A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome:Gabriela da S. Camargo nº15 Profº Beto 2º ano A Matutino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome:Gabriela da S. Camargo nº15 Profº Beto 2º ano A Matutino."— Transcrição da apresentação:

1 Nome:Gabriela da S. Camargo nº15 Profº Beto 2º ano A Matutino

2 Número de Oxidação O número de oxidação (NOX) de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial (δ) que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente.

3 regras de determinação do número de oxidação 1. No caso dos íons simples, isto é, nos íons monoatômicos, o Nox equivale à sua própria carga elétrica. 2. No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o Nox é igual a zero 3. O Nox de certos elementos de algumas famílias da tabela periódica são fixos em seus compostos 4. Geralmente o Nox do hidrogênio (H) nas substâncias compostas é +1, e do oxigênio é -2;

4 5. Em compostos binários nos quais os halogênios (elementos da família 17 ou VII A) são os mais eletronegativos, a sua carga é igual a -1; 6. A soma dos Nox de todos os átomos que compõem um composto iônico ou molecular é sempre igual a zero.

5 Eletronegatividade Eletronegatividade é a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química; de modo contrário

6 balanceamento químico Para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1.

7 balanceamento de oxi-redução Como as reações de oxirredução envolvem transferência de elétrons, o método utilizado para balancear esse tipo de reação se baseia na variação do número de oxidação (Nox) dos átomos participantes da reação.

8 Agente redutor Em Química, a redução consiste na diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação de uma espécie química. Forçosamente, isto se dá através da transferência de elétrons vindos de outra espécie química.

9 Agente oxidante Provoca o oxidação do agente redutor. Recebe eletrons. O seu NOX diminui.

10 Redutor é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador. Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça. O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível.

11 Oxidante Um oxidante é uma partícula (átomo, ião, ou molécula) que recebe electrões de outros reagentes durante uma reacção. O oxidante sofre uma redução, isto é, o seu número de oxidação (n.o.) diminui durante a reacção como consequência da captação de electrões provenientes da espécie que é oxidada.

12 Pilha de Daniell As primeiras aplicações importantes da eletricidade provieram do aperfeiçoamento das pilhas voltaicas originais pelo cientista e professor inglês John Daniell, em 1836. Pilhas eletroquímicas são sistemas que produzem corrente contínua e baseiam-se nas diferentes tendências para ceder e receber elétrons das espécies químicas. A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.


Carregar ppt "Nome:Gabriela da S. Camargo nº15 Profº Beto 2º ano A Matutino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google