A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”"— Transcrição da apresentação:

1 Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”

2 Regiões geoeconômica ou complexos regionais Os complexos regionais refletem os resultado da integração econômica promovida pela concentração industrial do sudeste; Os limites dos complexos não são os limites políticoadministrativo dos estados; Os três complexos são: Amazônia, Nordeste e CentroSul.

3 Regiões geoeconômica ou complexos regionais complexo Amazônia O complexo Amazônia - domínio amazônico, fronteira de expansão da economia nacional e problemas entre desenvolver e preservar o maior bioma do planeta; complexo do Nordeste O complexo do Nordeste - região com os piores índices de desenvolvimento humano do país. Hoje vive um acelerado acelerado crescimento crescimento econômico econômico em alguns estados estados; complexo do Centro-Sul O complexo do Centro-Sul - coração econômico do Brasil. Representa a integração do Sudeste industrial e financeiro com o Sul agrícola e industrial. Possui também graves problemas sociais como: violência, poluição ambiental, falta de moradia.

4 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Regionalização Geoeconômica (Complexos Regionais):  Trata-se de uma regionalização não oficial, no entanto, bastante utilizada em publicações geográficas;  Criada por Pedro Pinchas Geiger em 1967;  Três complexos regionais (regiões geoeconômicas):  Amazônia,  Centro-Sul,  Nordeste. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2013.

5 As Diversas Formas de Regionalizar o Brasil AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Acervo CNEC

6 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Regionalização Geoeconômica (Complexos Regionais): Amazônia: Baixa densidade demográfica, processo de ocupação recente, ligado aos grandes projetos agropecuários e minerais, pelo clima quente e de alta pluviosidade e pela vegetação Equatorial. Nordeste: Estagnação econômica, pela repulsão populacional e pela disseminação da pobreza, expressa nos altos índices de mortalidade infantil, subnutrição e analfabetismo. Centro-Sul: Destaca-se como centro econômico do Brasil, concentrando 70% da população e a maior parte da produção industrial e agropecuária do país.

7 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Divisão regional de Milton Santos  Proposta pelo geógrafo Milton Santos e Maria Laura Silveira em 2001, no livro. Brasil: território e sociedade no início do século XXI.  Baseada nas características do território brasileiro.  Pretende registrar a difusão diferencial do meio técnico- científico-informacional.  Quantidade de recursos tecnológicos avançados.  Número de atividades econômicas modernas nas áreas financeiras, comercial, de serviços, industrial e agropecuária. OS “QUATROS BRASIS”

8 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Divisão regional de Milton Santos  Dividiu o Brasil em quatro regiões: Amazônia,  Amazônia,  Nordeste,  Centro-Oeste,  Concentrada (Sul + Sudeste) OS “QUATROS BRASIS”

9 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Divisão regional de Milton Santos  Região Concentrada: abrange as regiões Sul e Sudeste. Caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações.  Elevados índices de urbanização e do alto padrão de consumo das empresas e de parte das famílias. Centro econômico e financeiro.  O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional.

10 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Divisão regional de Milton Santos  Centro-Oeste: caracteriza-se como área de ocupação periférica, apresentando áreas de agricultura mecanizada, com uso intensivo de fertilizantes e de defensivos agrícolas, cuja produção é destinada à exportação.  A produção agropecuária ocorre em fazendas modernas, comandadas por empresas globais com sede na região concentrada. Abrange os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

11 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Divisão regional de Milton Santos  Nordeste: mais antiga área de povoamento do Brasil. Sempre teve precária circulação de pessoas, produtos, informação e dinheiro, em razão da agricultura pouco intensiva e da urbanização irregular.  A prática de atividades econômicas modernas e o uso de recursos tecnológicos avançados ocorrem apenas em determinadas áreas da região. Inclui os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

12 AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL  Divisão regional de Milton Santos  Amazônia: região de baixa densidade populacional e com poucos recursos tecnológicos. São raras as áreas reservadas à agricultura e a outras atividades mais modernas.  Predominam os transportes fluvial e aéreo e apresenta poucos núcleos centralizadores, com destaque para a Zona Franca de Manaus.  Abrange os Estados da região Norte, menos o Tocantins. meggapress.com – acessado em 04/03/2013 Zona Franca de Manaus.

13 DIVISÃO GEOECONÔMICA DO BRASIL

14 OS QUATROS “BRASIS”


Carregar ppt "Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google