A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques."— Transcrição da apresentação:

1 BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques

2 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E SAÚDE DO IDOSO  TRANSIÇÃO DEMOGRAFICA

3 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA  Transição Demográfica é o termo que designa o conjunto de modificações do tamanho e estrutura etária de uma população. Caracteriza-se por uma série de eventos que resultam em baixas taxas de mortalidade e fecundidade; crescimento negativo ( redução do tamanho da população); elevada proporção de idosos.  A transição Demográfica pode ser sintetizada em 3 fases:  1ª fase – Elevada mortalidade e fecundidade;  2ª fase – Queda da mortalidade e crescimento populacional  3ª Queda da fecundidade e envelhecimento populacional

4 1ª fase Elevada mortalidade e fecundidade  Mortalidade alta – 3 para cada 100 crianças nascidas morriam  Média de fecundidade – 6 filhos por mulher  As principais causas de mortalidade e morbidade – doenças transmissíveis associadas a pobreza, desnutrição como sarampo, gastroenterite aguda, pneumonia, tuberculose.  A expectativa de vida ao nascer não ultrapassava os 40 anos, e menos de um quarto de brasileiros atingia os 60 anos.  Nesta época a representação na pirâmide etária apontava 45% de crianças e jovens com até 15 anos e pequena proporção de idosos apenas 3%.

5 PARA FIXAR  Expectativa de vida: o número de anos que alguém que acabou de nascer conseguirá alcançar.  Taxa de fecundidade é o numero de filhos que as mulheres têm em media ao longo de sua vida.

6 2ª FASE: Queda da mortalidade e crescimento populacional  Com a revolução Industrial houve progresso nas estratégias de produção, distribuição de alimentos, melhoria nas condições sanitárias e de habitação, e os programas de saúde pública, erradicação de doenças, redução do impacto da tuberculose, reduzindo consideravelmente o índice de mortalidade, haja visto que o maior obstáculo era superar as doenças da infância.  Nos países desenvolvidos houve o desenvolvimento de antibióticos, e imunização.  No Brasil a expectativa de vida aumento ( 54) na década de 40 pela queda da mortalidade infantil e com o advento da penicilina e estreptomicina.  O crescimento populacional entre os jovens aumentou consideravelmente.

7 PARA FIXAR  O principal fator que leva ao aumento da expectativa de vida é a redução da mortalidade infantil. Isto porque morrer nos primeiros anos de vida é o maior obstáculo para se chegar aos 60 anos.

8 3ª fase: Queda da fecundidade e envelhecimento populacional  A queda da fecundidade nos países da Ásia e América Latina caiu bruscamente passou a 3 filhos mulher entre 1945 a 1995.  No Brasil em meados de 60 como consequências nas mudanças socioculturais associados ao crescimento da população urbana, disponibilidade de métodos contraceptivos, a fecundidade começou a declinar, nas zonas urbanas, regiões sul e sudeste e se estendeu as demais regiões brasileiras, e áreas rurais e a partir da década de 70 se estendeu a toda população brasileira.  A taxa de fecundidade caiu entre as décadas de 1970 a 2000, chegando a 2,2 filhos por mulher.  Com isto a taxa de jovens declinou e a proporção da faixa de idosos dobrou.

9 Para fixar  O principal fator que leva ao envelhecimento da população é a redução da fecundidade. Isso porque a redução da proporção de crianças em um pais ou região leva ao aumento da proporção de adultos e depois de idosos, ou seja, uma população envelhecida

10

11

12

13

14

15

16


Carregar ppt "BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google