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Revolução francesa Prof. Helton Chaves. Antecedentes Ideias Iluministas que questionava a sociedade comandada pelos monarcas absolutistas. Revolução de.

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1 Revolução francesa Prof. Helton Chaves

2 Antecedentes Ideias Iluministas que questionava a sociedade comandada pelos monarcas absolutistas. Revolução de grande importância histórica que inspirou demais revoluções, movimentos e conspirações para derrubar monarquias ou mudar o poder político. Ideais propagados pela Revolução: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

3 Antecedentes Miséria: Intempéries climáticas; Inflação; Desemprego e fome; Gastos com Guerra; Gastos suntuosos da corte.

4 Sociedade Dividida em Estados: Estamental 1º Estado: Clero: 1% Alto Clero e Baixo Clero; 2º Estado: Nobres: 2% Nobreza palaciana, nobreza provincial e nobreza de toga; 3º Estado: Povo: 97% Alta burguesia, Baixa burguesia, Sans-culottes e camponeses.

5 Privilégios Aristocráticos 1º e 2º Estado: Isenção fiscal; 3º Estado: pagamento de impostos e sustento do Estado francês

6 Soluções para crise econômica Reformas de Calonne: Ministro das finanças de Luís XVI; Proposta de pagamento de impostos para 1º e 2º Estado; Reação aristocrática (1787).

7 Soluções para crise econômica Reformas de Necker: Ministro das finanças de Luís XVI; Convocação da Assembleia dos Estado Gerais: Deliberação a respeito das dívidas;

8 Assembleia dos Estados Gerais Conceito: Órgão consultivo da monarquia absolutista francesa; Não era convocada desde 1614; A questão da votação: Tradição: 1 voto por Estado; Proposta do 3º Estado: Votos por deputados

9 Assembleia dos Estados Gerais Confronto entre os Estados: Fechamento da Assembleia por Luís XVI; Protesto do 3º Estado; Retirada da sessão: Declaração da Assembleia Nacional Constituinte.

10 Grande Medo Tomada da Bastilha: Prisão política; Símbolo do Absolutismo monárquico; Tomada pelo povo, com auxílio das mulheres.

11 Grande Medo Perseguição aos aristocratas: Sans-culottes perseguem aristocratas parisienses; Revoltas camponesas: Camponeses lutam contra as estruturas semi- feudais.

12 Assembleia Nacional Constituinte Formação de grupos políticos: 1.Girondinos: À direita; Alta burguesia; Proposta reformista e liberal. 2.Jacobinos (Montanheses): À esquerda; Pequena burguesia e sans-culottes; Propostas radicais; 3.Centro (Planície): Ao centro; Sem posição política definida.

13 Assembleia Nacional Constituinte Produção de uma constituição: Fim do absolutismo monárquico; Formação da Guarda Nacional: Exército popular para proteger os interesses da revolução

14 Assembleia Nacional Constituinte Código Civil do Clero 12/07/1790: Separação entre Estado e Igreja; Subordinação da Igreja ao Estado; Clérigos como assalariados do Estado; Tomada dos bens da Igreja Católica;

15 Assembleia Nacional Constituinte Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum. Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. Art. 3.º O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente. Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão 26/08/1789: Princípios: Liberdade, Igualdade e Fraternidade”; Ideais: Burgueses, liberais e iluministas;

16 Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

17 Constituição de 1791 Monarquia Constitucional; Divisão entre 3 poderes; Garantida a liberdade de Religião – Separação do Estado e da Igreja Princípios burgueses - Girondinos: Defesa da propriedade privada; Liberalismo econômico; Voto Censitário: vincula à renda.(80% da população ficou de fora)

18 Fim da Monarquia Constitucional Tentativa de fuga do Rei; Declaração de Pillntiz: Estado absolutistas europeus contra a França; Fuga de nobres; Batalha de Valmy(20/091792): Vitória francesa

19 Convenção Nacional Também chamada de República Jacobina; Domínio Jacobino; Sufrágio Universal masculino Guilhotinamento de Luís XVI; Cômite de Salvação Pública: órgão administrativo e para controlar o exército. Grande terror.

20 Convenção Nacional Medidas: Fim da escravidão; Reforma agrária; Lei do Máximo: congelamento do preço máximo dos produtos; Ensino público e gratuito; Reação termidoriana: Reação Girondina e Planície se uniram. Robespierre é Guilhotinado.

21 Diretório (1795 a 1799) Também conhecido como República Girondina: Governado por 5 membros eleitos pelo Legislativo. Nova Constituição. Domínio Girondino; Fortalecimento do Exército: Campanhas externas → Ascensão de Napoleão Bonaparte; Fim das conquistas Jacobinas; Golpe de 18 Brumário: Domínio napoleônico (10/11/1799)

22 Era Napoleônica (1799-1815) Consulado: Napoleão, Roger Ducos e Sieyès. Censura e repressão policial Educação pública reorganizada e sem interferência da Igreja: formação de cidadãos para servir ao Estado. Banco da França para controlar a inflação.

23 NOVO CÓDIGO CIVIL -1804 1.Liberdade individual 2.Igualdade perante a lei 3.Respeito à propriedade privada 4.Casamento civil separado do religioso

24 Império 1804- Plebiscito: 60% dos eleitores indicaram Napoleão como Imperador da França. Formação de uma Corte: militares, burguesia e antiga nobreza. 1805- Batalha de Trafalgar: perde pra Inglaterra. 1806 – Bloqueio Continental Invasão da Rússia (1813) e a derrota francesa: tática da terra arrasada. 1814 – França invadida por Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia. Trono francês entregue a LuÍs XVIII – irmão de Luís XVI.

25 Governo dos 100 dias Luís XVIII – impopular Retorno de Napoleão à França e obriga o rei a fugir com sua família. Batalha de Waterloo (1815)– Napoleão definitivamente derrotado. Congresso de Viena (1814 -1815) Objetivo: restabelecer o poder das grandes monarquias afastando as influências iluministas e os efeitos da Revolução Francesa. Santa Aliança: monarquias tradicionais unidas para reprimir as lutas contra o absolutismo, afirmavam poder intervir em qualquer país cujo sofresse ameaças revolucionárias e nacionalistas.


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