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Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta CBD0264 I NFORMAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA.

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1 Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta fcpaletta@usp.br CBD0264 I NFORMAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA

2 T RANSFERÊNCIA DE I NFORMAÇÃO O S C ANAIS DE C OMUNICAÇÃO EM C&T O S “ G ATEKEEPERS ” P RINCIPAIS B ARREIRAS NO P ROCESSO DE T RANSFERÊNCIA

3 F ONTES DE I NFORMAÇÃO Fonte: IBGE

4  A inovação tecnológica constitui uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e a competitividade das organizações, assim como para impulsionar o desenvolvimento econômico de regiões e países.  O desenvolvimento não deriva de um mero crescimento das atividades econômicas existentes, mas reside fundamentalmente em um processo qualitativo de transformação da estrutura produtiva no sentido de incorporar novos produtos e processos e agregar valor à produção por meio da intensificação do uso da informação e do conhecimento. A E CONOMIA DA T ECNOLOGIA NO B RASIL

5 O RGANIZAÇÃO PARA I NOVAÇÃO

6 O S IMPACTOS DA MUDANÇA TECNOLÓGICA SOBRE A COMPETITIVIDADE DA ORGANIZAÇÃO Qual o papel das diferentes fontes de Tecnologia e da Gestão da Informação para a Competitividade da Organização ?  Três importantes fatores condicionantes da Inovação nas organizações: 1. o setor de atividades em que a organização esta inserida, 2. sua localização regional, 3. as limitações e oportunidades para inovação segundo o porte da organização

7 R EDES DE I NOVAÇÃO & I NFORMAÇÃO Processo de Inovação O rganizacional das Redes de Inovação Relação entre redes de Colaboração em CT&I As formas de estruturação das redes segundo modelos de hierarquia e coordenação Mobilidade das Organizações na Rede Oportunidades criadas pela Tecnologia da Informação para Inovar e desenvolver novas práticas de Gestão da Informação e Desenvolvimento de Serviços de Informação

8 Juros e principalmente a limitada confiança que as empresas podem ter nas regras são barreiras importantes. Os empresários precisam de mais segurança para aplicar recursos em pesquisa porque a maturação desse investimento é de longo prazo. SOB O PONTO DE VISTA DA INOVAÇÃO, O QUE PREJUDICA O AMBIENTE EMPRESARIAL NO BRASIL? GateKeepers Inovação - Os Desafios do Brasil - GateKeepers D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

9 Por outro lado, o Estado deve realizar um conjunto de ações para estimular as empresas. Isso se faz reduzindo o risco intrínseco da atividade de pesquisa. >> Qual o Papel dos Serviços da Informação ? COMO INCENTIVAR A INOVAÇÃO NO BRASIL? A exposição no comércio Internacional, um ambiente competitivo em que vencem as melhores idéias, é fundamental para a inovação. Primeiro, as empresas brasileiras têm de ver o mundo como um mercado. D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I GateKeepers Inovação - Os Desafios do Brasil - GateKeepers

10 É preciso oferecer um bom sistema universitário Assegurar a Propriedade Industrial, o caminho começa pelo registro de patentes, que é lento e problemático. O investimento em pesquisa demanda a certeza de que a legislação e o sitema jurídico vão garantir o benefício de ter sido o primeiro a criar alguma coisa. É preciso que haja estímulo do governo à atividade de P&D D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I GateKeepers Inovação - Os Desafios do Brasil - GateKeepers

11 O Brasil investe 1.22% PIB em P&D. É pouco, comparado ao aplicado pelos países desenvolvidos ou pelos principais emergentes, que investem mais de 2,2%. Além disso, existe um problema de alocação:  em cada 10 reais investidos em pesquisa e desenvolvimento, 7 vêm do governo e apenas 3, da iniciativa privada. O mesmo problema verificado na distribuição dos pesquisadores. O Dilema Brasileiro da Inovação - Investimento em P&D D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

12 CT&I - I NDICADORES P&D DO B RASIL

13 I NDICADORES T ECNOLÓGICO B RASILEIRO A partir do último quarto do século XX, a sustentabilidade do crescimento de uma economia tradicionalmente industrializada, expressa pela taxa de aumento do PIB, passou a ser cada vez mais dependente da capacidade do país de desenvolver a sua própria tecnologia e, assim, competir autonomamente no cenário mundial. O mesmo ocorre nas economias de industrialização mais recente, como os países emergentes, entre os quais deveria estar o Brasil.

14 P ATENTES Fonte IBGE

15 B RASIL PERDE ESPAÇO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA O Brasil perde espaço em inovação tecnológica e usa mal seus recursos destinados à Ciência. Em seu levantamento anual, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) aponta que, entre 2004 e 2005, o número de patentes pedidas no país caiu 13,8%. Hoje, um quarto de toda a tecnologia disponível no planeta já está nas mãos de apenas três países asiáticos: China, Japão e Coréia do Sul. Os dados de 2005 são os últimos disponíveis para todo o mundo e, na avaliação da entidade ligada à ONU, são um espelho dos avanços tecnológicos de um país. Em 2005, 600 mil patentes foram dadas a empresas e universidades em todo o mundo. Mas a concentração é grande: 74% delas estão no Japão, Estados Unidos, China, Coréia e Europa. O caso mais impressionante é o da China. Entre 2004 e 2005, Pequim observou um aumento de 33% nas patentes registradas no país. Em apenas dez anos, o número de patentes registradas se multiplicou por dez na China.

16 P OLÍTICA DE I NOVAÇÃO T ECNOLÓGICA D EMORA A A VANÇAR NO P AÍS POUCOS FRUTOS ESTÍMULOS À INOVAÇÃO SÃO VARIADOS, MAS RESULTADOS AINDA SÃO ESCASSOS. D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

17 I NOVAÇÃO NO B RASIL

18 Pedras no caminho A inovação e os fatores que impedem as empresas Brasileiras de avançar. D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

19 O setor produtivo brasileiro ainda é pouco inovador... Empresas que fizeram inovações, em % do total Produto e processo produtivo Só produto Só processo produtivo 1998-2000 2001-2003 Fonte: Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica, do IBGE D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

20 ...e o custo elevado é o principal motivo Problemas apontados pelas empresas que fizeram inovações (%) Fonte: Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica, do IBGE D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

21 E NTENDENDO A I NOVAÇÃO T ECNOLÓGICA NAS E MPRESAS Fonte: IBGE

22 C OMPETITIVIDADE PEDE MAIS INOVAÇÃO Mais e menos competitivos Ranking 2005, com dados de 2003 PosiçãoCategoria elevadaPosiçãoCategoria médiaPosiçãoCategoria baixa 1EUA23Itália33Tailândia 2Suécia24República Checa34Chile 3Suíça25Malásia35Polônia 4Japão26Grécia36México 5Cingapura27Hungria37Filipinas 6Noruega28China38Venezuela 7Holanda29Portugal39BRASIL 8Irlanda30Rússia40Colômbia 9Alemanha31Argentina41Índia 10Reino Unido32África42Turquia 11Finlândia 43Indonésia Fonte: Fiesp D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

23 CT&I - I NDICADORES P&D DO B RASIL

24 C OMPETINDO EM UM C ENÁRIO G LOBAL Um estudo do Observatório da Inovação da Universidade de São Paulo (USP) comparou estratégias de sete países - EUA, Canadá, Irlanda, Finlândia, França, Inglaterra e Japão - e constatou que o conhecimento ocupa lugar central da produção. A inovação está no centro das estratégias de competição, e os governos focam a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no âmbito das empresas, buscando elevar a capacitação de seus funcionários. As políticas são direcionadas para proporcionar produtividade e criatividade ao parque industrial. D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

25 C OMO AGEM A FAVOR DA I NOVAÇÃO : E STADOS U NIDOS, C ANADÁ, I RLANDA, F INLÂNDIA, F RANÇA, R EINO U NIDO E J APÃO O conhecimento ocupa o lugar central da produção e a inovação está no centro das estratégias de competição Ciência, tecnologia, inovação e educação são peças essenciais em todas as estratégias de desenvolvimento Os governos focam a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação nas empresas e buscam elevar a capacitação de seus funcionários As universidades são estimuladas a aumentar a cooperação com as empresas, e a atração de estrangeiros é incentivada Esses países desenvolvem políticas de estímulo à inovação Foram criadas (ou reorganizadas) novas instituições para implementar, coordenar, monitorar e aperfeiçoar políticas de inovação D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

26 O QUE OCORRE NO B RASIL Política industrial ainda é confundida com políticas de diminuição do custo Brasil Há dificuldades políticas para priorizar investimentos em áreas de futuro Número de empresas competitivas e exportadoras é pequeno, e esforço de internacionalização é reduzido A cultura da inovação ainda é restrita, e falta mais envolvimento do empresariado Empresários entendem a inovação apenas como investimento em alta tecnologia Governo tem dificuldade de articular seus órgãos encarregados da política de inovação As regras para o uso dos incentivos à inovação não são claras e desestimulam os empresários a utilizá-las D ESAFIOS DA I NOVAÇÃO – P OLÍTICAS DE CT&I

27 "N ADA É TÃO PODEROSO NO MUNDO COMO UMA IDÉIA CUJA OPORTUNIDADE CHEGOU " (V ITOR H UGO ) Conhecimento Conhecimento : Consideramos o conhecimento como um dos ativos fundamentais de qualquer organização. Tecnologia Tecnologia : A tecnologia pode ser um aliado fundamental da Inovação. Informação Informação : A área de Gestão da Informação e Serviços de Informação ocupam papel fundamental para a geração de novas idéias e a sua concretização em novos projetos de valor. Conclusão

28 LINKS ABIPTI-Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e InovaçãoABIPTI-Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação; ANPEI-Associação de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas InovadorasANPEI-Associação de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras; ANPROTEC-Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos InovadoresANPROTEC-Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores; CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de TecnologiaFórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia; Inovação TecnológicaInovação Tecnológica; Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçãoMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Portal InovaçãoPortal Inovação;

29 Conclusão & Debate

30 OS DESAFIOS DA TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO

31 MASHUP

32

33

34

35 Gestão Estratégica de Projetos

36 O S D ESAFIOS DA T RANSFERENCIA DE I NFORMAÇÃO Mashup Velocidade Tecnologia Pressão Decisão

37 CBD0244 ESTUDO DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO Discussão e Conclusão

38 Próxima Aula Produzir Novo Conhecimento Informação Agente de Mudanças Conhecimento Adquirido IC&T Políticas

39 Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta fcpaletta@usp.br CBD0264 I NFORMAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA


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