A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações subordinadas adjetivas. Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações subordinadas adjetivas. Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos."— Transcrição da apresentação:

1 Orações subordinadas adjetivas

2 Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos a cenas deprimentes. subst. Adjetivo subst. Adjetivo

3 Assistimos a cenas deprimem. Assistimos a cenas deprimem. subst. Or.subord. subst. Or.subord. adjetiva adjetiva que

4 O político corrupto não merece voto. O político corrupto não merece voto. subst. adj. subst. adj.

5 O político que é corrupto não merece voto. pronome relativo pronome relativo Que= o(s) qual(is), a(s) qual(is), cujo(a,s), quem, onde que

6 Conclui-se que: - As orações subordinadas adjetivas são caracterizadas por serem iniciadas por pronomes relativos. - Funcionam como um adjetivo, portanto acompanham um substantivo.

7 EXEMPLOS: Há situações que não desejamos nunca. Há situações que não desejamos nunca. Colocaram uma questão a qual me parecia muito estranha. Colocaram uma questão a qual me parecia muito estranha. Era aquele o homem a quem eu devia um grande favor. Era aquele o homem a quem eu devia um grande favor.

8 O bairro onde se desenvolveu a favela era industrial. O bairro onde se desenvolveu a favela era industrial. Existem problemas cujas soluções são dadas pelo tempo. Existem problemas cujas soluções são dadas pelo tempo.

9 OBSERVAÇÃO! O pronome relativo pode aparecer precedido de preposição, desde que o verbo da oração em que ele se encontra assim o exija: Os lugares por que passei nunca me saíram da lembrança. Estas são as moças com quem trabalho.

10 Que ( conj. integrante)=ISSO X Que (pron. relat.)=o qual, cujo… O churrasqueiro que temperou a carne PR Or. subord. adjetiva não comeu nada. O churrasqueiro confirmou que não comera. CI Or. subord. subst. OD

11 CLASSIFICAÇÃO RESTRITIVA: restringe o sentido de um termo a que se refere. Não apresenta vírgulas. Os homens que são honestos merecem nosso respeito. EXPLICATIVA: é semelhante a um aposto, pois apresenta uma informação comum a todos os seres; totalmente dispensável. Vem sempre separada por vírgulas. Os homens, que são seres racionais, merecem nosso respeito.

12 ATENÇÃO!!! A oração subordinada adjetiva, em relação à oração principal, poderá aparecer depois : A oração subordinada adjetiva, em relação à oração principal, poderá aparecer depois : Os turistas dirigiam-se ao litoral, onde a Os turistas dirigiam-se ao litoral, onde a OP OP natureza os esperava. natureza os esperava. OSA OSA

13 OU No meio: A resposta que os policiais esperavam A resposta que os policiais esperavam OP OSA OP OSA dos sequestradores não veio. dos sequestradores não veio. OSA OP OSA OP


Carregar ppt "Orações subordinadas adjetivas. Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google