Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Antonieta Antunes Caetano Alterado mais de 8 anos atrás
1
MANUTENÇÃO DA PERENIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO SÃO JOÃO ATRAVÉS DA INTERCEPTAÇÃO HORIZONTAL Luiz Antônio Bernardes Filho 201003031-1 IF - 115
2
MUDANÇAS CLIMÁTICAS Desequilíbrio do Regime Hídrico! Temperatura Temperatura Intervalo de chuvas Intervalo de chuvas Chuvas intensas Chuvas intensas Enchentes Enchentes Estiagens Estiagens Escassez Escassez População População DIPONIBILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS
3
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO: Problemática Áreas degradadas; Áreas degradadas; Pressão sobre Represa Juturnaíba ; Pressão sobre Represa Juturnaíba ; Rios retificados; Rios retificados;
5
Microbacia do Rio Bananeiras Aprox. 80 km Aprox. 80 km²; 9% Município de Silva Jardim; 9% Município de Silva Jardim; Comprimento do rio 19 Km; Comprimento do rio 19 Km; 95 nascentes (1,2 nascentes x Km²). 95 nascentes (1,2 nascentes x Km²).
6
Proposta de Intervenção Restauração Ecológica com uso de Alchornea triplinervia Área Piloto: o 0,5 ha; o Floresta Ombrófila Densa Montana; o Alta Resiliência; o Vertente Sul; o Relevo côncavo; o Face leste; o Declividade 25-45°.
7
Interceptação horizontal A interceptação horizontal explica o excedente de ingresso de umidades em bacias hidrográficas. Ela pode variar entre encostas, exposições e ângulo de obstrução das entrada de massas de ar úmida das bacias aéreas (Oliveira dos Santos et al., 2011). A zona de interflúvio da serra do Mar apresenta grandes fragmentos florestais que desempenham importantes serviços ambientais, entre eles o aumento da recarga dos mananciais advindos da interceptação de ventos úmido e névoas, conhecido como chuva oculta.
8
Alchornea triplinervia Alchornea triplinervia A arquitetura foliar pode ser um indicativo sobre a adaptação das plantas a determinados ambientes, além de poder influenciar de maneira diferenciada a interceptação da água, sendo indicadora de como o vegetal se comporta em meio às condições do ambiente em que ele ocupa (Oliveira dos Santos et al., 2011). Influencia diretamente na interceptação horizontal.
9
RESULTADOS ESPERADOS Interceptação de ventos úmidos e névoas; Interceptação de ventos úmidos e névoas; Excedente substancial de ingresso de umidade no sistema; Excedente substancial de ingresso de umidade no sistema; Aporte de matéria orgânica; Aporte de matéria orgânica; Aumento da infiltração e consequente diminuição do escoamento superficial; Aumento da infiltração e consequente diminuição do escoamento superficial; Diminuir processos erosivos. Diminuir processos erosivos.
10
PERSPECTIVA ECONÔMICA o Manejo Florestal Açaí - Euterpe oleraceae Açaí - Euterpe oleraceae Pupunha - Bactris gasipaes Pupunha - Bactris gasipaes Banana - Feira do Agricultor Familiar de Silva Jardim Banana - Feira do Agricultor Familiar de Silva Jardim o PSA Alta Vocação Hidrológica Alta Vocação Hidrológica o Ecoturismo / Recreação o Educação Ambiental o Apicultura
11
CENÁRIO FUTURO Aumento da recarga dos manaciais ; Aumento da recarga dos manaciais ; Maior tempo de permanência da água no sistema garantindo perenidade dos recursos hídricos; Maior tempo de permanência da água no sistema garantindo perenidade dos recursos hídricos; Disponibilidade de água em quantidade e qualidade ao longo do ano todo; Disponibilidade de água em quantidade e qualidade ao longo do ano todo; Melhoria do ponto de vista econômico e ambiental. Melhoria do ponto de vista econômico e ambiental.
12
BIBLIOGRAFIA Barboza, R. S. Caracterização das Bacias Aéreas e Avaliação da Chuva Oculta nos Contrafortes da Serra do Mar—RJ. Mestrado, PPGCAF/UFRRJ, Seropédica (2007). Barcellos, R. G. S., Barros, S. R. S., Wasserman, J. S., Chicayban, M. D. Disponibilidade de Água na Bacia do Rio São João para um Complexo Petroquímico no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. VII Congresso Nacional de Excelència em Gestão (2011). Carvalho, A. P. V. Recarga de água no solo na bacia hidrográfica do Riacho Fundo, Felixlândia-MG. Diss. Universidade Federal de Viçosa (2011). Melo, A. L. Serviços Ambientais Hidrológicos das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) da Mata Atlantica bacia hidrográfica do Rio São João. Instituto de Florestas. Curso de pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais, UFRRJ (2007). Melo, M. A. F. Análise Espacial entre Unidades de Conservação e Áreas de Captação Pública de Água em Regiões Hidrográficas no Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Florestas. Curso de pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais, UFRRJ (2012). Oliveira dos Santos, P. R., Cortines, E., dos Santos, G. L. & Valcarcel, R. Interceptação horizontal da Alchornea triplinervia em corredores de umidade de Nova Friburgo – RJ. Anais da XXI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Organização Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável. Caracterização Ambiental da Microbacia Hidrográfica do rio Bananeiras. Disponível em: http://www.oads.org.br/projeto.php?id=10. Acesso em: 25 mar. 2016.http://www.oads.org.br/projeto.php?id=10 Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/Micoleão-dourado. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (2008).
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.