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QUEM SOMOS? EMERSON ODILON SANDIM

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Apresentação em tema: "QUEM SOMOS? EMERSON ODILON SANDIM"— Transcrição da apresentação:

1 QUEM SOMOS? EMERSON ODILON SANDIM SANDIM.PSI@GMAIL.COM

2 1 – Crença na reencarnação: “Certo dia, ele orava em particular, cercado dos discípulos, aos quais perguntou: "Quem sou eu, no dizer das multidões? “Eles responderam: "João Batista; outros, Elias; outros, porém, um dos antigos profetas que ressuscitou". Lucas: 9 - 18 e19.

3 A reencarnação fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreição. Só os saduceus, cuja crença era a de que tudo acaba com a morte, não acreditavam nisso. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IV, item 4

4 2 – Intuição divina: Então lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro, respondendo, disse: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Mateus 16, 15 a 17

5 Também eu te digo que tu és Pedro, " e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus". Mateus 16, 18 e 19

6 Jesus não veio destruir a lei, isto é, a Lei de Deus; veio cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens. Por isso é que se nos depara, nessa lei, o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, base da sua doutrina. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I, item 3

7 3 – Mediunidade desequilibrada: A partir dessa época, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse muito por parte dos anciãos, dos chefes dos sacerdotes e dos escribas, e que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Deus não o permita, Senhor! Isso jamais te acontecerá!" Ele, porém, voltando-se para Pedro, disse: "Afasta-te de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!" Mateus 16 - 21 a 23

8 Sabe-se, além disso, que o recolhimento é uma condição sem a qual não se pode lidar com Espíritos sérios. O Livro dos Médiuns, cap. XVIII, p. 222

9 4 – Necessidade de se autoconhecer: Jesus, pleno do Espírito Santo, voltou do Jordão; era conduzido pelo Espírito através do deserto durante quarenta dias. Mateus 4, 1

10 Poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi- los ao Reino de Deus. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. V, item 18

11 5 – O papel do conhecimento: Então, deixando as multidões, entrou em casa. E os discípulos chegaram-se a ele, pedindo-lhe: "Explica- nos a parábola do joio no campo". Mateus: 4, 36

12 Confiou Deus a certos homens a missão de revelarem a sua lei? “Indubitavelmente. Em todos os tempos houve homens que tiveram essa missão. São Espíritos superiores, que encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade.” O Livros dos Espíritos, p. 622

13 5.1 – Jesus como modelo e guia: Ele respondeu: "O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. Mateus: 4, 37

14 Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? “Jesus.” O Livros dos Espíritos, p. 625

15 5.2 – Planeta terra: O campo é o mundo. Mateus: 4, 38

16 Tomada a Terra por termo de comparação, pode-se fazer ideia do estado de um mundo inferior, supondo os seus habitantes na condição das raças selvagens ou das nações bárbaras que ainda entre nós se encontram, restos do estado primitivo do nosso orbe. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, item 8

17 5.3 – O bem e o mal: A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno. Mateus: 4, 38

18 Joio: “Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão para o mal.” Trigo: “se caracterizam pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: são os bons Espíritos.” O Livros dos Espíritos, p. 100

19 5.4 – Instintos primitivos: O inimigo que o semeou é o Diabo. Mateus: 4, 39

20 Outra não era a linguagem dos fariseus relativamente ao Cristo, que, diziam, fazia o bem por artes do diabo! E o Nazareno respondeu-lhes: “Reconhecei a árvore por seu fruto: a má árvore não pode dar bons frutos.” O céu e o inferno, cap. 10, item 18

21 5.5 – Transição planetária: A colheita é o fim do mundo. Mateus: 4, 39

22 Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Sem dúvida, em tais mundos o homem ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, item 17

23 5.6 – Transmigração para mundos inferiores: Os ceifadores são os anjos. Da mesma forma que se junta o joio e se queima no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles apanharão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente. Mateus: 4, 39 a 40

24 ...há as que sucumbem, e Deus, que não as quer aniquiladas, lhes permite irem para esses mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, regeneram e voltam dignas da glória que lhes fora destinada. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, item 16

25 5.7 – Diferentes estados de mundos: Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. O que tem ouvidos, ouça!” Mateus: 4, 42 a 43

26 Contemplai, pois, à noite, à hora do repouso e da prece, a abóbada azulada e, das inúmeras esferas que brilham sobre as vossas cabeças, indagai de vós mesmos quais as que conduzem a Deus e pedi-lhe que um mundo regenerador vos abra seu seio após a expiação na Terra. – Santo Agostinho. (Paris, 1862.) O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, item 18

27 Steven Jobs


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