômeno parte da energia do feixe de luz é absorvida pela superfície de separação entre 2 meios.

6 A luz do sol, por exemplo, é policromática e possui uma infinidade de cores em sua composição, as quais podem ser divididas em 7 cores principais.

7 As cores de todos os objetos que podemos visualizar são o resultado da reflexão de uma parte da luz policromática que neles incide.

8 Iluminado por Luz Policromática:
Cor dos objetos: Iluminado por Luz Policromática: a) Corpo azul  absorve as outras cores de luz e reflete difusamente a luz azul. b) Corpo branco  reflete difusamente todas as cores de luz. c) Corpo preto  Absorve todas as cores de luz. Observação: Quando um objeto não emite luz aos nossos olhos temos a sensação de “cor preta”.

9 Iluminado por Luz Monocromática:
Corpo da Cor da Luz  Aparecerá na cor da luz Ex.: Corpo Amarelo na presença de luz amarela, permanecerá amarelo. Corpo Branco  Aparecerá na cor da luz Ex.: Corpo Branco na presença de luz amarela, ficará amarelo. c) Corpo Preto  Na presença de qualquer luz permanece preto.

10 A distância PI é a mesma P'I. Ponto P  ponto objeto
Espelhos Planos Espelho plano é toda superfície onde predomine a reflexão regular da luz. A A distância PI é a mesma P'I. Ponto P  ponto objeto Ponto P'  ponto imagem

11 Vamos adotar a seguinte nomenclatura:
I  Raio incidente no espelho; N  Reta normal à superfície do espelho no ponto onde o raio de luz o atinge; R  Raio refletido associado ao raio incidente.

12 Reflexão da Luz O fenômeno de reflaxão consiste na mudança de direção de propagação da luz, quanda esta encontra um obstáculo refletor. Na reflexão a energia da luz retorna totalmente à região de onde vem o raio de luz, porém pode ter parte absorvida. Reta Normal (N) - perpendicular à superfície refletora Ângulo de incidência (θi) - ângulo entre raio incidente e reta normal. Ângulo de reflexão (θr) - ângulo entre raio refletido e reta normal.

13 As Leis da Reflexão Regular:
1a – O raio incidente, a normal e o raio refletido são co-planares.

14 2a – O ângulo formado entre o raio incidente e a normal (i) é igual ao ângulo formado entre o raio refletido e a normal (r).

15 CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS
Para que um observador consiga ver a imagem refletida pelo espelho é preciso que raios provenientes do objeto sejam refletidos pelo espelho e alcancem seu olho. Isto pode acontecer para diferentes posições do observador.

16 A imagem formada por espelhos planos sempre e virtual ( atrás do espelho ) e direita ( não invertida) É ponto imagem virtual pois é formada pelo prolongamento dos raios refletidos.

17 TEORIA DE FORMAÇÃO DE IMAGENS
Classificações de pontos objeto e pontos imagem.

18 O tamanho é sempre o mesmo do objeto
FÍSICA, 2º Espelhos Planos e Esféricos O tamanho é sempre o mesmo do objeto A distancia do objeto ao espelho é igual a distancia da imagem ao espelho. CORPO EXTENSO Imagem Reversa Objeto

19 A imagem pode ser localizada, conforme vimos, aplicando as leis da reflexão. Precisamos de apenas 2 raios luminosos para obtê-la.

20 Imagem de um objeto extenso num espelho plano
Por que na frente de uma ambulância está escrito ...

21 PROPRIEDADE FUNDAMENTAL DOS ESPELHOS PLANOS: simetria
Em um espelho plano, objeto e imagem são simétricos (gira 180 grau) a superfície refletora

22 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!!!
Objeto e imagem no espelho plano são chamados de figuras enantiomorfas.

23 CAMPO VISUAL DE UM ESPELHO PLANO
Podemos determinar o campo visual de um espelho plano (a região do espaço que pode ser vista por reflexão) usando um procedimento simples.

24 1 2

25 TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO
Quando um espelho plano se desloca uma distância d do observador sua imagem desloca-se uma distância D = 2d. Vejamos.

26 Translação de um Espelho Plano

27 (UnB-DF) Um espelho plano fornece uma imagem de um objeto situado a uma distância de 10cm do espelho. Afastando-se o espelho 20cm em uma direção normal ao seu plano, que distância separará a antiga imagem da nova imagem ?

28 ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO
Quando um espelho plano gira de um ângulo α , qualquer raio incidindo sobre o mesmo sofre uma rotação de um ângulo β = 2 α.

29 (UFMG) Um raio de luz monocromática incide sobre a superfície refletora de um espelho plano, num ângulo de 45°, como representado na figura. O espelho é, então, girado de 45° no sentido horário, no plano da figura, em torno do ponto O (figura). O raio é mantido na mesma direção. A figura que melhor representa a situação final é:

30 a) d) b) e) c)

31 Suponha que um raio de luz incida sobre um espelho plano
Suponha que um raio de luz incida sobre um espelho plano. Caso esse espelho realize um giro de 30º em torno de um eixo contido no próprio plano do espelho, qual será o ângulo de rotação dos raios de luz refletidos? Marque a opção correta. a) 30º b) 40º c) 50º d) 60º e) 15º

32 Espelhos conjugados O periscópio é um acessório fundamental dos submarinos, usados para captar imagens acima daágua. Também teve largo uso em guerras, para observar movimento inimigo de dentro de trincheiras. É também chamado de berinscópio.

33 Quando dois espelhos planos são associados formando
ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS Quando dois espelhos planos são associados formando um ângulo α entre eles haverá a formação de n imagens, onde n obedece à seguinte relação:

34 Exemplo

35 Um ponto luminoso está colocado entre dois espelhos planos que formam entre si um ângulo de 24º. Determine o número de imagens formadas por estes dois espelhos e qual deve ser a posição do objeto.

36

37 FIM


Carregar ppt "FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google