A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transporte através da membrana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transporte através da membrana"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte através da membrana
Como a célula delimita o meio intra e extracelular, é necessário o transporte e a comunicação com o meio. Os transportes podem ou não envolver gasto de energia, classificados como ativo ou passivo. Exemplos: de transporte passivo: as difusões simples e facilitada. transportes ativos: as bombas de íons.

2 Transporte através da membrana
Os transportadores formam um grupo de proteínas integrais, que movem substâncias para dentro ou para forma da célula. Difusão facilitada por canais iônicos: proteínas integrais permitindo a passagem de íons. Ex. Na+, K+, Cl- e Ca2+. B,C e D. Difusão facilitada por meio de proteínas carreadoras: carboidratos e aa atravessam a membrana ligados através de uma proteína da membrana.

3 E e F Transporte por meio de ATPases transportadoras: íons transportados através das membranas, impulsionados pela E do ATP (bombas iônicas). Moléculas maiores (fármacos), tb podem ser transportadas por proteínas integrais. G, H e I. Transporte ativo Secundário: mov. de solutos contra um gradiente de concentração ou de potencial elétrico, não está acoplado a Ē metabólica. A Ē é derivada do acoplamento ao movimento de outro soluto.

4 Transporte através da membrana
As substâncias podem ser trazidas para dentro ou expelidas da célula, por meio de vesículas revestidas por membranas: exocitose e endocitose (A e B). C.Transcitose: células dos capilares e do intestino, movem material através de um processo integrado endocitose e exocitose. D.Osmose

5 Esquema de um desmossoma
da membrana plasmática Esquema de um desmossoma Esquema simplificado de uniões entre células

6 O complexo juncional é formado por junções oclusivas e adesivas.
A Zona de Oclusão: função de vedar a passagem de substâncias entre as células epiteliais, delimitando compartimentos apicais, baso-laterais e intercelulares. são contínuas em torno da célula nos pontos de contato com as células vizinhas e vedam compartimentos. É formada por ligações de proteínas transmembranares entre células adjacentes, formando um cinturão apical que une uma célula às outras que a circundam. Ex: Lume Intestinal, bexiga, vias respiratórias. A Zona de Adesão  forma também um cinturão contínuo ao redor da célula que se une às adjacentes através de ligações entre moléculas de adesão dependentes de Cálcio. A função é proporcionar a coesão entre as células tornando a camada epitelial mais resistente ao atrito, trações e pressões. Além disso, participa do estabelecimento e manutenção da polaridade celular em associação com a Zônula de Oclusão.  Os Desmossomas formam regiões pontuais de adesão entre as células e estão ancorados ao citoesqueleto de filamentos intermediários através de moléculas. Os desmossomas estão relacionados à forma e ao padrão de distribuição das organelas na célula. Conferem resistência à tração e à pressão. Os Hemi-desmossomas são regiões de união pontual entre células e a lâmina ou membrana basal. São responsáveis pela adesão do tecido epitelial ao tecido conjuntivo subjacente. A estrutura intracelular dos hemidesmossomas é semelhante á dos desmossomas variando no tipo de proteínas.


Carregar ppt "Transporte através da membrana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google