A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 Geografia Capítulo 34 AULA DIGITAL Índice México Aspectos gerais População Economia Imigração para os EUA

3 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 Geografia Capítulo 34 AULA DIGITAL México Aspectos Gerais O México localiza-se na América do Norte, juntamente com Estados Unidos e Canadá. Com 1.972.547 milhões de km2, é o terceiro maior país em área na América Latina, depois do Brasil e da Argentina. A população absoluta é de 114 milhões de habitantes. População O México apresenta profundas desigualdades sociais. As classes alta e média constituem a minoria da população, sendo formadas predominantemente por brancos descendentes de espanhóis e outros imigrantes. A maioria dos mexicanos é pobre e formada por mestiços de brancos com índios: os euroameríndios. Entre os mais pobres também estão os povos indígenas, que representam 20% da população e estão distribuídos por mais de 50 grupos étnicos.

4 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 Geografia Capítulo 34 AULA DIGITAL Economia O México apresenta uma considerável urbanização e também excelente nível de industrialização, que deslanchou a partir do século XX. A atividade industrial dependeu da intervenção do Estado por meio de empresas estatais, capital privado nacional e da entrada de multinacionais que hoje controlam importantes setores da economia, como a indústria de automóveis e eletroeletrônicos Um dos principais produtos de exportação é o petróleo, cuja exploração concentra- se no Golfo do México. A indústria petroquímica é a mais desenvolvida do país. A estatal PEMEX (Petróleos Mexicanos S.A.) é uma das maiores companhias de petróleo do mundo. Em recursos minerais, destaca-se a exploração de enxofre, prata e ferro. Juntamente com os Estados Unidos e Canadá, o México participa do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) desde o início da década de 1990. A atividade turística é uma das mais desenvolvidas do mundo e o México recebe grande número de turistas vindos da Europa e, principalmente, dos Estados Unidos.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 Geografia Capítulo 34 AULA DIGITAL Imigrantes mexicanos nos EUA Ocorre grande tensão na fronteira entre os Estados Unidos e o México devido à intensa migração ilegal de milhões de mexicanos para os EUA, em busca de emprego e melhores salários. Estima-se em mais de 20 milhões o número de mexicanos vivendo nos Estados Unidos, entre os quais muitos clandestinos. Os problemas Econômicos e sociais Nos últimos anos, explodiram graves conflitos opondo o governo e as forças armadas aos cartéis do narcotráfico. O principal destino das drogas (cocaína e drogas sintéticas) são os EUA. Já a maioria das armas são provenientes dos EUA.


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google