A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDUSTRIALIZAÇÃO DOS EUA A Guerra de Secessão foi uma guerra civil que aconteceu entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos. A guerra colocou em lados opostos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDUSTRIALIZAÇÃO DOS EUA A Guerra de Secessão foi uma guerra civil que aconteceu entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos. A guerra colocou em lados opostos."— Transcrição da apresentação:

1 INDUSTRIALIZAÇÃO DOS EUA A Guerra de Secessão foi uma guerra civil que aconteceu entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos. A guerra colocou em lados opostos os estados do norte, já industrializado, e os do sul, estados escravocratas e latifundiários. Os interesses dos dois lados da disputa eram bem diferentes, enquanto o norte queria políticas que favorecessem o crescimento do mercado interno e precisava de barreiras que protegessem a produção, o sul queria facilidade para exportar seus produtos agropecuários e comprar produtos industrializados baratos, mesmo que importados. Em 1860, Abraham Lincoln, a favor da abolição da escravatura, foi eleito presidente. No ano seguinte, quando a guerra começou, o país possuía 19 estados em que a escravidão era proibida e 15 estados onde era permitida. O conflito começou antes mesmo que Lincoln assumisse o cargo de presidente. 11 estados escravocratas se uniram para criar os Estados Confederados da América e declararam secessão da União. No começo, os soldados eram voluntários. O número de mortes, no entanto, dificultou a adesão de mais voluntários. A Confederação e a União, então, instituíram o alistamento obrigatório. Em 1865, a guerra terminou com a vitória da União.

2 Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas – os belts-, a atividade industrial norte-americana também é organizada em cinturões. Podemos considerar, no espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun-belt. Manufacturing belt Apesar de terem sido uma colônia inglesa, os Estados Unidos também foram protagonistas da chamada industrialização clássica. A colonização da Nova Inglaterra possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor, o que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, ainda no final do século 18. Nas últimas décadas do século 19, emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível pólo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou Industrial), no Nordeste e Grandes Lagos. Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington). Dentre os fatores que permitiram o desenvolvimento de indústrias nessa região, destacam-se:

3 - A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração. - As condições favoráveis à navegação dos Grandes Lagos, com saída para o Oceano Atlântico pelo rio São Lourenço, bem como os bons e modernos portos da costa leste, que possibilitaram a chegada dos recursos e das matérias-primas de que a região não dispunha. No Manufacturing Belt desenvolveram-se as indústrias de bens de produção, baseadas no carvão e no minério de ferro, e nasceu a indústria automobilística. Nos últimos anos, o intenso processo da globalização e o consequente aumento da concorrência têm levado diversas indústrias a deixar essa região em busca de outras áreas, que proporcionam menores custos de produção: mão-de-obra mais barata, impostos urbanos mais baixos e leis ambientais mais frágeis. Após a Segunda Guerra Mundial, o sul e o oeste do País passaram a receber crescentes investimentos industriais também atraídos pelos campos petrolíferos do Golfo do México e da Califórnia.

4 Sun-belt Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no sul, que se estende da Flórida à Califórnia. O grande impulso de desenvolvimento do Sun-belt, o Cinturão do Sol, termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste, ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, em 1960, com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida. Contudo, a área industrial mais moderna surgiu na década de 1970, na Califórnia. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley), nas proximidades de São Francisco, um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial. Uma consequência da existência desse pólo tecnológico foi o desenvolvimento de um vasto eixo urbano-industrial que se estende de São Francisco até San Diego (o chamado San-San). Dentre os fatores que, nessa região, favoreceram o desenvolvimento de indústrias ligadas a tecnologia, destacam-se: 1.A posição geográfica dessa região, próxima ao Oceano Pacífico, facilitando o acesso à Bacia do Pacífico e, portanto, a países importantes, como Japão, Austrália e China. 2.A existência de várias universidades e institutos de pesquisa que fornecem mão- de-obra de alta qualificação para as empresas e desenvolvem, juntamente com elas, programas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

5 Manufacturing Belt: região Nordeste Sun belt: regiões Sul e Oeste


Carregar ppt "INDUSTRIALIZAÇÃO DOS EUA A Guerra de Secessão foi uma guerra civil que aconteceu entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos. A guerra colocou em lados opostos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google