A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluna: Amanda Camilly Turma: 801 Turno: Manhã Professor: Nilson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluna: Amanda Camilly Turma: 801 Turno: Manhã Professor: Nilson."— Transcrição da apresentação:

1 Aluna: Amanda Camilly Turma: 801 Turno: Manhã Professor: Nilson

2 A REVOLUÇÃO FRANCESA

3 Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira

4 Esse movimento teve a participação de vários grupos sociais: pobres, desempregados, pequenos comerciantes, camponeses (estes, tinham que pagar tributos à nobreza e ao clero). Em 1789, a população da França era a maior do mundo, e era dividida em três estados: clero (1º estado), nobreza (2º estado) e povo (3º estado).

5 CLERO Alto clero (bispos, abades e cônicos) Baixo clero (sacerdotes pobres) NOBREZA Nobreza cortesã (moradores do Palácio de Versalhes) Nobreza provincial (grupo empobrecido que vivia no interior) Nobreza de Toga (burgueses ricos que compravam títulos de nobreza e cargos políticos e administrativos)

6 POVO Camponeses Grande burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes) Média burguesia (profissionais liberais) Pequena burguesia (artesãos e comerciantes) Sans-culottes (aprendizes de ofícios, assalariados, desempregados). Tinham este nome porque não usavam os calções curtos com meias típicos da nobreza.

7 A economia francesa passava por uma crise, mais da metade da população trabalhava no campo, porém, vários fatores ( clima, secas e inundações), pioravam ainda mais a situação da agricultura fazendo com que os preços subissem, e nas cidades e no campo, a população sofria com a fome e a miséria. Além da agricultura, a indústria têxtil também passava por dificuldades por causa da concorrência com os tecidos ingleses que chegavam do mercado interno francês. Como conseqüência, vários trabalhadores ficaram desempregados e a sociedade teve o seu número de famintos e marginalizados elevados. Toda esta situação fazia com que a burguesia (ligada à manufatura e ao comércio) ficasse cada vez mais infeliz. A fim de contornar a crise, o Rei Luís XVI resolveu cobrar tributos ao povo (3º estado), em vez de fazer cobranças ao clero e a nobreza.

8 No dia 26 de agosto de 1789 a Assembléia Nacional proclamou a declaração do homem e do cidadão, cujos principais pontos eram: O respeito pela dignidade das pessoas Liberdade e igualdade dos cidadãos perante a lei Direito à propriedade individual Direito de resistência à opressão política Liberdade de pensamento e opinião Em 1790, a Assembléia Constituinte reduziu o poder do clero confiscando diversas terras da Igreja e pôs o clero sob a autoridade do Estado. Essa medida foi feita através de um documento chamado “Constituição Civil do Clero”. Porém, o Papa não aceitou essa determinação. Sobraram duas alternativas aos sacerdotes fiéis ao rei. Sair da França Lutar contra a revolução

9 Muitos concordaram com essa lei para poder permanecer no país, mas os insatisfeitos fugiram da França e no exterior decidiram se unir e formar um exército para reagir à revolução.

10 Em 1791, foi concluída a constituição feita pelos membros da Assembléia Constituinte. Principais tópicos dessa constituição : Igualdade jurídica entre os indivíduos Fim dos privilégios do clero e nobreza Liberdade de produção e de comércio (sem a interferência do estado) Proibição de greves Liberdade de crença Separação do estado da Igreja Nacionalização dos bens do clero Três poderes criados (Legislativo, Executivo e Judiciário)

11 A nova constituição estabelecia a continuidade do regime republicano que seria controlado pelo Diretório (1795 - 1799). Neste período houve várias tentativas para controlar o descontentamento popular e afirmar o controle político da burguesia sobre o país. Durante este período, a França voltou a receber ameaças das nações absolutistas vizinhas agravando a situação. Nessa época, Napoleão Bonaparte ganhou prestígio como militar e com o apoio da burguesia e do exército, provocou um golpe.

12 Em 10/11/1799, Napoleão dissolveu o diretório e estabeleceu um novo governo chamado Consulado. Esse episódio ficou conhecido como 18 Brumério Com isso ele consolidava as conquistas da burguesia dando um fim para a revolução.

13


Carregar ppt "Aluna: Amanda Camilly Turma: 801 Turno: Manhã Professor: Nilson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google