A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL Índice Fluxos Migratórios Imigração no Brasil – principais grupos Novos Imigrantes Migrações Internas Outras migrações

3 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL Fluxos Migratórios Fluxos migratórios são deslocamentos de população de um lugar para outro. As pessoas migram por diversas razões e, nas últimas décadas, as migrações têm-se intensificado no mundo inteiro, ocorrendo entre os mais diferentes lugares. Conceitos Básicos · Migrante: termo geral que designa tanto a pessoa que sai quanto a que entra em determinado lugar. · Imigrante: termo que designa apenas quem está chegando em um lugar, de qualquer origem (cidade, estado, região ou país). · Emigrante: termo que designa apenas quem está deixando um lugar, para qualquer destino (cidade, estado, região ou país).

4 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL Imigração no Brasil Após a independência do país, em 1822, e no decorrer de todo o século XIX / XX, o Brasil passou a receber um grande número de imigrantes, devido a vários fatores: · a necessidade de povoar mais o país, pois a nação apresentava pequena densidade populacional; · a expansão do trabalho assalariado, após a Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico de escravos, e a abolição da escravatura, em 1888; · a necessidade de mão de obra para trabalhar nas fazendas de café de São Paulo, a partir de meados do século XIX; · a influência de ideologias racistas, visto que o governo resolveu promover o branqueamento do país, pois a maioria da população era mestiça e negra; · as condições climáticas do Sul e Sudeste do país, que se assemelham ao clima da Europa, o que facilitou a adaptação dos imigrantes europeus. Nos séculos XIX e XX, a chegada de imigrantes de diversas origens contribuiu bastante para acelerar o desenvolvimento econômico, político e cultural do país. Após 1930, a imigração passou a declinar, especialmente devido às Leis de Exceção criadas pelo governo Getúlio Vargas (1934).

5 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL Italianos Entre 1871 e 1888, ocuparam a região serrana ao norte do Rio Grande do Sul e ao sul de Santa Catarina. A ocupação foi efetivada em pequenas propriedades, onde desenvolveram a policultura. Uma das atividades mais tradicionais é o cultivo da uva e a produção de vinho. No final do século XIX e início do século XX, após a abolição da escravatura, uma nova leva de italianos direcionou-se para São Paulo, para trabalhar na lavoura de café. Muitos deles concentraram-se na capital da província, a cidade de São Paulo, trabalhando nas primeiras indústrias fundadas na cidade. Alemães Entre 1850 e 1870, os alemães ocuparam o norte de Santa Catarina, o Vale do rio Itajaí. A ocupação foi caracterizada por minifúndios, policultura e trabalho familiar. A partir de 1824, os maiores fluxos foram para o sul do país, instalando-se no Rio Grande do Sul, ocupando o Vale dos Sinos e Caí.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL Japoneses A imigração japonesa teve início em 1908, quando atracou em Santos, no litoral paulista, o navio Kazato-Maru, com os primeiros imigrantes. Os japoneses destacaram-se inicialmente pela dedicação à atividade agrícola, fundando, posteriormente, importantes cooperativas agrícolas. Entre os demais grupos de imigrantes, destacam-se: · os libaneses e judeus, que se concentraram nos estados das regiões Sul e Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro; · os eslavos de origem polonesa, russa e ucraniana, que se concentraram no Paraná, principalmente em Curitiba, e em municípios do interior, como Ponta Grossa e Castro; · os espanhóis, que se concentraram no Sul e Sudeste do país.

7 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL Novos Imigrantes A partir das décadas de 1980 e 1990 e ao longo do século XXI, o Brasil tem recebido imigrantes estrangeiros de outros países: · os latino-americanos, principalmente bolivianos, peruanos, paraguaios, uruguaios, chilenos e argentinos, trabalham, em sua maioria, de forma clandestina, em atividades com baixos salários. Em São Paulo existem cerca de 50 mil bolivianos, a maioria trabalhando na pequena indústria de confecção no centro da cidade. · os asiáticos, principalmente coreanos e chineses, que se concentram em atividades como a pequena indústria e o comércio. · os africanos de diversas nacionalidades, como angolanos, nigerianos, entre outros. Em 1998, o governo brasileiro decretou uma anistia que permitiria a regularização dos estrangeiros clandestinos.

8 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL As migrações Internas O fluxo migratório entre as regiões brasileiras é intenso. Desde o declínio do ciclo do açúcar, o Nordeste é a região de maior repulsão populacional do país. A pobreza, a concentração de terras, a falta de empregos e a falta de investimentos na região estimulam as migrações para outras regiões, principalmente para a Amazônia, Centro- Oeste e Sudeste. Os fluxos migratórios de nordestinos e sulistas estão cada vez mais direcionados para as regiões Centro-Oeste e Amazônica. A maior parte dos migrantes procura acesso à terra nas áreas de avanço da agropecuária, a chamada fronteira agrícola.

9 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 Geografia Capítulo 17 AULA DIGITAL Outros Tipos de Migrações Transumância — trata-se de um fluxo migratório com retorno periódico ao local de origem, provocado por mudanças ambientais durante o ano. Por exemplo, em áreas montanhosas da Europa, os pastores migram com o gado da montanha para a planície, durante o inverno, devido ao frio. No verão, eles retornam às montanhas, com o aumento da temperatura. Nomadismo — é um fluxo migratório sem retorno ao local de origem, provocado pela busca de comida e água. É muito comum em regiões desérticas. Por exemplo, o povo tuaregue, no Deserto do Saara, conduz seus rebanhos através do deserto em busca de comida e água, não retornando ao local de origem. Migração Pendular — é um fluxo migratório entre cidades, municípios ou bairros muito afastados, caracterizado pelas idas e vindas diárias dos locais de trabalho e estudo até o local da residência. Nas regiões metropolitanas, existem municípios chamados de cidades-dormitórios, pois a maioria de seus trabalhadores deslocam-se para cidades que apresentam maior oferta de empregos.


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google