A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 Geografia Capítulo 15 AULA DIGITAL Índice População Crescimento da População Mundial Crescimento da População Brasileira Teorias Populacionais População Absoluta e Relativa Distribuição da População Brasileira

3 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 Geografia Capítulo 15 AULA DIGITAL População O crescimento da população mundial O crescimento da população depende de: o crescimento natural e fluxos migratórios ● Emigração usado para a saída de pessoas de um país. ● Imigração usado para a entrada de pessoas num país. ● Crescimento natural ou vegetativo é a diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade. ● Taxa de natalidade (nascimentos em relação à população total) ● Taxa de mortalidade (mortes em relação à população total)

4 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 Geografia Capítulo 15 AULA DIGITAL O crescimento da população brasileira Como na maioria dos países subdesenvolvidos, o crescimento da população do Brasil foi acelerado até a década de 1970, quando chegou a quase 3% ao ano. Durante as décadas de 1980 e 1990, entretanto, ele caiu rapidamente. As causas da queda do crescimento demográfico são: urbanização (83%), alto custo de criação dos filhos, emancipação feminina e difusão dos métodos anticoncepcionais e das cirurgias de esterilização.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 Geografia Capítulo 15 AULA DIGITAL As Teorias Populacionais Malthusianismo — segundo Thomas Robert Malthus, um intelectual do século XVIII, os problemas sociais como a fome teriam como causa o desequilíbrio entre o crescimento populacional e a produção de recursos. Segundo essa teoria (1798): a população cresceria em P.G. (progressão geométrica: 1, 2, 4, 8, 16... ), enquanto a produção de alimentos cresceria em P.A. (progressão aritmética: 1, 2, 3, 4, 5... ). Neomalthusianismo —A “explosão demográfica” seria um entrave para o desenvolvimento social e econômico, sendo responsável pela miséria, desemprego, fome e degradação ambiental. O neomalthusianismo inspirou a criação de métodos radicais de controle da natalidade nos países periféricos. Muitos governos passaram a utilizar programas de planejamento familiar, principalmente para as camadas sociais mais pobres. Os neomalthusianos, estavam mais interessados em limitar o nascimento dos pobres do que em combater os fatores que causam a pobreza. Crítica — Sabe-se hoje que os investimentos em saúde, alimentação e educação fazem com que os índices de crescimento da população diminuam e se estabilizem, gerando melhora na qualidade de vida. Na verdade, as desigualdades sociais geram a pobreza e, estimulam o acelerado crescimento demográfico. Portanto, a principal medida não deveria ser o controle radical da natalidade, mas sim o combate à pobreza.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 Geografia Capítulo 15 AULA DIGITAL População absoluta A população absoluta constitui o número total de habitantes de um lugar — pode ser um município, uma região, um país, um continente etc. Quando um lugar apresenta grande população absoluta, podemos qualificá-lo como populoso. O Brasil é o 5o país mais populoso do mundo, com 193 milhões de habitantes. População relativa A população relativa ou densidade demográfica é a relação entre a população absoluta e o espaço territorial que ocupa. Para encontrá-la, basta dividir a população absoluta pela área territorial. Para um país ser classificado como muito povoado, precisa ter densidade demográfica superior a 100 habitantes por km2.

7 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 Geografia Capítulo 15 AULA DIGITAL Distribuição da população no território brasileiro A população brasileira apresenta distribuição desigual. Existem algumas áreas muito povoadas e outras pouco povoadas. Dentre as áreas muito povoadas, temos o litoral e suas imediações, que concentram cerca de 80% da população, devido a fatores históricos, econômicos e políticos. Desde o período colonial, a faixa litorânea concentrou os principais ciclos econômicos, propiciando a concentração populacional e o desenvolvimento urbano. Em ordem decrescente, as regiões brasileiras mais populosas são: Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google