A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

19º Domingo do Tempo Comum Vigiem! Estejam de prontidão!... Ano C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "19º Domingo do Tempo Comum Vigiem! Estejam de prontidão!... Ano C."— Transcrição da apresentação:

1

2 19º Domingo do Tempo Comum Vigiem! Estejam de prontidão!... Ano C

3 Ano Litúrgico C Leituras da Liturgia Eucarística: Sb 18, 6-9 Hb 11, 1-2.8-19 Breve: Hb 11, 1-2.8-12 Lc 12, 32-48 Breve: Lc 12, 35-40 (Vigilância)

4 EVANGELHO - Lc 12, 35-40 Disse Jesus a seus discípulos: “Estejam de prontidão! Ponham o cinto e mantenham as lâmpadas acesas. Sejam como os homens que esperam o patrão, que está para voltar de núpcias. Assim, tão logo ele chegue e chame, poderão abrir-lhe imediatamente a porta. Felizes os empregados que o patrão, ao chegar, encontra acordados. Eu lhes falo sinceramente: o patrão porá o cinto, fará os empregados assentarem-se à sua mesa e os servirá.

5 Chegue o patrão à hora que for – meia-noite ou madrugada - se encontrar os empregados à sua espera, felizes deles! Vocês sabem muito bem: se o dono da casa soubesse a hora em que iria chegar um ladrão, ele ficaria vigiando e não deixaria o ladrão arrombar sua casa. Também vocês! Na hora em que menos pensarem, o Filho do Homem virá”.

6 VIVENCIANDO... Vigiai e Orai! Jesus quer exortar-nos à vigilância contínua e serve-se de uma parábola tirada dos costumes de seu tempo: quando o patrão de uma casa estava fora, os empregados deviam ficar preparados para recebê-lo, quando chegasse.

7 AS VESTES DOS JUDEUS A túnica e o manto, em geral eram bastante amplas. Os judeus costumavam prendê-las com um cinto comprido e largo, principalmente quando caminhavam ou quando iam realizar algum trabalho. Assim, podiam caminhar ou trabalhar mais facilmente. Assim, estariam sempre dispostos e prontos a seguir seu senhor e a pôr mãos à obra. Para praticar a virtude, há também em nós muitas coisas que atrapalham: as paixões, as ocasiões de pecado, o comodismo, o orgulho, a vontade própria!

8 COM AS LÂMPADAS ACESAS! Jesus faz uma comparação, lembrando o costume antigo: os criados, à noite, ficavam esperando que o patrão chegasse. Procuravam manter as lâmpadas acesas, prontos para abrir a porta. Se não estiverem de túnica arrumada e com as lâmpadas acesas, não poderão ir logo abrir a porta, causando aborrecimentos ao patrão!

9 COMO LADRÃO! Jesus apresenta-se a nós como o patrão que chega. E diz mais: fala do ladrão que chega de surpresa! O filho do Homem também chegará de surpresa, quando menos esperarmos! É necessário vigiar!

10 SEMPRE ALERTAS! Jesus fala em meia-noite ou madrugada. Venha à hora que vier, os empregados devem estar sempre prontos para receber o patrão e o servir. Não podem se deixar dominar pelo sono.

11 LIÇÃO DA PARÁBOLA Jesus insiste com seus discípulos que estejam sempre preparados... Preparados para receber o Senhor, que vem para o julgamento. Preparados para assumir a vontade de Deus sempre que ela se manifeste. Sempre preparados, revestidos da paz que vem do alto, glorificando e louvando sempre a Deus.

12 A HORA DA MORTE Essa parábola se refere à hora da morte. Jesus pede que seus discípulos estejam vigilantes e preparados, pois, quanto à hora, ninguém sabe! Será surpresa! O empregado que espera seu patrão é imagem do ser humano esperando a morte! Só nos resta vivermos sempre preparados.

13 LIÇÃO PARA A VIDA Jesus quer ensinar-nos a estarmos vigilantes e prudentemente preparados para a sua vinda. Lembra que nossa felicidade será proporcional ao nosso preparo. Cada um de nós deverá receber a Deus e lhe dar contas de nossos dias.

14 O FIM DO MUNDO Jesus diz que os empregados não sabem a hora em que o patrão virá! O mesmo acontece com a humanidade toda: não sabe quando terminará o mundo. Muito já se falou em termos de fim do mundo, mas são imaginações e falsas conclusões. São falsas profecias, de falsos profetas. Em nenhuma parte do Evangelho encontramos afirmações que nos digam quando será o fim do mundo. Jesus apenas nos adverte que o fim virá, mas quando isso acontecerá, não nos revelou.

15 A GRANDE SURPRESA O fim do mundo virá de surpresa! De surpresa chega o fim do mundo para cada pessoa em particular! Nessa incerteza, muitos vivem indiferentes e alheios a tudo. E... são pegos de surpresa! Estão despreparados! Jesus quer prevenir a todos, lembrando que a morte será o fim do mundo para cada um.

16 TESTEMUNHANDO... - Como você trabalha com a realidade da morte? - Qual foi o último familiar seu que morreu? - Como você encarou a realidade? - Você se considera disponível e serviçal? - É daquelas pessoas que procura ser útil ou foge das ocasiões? - Você reza pedindo um boa morte?

17 CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Música: Canto Gregoriano – In Paradisum Ilustração: da Internet www.aparecidadasaguas.com vivencias@aparecidadasaguas.com © direitos reservados ©


Carregar ppt "19º Domingo do Tempo Comum Vigiem! Estejam de prontidão!... Ano C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google