A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG ETICA BIOÉTICA E DEONTOLOGIA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG ETICA BIOÉTICA E DEONTOLOGIA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG ETICA BIOÉTICA E DEONTOLOGIA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques

2 CONCEITOS DE ÉTICA e MORAL  No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.  Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

3 CONCEITOS DE ÉTICA e MORAL  Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.  Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

4 CONCEITOS DE ÉTICA e MORAL O que é Moral: Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”. As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.

5 Já a palavra Ética, Motta (1984) define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.  Conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Em outras palavras, ser ético, nada mais é do que agir direito

6

7

8 VALORES E VIRTUDES  Valor, na forma como estamos analisando, é tudo aquilo que carregamos para a nossa vida, e que se acumula com princípios adquiridos por aqueles que respeitamos, seja em casa, no trabalho, na escola ou na família. A virtude pode ser entendida como uma disposição constante de praticar o bem e evitar o mal. É uma qualidade própria de cada indivíduo que busca realizar efeitos positivos para a sua vida, sem que este prejudique alguém, assim como o pensamento do filósofo chinês Confúcio: “O homem que é firme, paciente, simples, natural e tranquilo está perto da virtude”. A família possui um papel muito importante neste quesito, assim como cita o escritor brasileiro Coelho Neto: “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”.  Disponivel em http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/51858/virtudes-e- valores-na-atualidade##ixzz3UrV7MAkW http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/51858/virtudes-e- valores-na-atualidade##ixzz3UrV7MAkW

9 Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral

10  De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do se humano. De maneira positiva, a liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. A liberdade é um principio constituinte para que o ser humano possa ser julgado acerca de sua responsabilidade em seus atos. A liberdade qualifica os atos humanos.

11 Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral  A relação entre liberdade e reponsabilidade moral é de complementariedade. LECLERC afirma que “ os atos só tem caráter moral na medida em que nele intervém a liberdade.  Logo, a moralidade dos atos consiste em fazer o uso da liberdade.  Quando a liberdade é privada, não há responsabilidade moral. Portanto, o homem é responsável pelos atos que pratica com liberdade.  Atos Morais segundo VASQUEZ, são aqueles nos quais podemos atribuir ao agente uma responsabilidade não só pelo que se propôs a fazer, mas também pelos resultados ou consequências da sua ação

12 Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral  Para haver responsabilidade moral é necessário haver liberdade e conhecimento.  Quem não possui consciência para agir, não pode ser responsável pelos seus atos.  E fundamental para que o individuo seja responsável pelos seus atos que não sofra qualquer tipo de coação. Logo o individuo é isento de responsabilidade moral, quando não teve a possibilidade de agir de outra maneira.  A condição primordial da ação é a liberdade. A liberdade é essencialmente capacidade de escolha.

13 Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral Ato moral é um comportamento humano passível de aprovação ou desaprovação a partir das normas aceitas por determinada sociedade. A exemplo temos os casos: defender alguém que não pode se defender quando é agredido na rua; denunciar a injustiça cometida contra alguém; Ato imoral: aquele que é imoral tem conhecimento das regras da moral, mas mesmo assim pratica atos que são repudiados pela maioria da sociedade. extorquir dinheiro de uma pessoa idosa através de um esquema fraudulento é um ato imoral e ilegal. um trabalhador que aceita um suborno para quebrar uma regra. Ato amoral o indivíduo amoral não tem conhecimento das normas morais, e por isso o seu comportamento não é moldado de acordo com a moralidade.

14 Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral

15

16

17

18  ENADE 2007  QUESTÃO 22 Um Fisioterapeuta, que realizava atendimento na enfermaria, é chamado com urgência ao ambulatório do hospital para atender a um adolescente com Distrofia Muscular de Duchenne, que se apresenta com intensa dispnéia, devido a hipersecreção. Após realizar a avaliação completa do paciente, o profissional prescreve um tratamento baseado em drenagem postural, tapotagem e aspiração, com o objetivo de desobstruir as vias aéreas desse paciente. Por estar de plantão na enfermaria e não poder abandonar o posto, o Fisioterapeuta solicita que o atendente de enfermagem do ambulatório realize o atendimento. Com base no Código de Ética Profissional, pode-se concluir que a atitude do Fisioterapeuta está  (A) correta, pois ele está sobrecarregado e, dessa forma, nenhum paciente ficará sem atendimento.  (B) correta, ao escolher o atendente para fazer o atendimento em seu lugar, pois o mesmo está familiarizado com as técnicas.  (C) correta, pois escolheu as melhores técnicas para desobstrução das vias aéreas.  (D) errada, pois deveria delegar suas funções, somente, para um enfermeiro que possua titulação de nível superior.  (E) errada, pois o Fisioterapeuta não deve delegar suas funções a outros profissiona


Carregar ppt "FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG ETICA BIOÉTICA E DEONTOLOGIA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google