A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASES DOS TRANSPORTES ATRAVÉS DE MEMBRANAS E EPITÉLIOS Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASES DOS TRANSPORTES ATRAVÉS DE MEMBRANAS E EPITÉLIOS Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A."— Transcrição da apresentação:

1 BASES DOS TRANSPORTES ATRAVÉS DE MEMBRANAS E EPITÉLIOS Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

2 TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA CELULAR 1.INTRODUÇÃO CONCEITO DE TRANSPORTE : MOVIMENTO DE SUBSTÂN- CIAS ATRAVÉS DE MEMBRA- NAS BIOLÓGICAS; COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO LEC e do LIC; Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

3 BARREIRA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DE TRASNPORTE DA MEMBRANA CELULAR 1. ESTRUTURA DA MEMBRANA CELULAR BICAMADA LIPÍDICA GRANDE NÚMERO DE MOLÉCULAS DE PROTEÍNAS NA CAMADA LIPÍDICA Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

4 3. DIFUSÃO VERSUS TRANSPORTE MEDIADO DIFUSÃO SIMPLES - ATRAVÉS DA CAMADA LIPÍDICA - ATRAVÉS DE CANAIS IÔNICOS TRANSPROTE MEDIADO (CARREADORES) - DIFUSÃO FACILITADA - TRANSPORTE ATIVO Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

5 4. DIFUSÃO ATRAVÉS DA MEMBRANA CELULAR DIFUSÃO SIMPLES - CARACTERÍSTICAS - FORÇAS DETERMINANTES DIFUSÃO FACILITADA - CARACTERÍSTICAS - PROPRIEDADES: TRANSPORTADOR (ESPECIFICIDADE, SATURAÇÃO e COMPETITIVIDADE) DIFUSÃO DE ÁGUA E OUTRAS MOLÉCULAS INSO- LÚVEIS EM LIPÍDIOS Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

6 DIFUSÃO SIMPLES Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

7 DIFUSÃO SIMPLES Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

8 DIFUSÃO SIMPLES Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

9 DIFUSÃO SIMPLES Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

10 DIFUSÃO SIMPLES Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

11 DIFUSÃO SIMPLES Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

12 DIFUSÃO FACILITADA - CARACTERÍSTICAS - PROPRIEDADES: TRANSPORTADOR (ESPECIFICIDADE, SATURAÇÃO e COMPETITIVIDADE) Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

13 DIFUSÃO FACILITADA Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A. -

14 DIFUSÃO FACILITADA Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

15 DIFUSÃO SIMPLES E FACILITADA Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

16 DIFUSÃO FACILITADA Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A. -

17 OSMOSE DIFUSÃO EFETIVA DE ÁGUA PELA MEMBRANA CITOPLASMÁTICA; A ÁGUA É A QUE MAIS SE DIFUNDE ATRAVÉS DA EMBRANA CITOPLASMÁTICA; EM CONDIÇÕES NORMAIS A DIFUSÃO DE ÁGUA DO MEIO EXTRA PARA O INTRACELULAR É IGUAL À DIFUSÃO DO MEIO INTRA PARA O EXTRACELULAR O QUE MANTÉM O VOLUME CELULAR CONSTANTE; PRESSÃO OSMÓTICA: É A PRESSÃO EXATAMENTE NECESSÁRIA PARA EQUILIBRAR A OSMOSE. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

18 OSMOSE Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

19 PRESSÃO OSMÓTICA Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

20 TRANSPORTE ATIVO A DISTRIBUIÇÃO DOS ÍONS NO LEC e no LIC É NECESSÁRIA PARA MANTER A FUNÇÃO NORMAL DOS DIFERENTES TECIDOS, MANTENDO ASSIM A VIDA; A TENDÊNCIA NATURAL É QUE AS CONCENTRAÇÕES IÔNICAS SE IGUALEM DEVIDO AOS PROCESSOS DE DIFUSÃO SIMPLES E FACILITADA; O PROCESSO DE TRANSPORTE ATIVO MANTÉM A DISTRIBUIÇÃO ASSIMÉTRICA DOS ÍONS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS ENTRE OS MEIOS INTRA E EXTRACELULARES Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

21 TRANSPORTE ATIVO CARACTERÍSITCAS DO TRANSPORTE ATIVO: * GERA E MANTÉM OS GRADIENTES DE CONCENTRAÇÃO; * É EFETUADO ATRAVÉS DE MOLÉCULAS TRANSPORTADORAS; * OS TRANSPORTADORES APRESENTAM ESPECIFICIDADE PELO SUBSTRATO; * OS TRANSPORTADORES APRESENTAM A PROPRIEDADE DE SATURAÇÃO – VELOCIDADE MÁXIMA DE TRANSPORTE; * O TRANSPORTE ATIVO PODE SOFRER PROCESSO DE COMPETIÇÃO; * O TRANSPORTE ATIVO SÓ OCORRE COM GASTO DE ENERGIA METABÓLICA (ATP); * O TRASNPORTE ATIVO PODE SER PRIMÁRIO OU SECUNDÁRIO. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

22 TRANSPORTE ATIVO PRIMÁRIO USA DIRETAMENTE O ATP OU OUTROS COMPOSTOS DE FOSFATO DE ALTA ENERGIA EM SUA MOLÉCULA TRANSPORTADORA. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

23 TRANSPORTE ATIVO PRIMÁRIO Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

24 TRANSPORTE ATIVO SECUNDÁRIO NESTE TIPO DE TRANSPORTE A ENERGIA É RE- SULTANTE DAS DIFERENÇAS DE CONCENTRAÇÕES IÔNICAS ENTRE OS DOIS LADOS DA MEMBRANA GERADAS PELO TRANSPORTE ATIVO PRIMÁRIO. COTRANSPORTE Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

25 TRANSPORTE ATIVO SECUNDÁRIO CONTRA-TRANSPORTE OS TRANSPORTES DE CÁLCIO (Ca ++ ) E HIDROGÊNIO (H + ) É FEITO POR MECANISMO DE CONTRA-TRANSPORTE PELO SÓDIO (Na + ); O CONTRA-TRANSPORTE DE Ca ++ ESTÁ PRESENTE EM QUASE TODAS AS MEMBRANAS CELULARES, COM O Na + SE MOVIMENTANDO PARA O INTERIOR E O Ca ++ PARA O EXTERIOR, AMBOS FIXADOS À MESMA PROTEÍNA TRANSPORTADORA; O CONTRA-TRASNPORTE Na + - H + OCORRE EM VÁRIOS TECIDOS (TÚBULOS PROXIMAIS DOS RINS), ONDE ÓS Na + SE MOVIMENTAM DA LUZ DO TÚBULO PARA O INTERIOR DA CÉLULA TUBULAR E OS H + SÃO CONTRA-TRANSPORTADOS PARA A LUZ DO TÚBULO. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

26 TRASNPORTE TRANSEPITELIAL ESTE TRANSPORTE É EFETUADO POR TODA A ESPESSURA DE UMA CAMADA CELULAR, EM VEZ DE APENAS UMA MEMBRANA CELULAR; ESTE TRANSPORTE COMPREENDE: * TRANSPORTE ATIVO EM UM DOS LADOS DA CÉLULA (MEMBRANA BASAL E LATERAL) DA CÉLULA EPITELIAL; * DIFUSÃO SIMPLES OU FACILITADA ATRAVÉS DA MEMBRANA NO POLO APICAL DA CÉLULA EPITELIAL. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

27 TRASNPORTE TRANSEPITELIAL Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.


Carregar ppt "BASES DOS TRANSPORTES ATRAVÉS DE MEMBRANAS E EPITÉLIOS Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google