A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS."— Transcrição da apresentação:

1 UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.

2 ONCOLOGIA EPIDEMIOLOGIA Definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”.

3 ONCOLOGIA Objetivos da epidemiologia Identificar o agente causal ou fatores relacionados à causa dos agravos à saúde; Entender a causa/ação dos agravos à saúde; Definir os modos de transmissão; Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças;

4 Estabelecer os métodos e estratégias de controle dos agravos à saúde; Estabelecer medidas preventivas; Auxiliar o planejamento e desenvolvimento de serviços de saúde; Prover dados para a administração e avaliação de serviços de saúde.

5 As aplicações mais frequêntes da epidemiologia em saúde pública são: Descrever o espectro clínico das doenças e sua história natural; Identificar fatores de risco de uma doença e grupos de indivíduos que apresentam maior risco de serem atingidos por determinado agravo;

6 Prever tendências; Avaliar o quanto os serviços de saúde respondem aos problemas e necessidades das populações; Testar a eficácia, a efetividade e o impacto de estratégias de intervenção, assim como a qualidade, acesso e disponibilidade dos serviços de saúde para controlar, prevenir e tratar os agravos de saúde na comunidade.

7 O câncer é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença. Sua incidência estimada em 2002 em 11 milhões de casos novos, e alcançará mais de 15 milhões em 2020. Esta previsão, feita em 2005, é da International Union Against Cancer (UICC). Cerca de 60% desses novos casos ocorrerão em países em desenvolvimento. É também conhecido que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente no mundo poderiam ser prevenidos.

8 O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) registra que o câncer constitui-se na segunda causa de morte por doença no Brasil. Em 2005, de um total de 58 milhões de mortes ocorridas no mundo, o câncer foi responsável por 7,6 milhões, o que representou 13% de todas as mortes. Os principais tipos de câncer com maior mortalidade foram: pulmão (1,3 milhão); estômago (cerca de 1 milhão); fígado (662 mil); cólon (655 mil); e mama (502 mil). Do total de óbitos por câncer ocorridos em 2005, mais de 70% ocorreram em países de média ou baixa renda (WHO, 2006).

9 Geralmente a incidência é mas elevada nos homens que nas mulheres, nos setores e nações mais industrializados. Mais de 1,3 milhões de norte-americanos são diagnosticados com câncer a cada ano afetando vários sítios corporais. A incidência do câncer cresce no Brasil, como em todo o mundo, num ritmo que acompanha o envelhecimento populacional decorrente do aumento da expectativa de vida. O resultado direto das grandes transformações globais das ultimas décadas, que alteraram a situação de saúde dos povos pela urbanização acelerada, dos novos modos de vida e novos padrões de consumo.

10 O câncer constitui, assim, problema de saúde pública para o mundo desenvolvido – e também para nações em desenvolvimento, nas quais a soma de casos novos diagnosticados a cada ano atinge 50% do total observado nos cinco continentes, como registrou em 2002 a Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS).

11 São diagnosticados mais de 1 milhão de novos casos a cada ano. Atualmente, existem 10 milhões de sobreviventes de câncer nos Estados Unidos (IOM, 2006). INCA (2004) “Um indivíduo é considerado um sobrevivente do câncer a partir do momento do diagnóstico, e pelo equilíbrio de sua vida”. Com o avanço tecnológico para o tratamento do câncer, mais pessoas estão sobrevivendo o que implica um novo desafio para este enfretamento.

12 O enfermeiro desenvolve seu processo de trabalho: Na unidade de saúde da família; Na comunidade. Segundo o Ministério da saúde, suas atribuições básicas são: No nível de sua competência, responsabilizar- se pelas ações de vigilância sanitária e epidemiológica; Capacitar os agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem; Aproveitar os contatos com a comunidade para promover ações de educação em saúde;

13 Promover a qualidade de vida e contribuir para tornar o meio ambiente mais saudável; Discutir junto à equipe da unidade e com os indivíduos e famílias de sua área de atuação as relações existentes entre cidadania e saúde; Programar e planejar as ações e a organização do trabalho da unidade, em conjunto com os demais profissionais da equipe.


Carregar ppt "UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google