A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques."— Transcrição da apresentação:

1 BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques

2 DEFINIÇÃO E CONSIDERAÇÕES SOBRE GERONTOLOGIA E GERIATRIA  GERONTOLOGIA: ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões, biológicas, psíquicas e social(MECHNIKOFF)1903  II Encontro das Universidades realizado em Recife no ano de 2000, trouxe como resultados: estimular a inclusão nos currículos obrigatórios de todos os níveis de ensino, a temática sobre envelhecimento humano com apoio do MEC/SE  O envelhecimento abrange diferentes contextos socioculturais e históricos, compreendendo os aspectos do envelhecimento normal e patológico.  Caracteriza-se como um campo de estudos multidisciplinar  GERIATRIA: especialidade que cuida das doenças próprias do envelhecimento.

3 HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA  Desde os primórdios da civilização, já havia uma preocupação com relação ao processo de envelhecimento. Elie Metchnikoff, em 1903, defendeu a criação de uma nova área da ciência, a Gerontologia (Gero: velhice; logia: estudo). “Este mesmo autor, diz que em vez de aceitar a inevitabilidade da decadência e da degeneração do ser humano com o avançar dos anos, pensava que algum dia uma velhice fisiológica normal poderia ser alcançada pelos homens”.  Em 1909 a especialidade passou a ser chamada GERIATRIA proposta pelo médico Ignatz L. Nascher, dedicou-se ao estudo da geriatria, sendo portanto o pai da Geriatria. Em 1914 publicou o livro Geriatrics, estabelecedo as bases da abordagem clinica do idoso.  Segundo Neto, (1996) o século XX marcou a importância do estudo da velhice, pelo interesse em se desenvolver pesquisas sobre o processo de envelhecimento, uma vez que o crescente número de idosos, forçou a pesquisa nesta área.

4 HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA  No período de 1912 a 1930 a gerontologia ficou praticamente restrita aos aspectos biológicos do envelhecimento e da velhice;  1930 Warren delineou os primórdios da avaliação multidimensional e a importância da interdisciplinaridade;  1969 a 1979 houve aumento da pesquisa na área;  1980 a 1990 novas áreas foram geradas em decorrência do envelhecimento e longevidade, voltadas as ações sociais, educacionais e; previdenciárias. NÉRI(2001);

5 HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA  Marjory Warren (1897 a 1960), médica inglesa, estabeleceu os princípios básicos da intervenção gerontológica na sua enfermaria para idosos, que tornou-se a “meca” da Geriatria (1935), onde defendia a importância da avaliação multidimensional e interdisciplinar do idoso, demonstrando os benefícios da reabilitação.

6

7 HISTÓRICO NO BRASIL  Sociedade brasileira de geriatria  Posse da 1ª diretoria 03.07.1961  Sbgg.org.br  XX CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA 8 a 11 DE JUNHO.  TEMA: Como estamos envelhecendo: o individuo a sociedade e o Brasil – Fortaleza - CE

8 HISTORICO DA FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA DrªCristina Ribeiro Especialista Gerontologia Mestre em gerontologia Doutoranda em gerontologia

9 HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA

10

11 ENVELHECIMENTO

12  O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento (MINISTERIO DA SAUDE)  O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida.

13 ENVELHECIMENTO  O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência - o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema.  No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica que requeira assistência - senilidade.

14 ENVELHECIMENTO A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o envelhecer como um processo sequencial, individual, cumulativo, irreversível, universal, não patológico de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte. Ainda para a OMS, o limite de idade entre o indivíduo adulto e o idoso é 65 anos em nações desenvolvidas e 60 anos nos países emergentes. Logo, o envelhecimento populacional é uma consequência do desenvolvimento.

15 ENVELHECIMENTO  SENESCENCIA é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.  SENILIDADE denominado envelhecimento patológico, e que é entendido como os danos à saúde, associados com o tempo, porém causados por doenças, traumas ou maus hábitos de saúde.  LONGEVIDADE é o prolongamento de vida de um individuo  EXPECTATIVA DE VIDA é o número médio de anos que um grupo de pessoas nascidas no mesmo ano pode esperar viver, desde o seu nascimento.  Envelhecimento = VULNERABILIDADE + Variabilidade + Irreversibilidade


Carregar ppt "BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google