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Informação sobre acesso ao ensino superior Explorar ferramentas online de pesquisa de cursos Reflexões sobre o processo.

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Apresentação em tema: "Informação sobre acesso ao ensino superior Explorar ferramentas online de pesquisa de cursos Reflexões sobre o processo."— Transcrição da apresentação:

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2 www.spo.pt.to spoessg@gmail.com

3 Informação sobre acesso ao ensino superior Explorar ferramentas online de pesquisa de cursos Reflexões sobre o processo de tomada de decisão

4 COMO FUNCIONA A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direcção-Geral do Ensino Superior. O concurso nacional realiza-se no final do ano lectivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado. As vagas das instituições de ensino superior privado são colocadas a concurso através de concursos institucionais, isto é, de concursos organizados por cada instituição e limitados aos cursos que ministram.

5 COMO FUNCIONA Para concorrer é necessário: Ser titular de um curso de ensino secundário Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vais concorrer; Realizar os pré-requisitos se forem exigidos pela instituição para o curso a que vais concorrer.

6 COMO FUNCIONA Em relação a cada par instituição/curso deve ser obtida em cada prova de ingresso, bem como na nota de candidatura, uma classificação igual ou superior à mínima fixada. As classificações mínimas são fixadas para cada um dos cursos e são divulgadas no Guia da Candidatura. Cada estudante pode concorrer a um máximo de seis pares instituição/curso, isto é, a seis combinações de instituição/curso, que indicará por ordem de preferência.

7 COMO FUNCIONA A candidatura ao Concurso Nacional de Acesso é apresentada através do sistema online, no site da Direcção-Geral do Ensino Superior (www.dges.mctes.pt). Os estudantes devem pedir a senha de acesso à candidatura online e apresentar o recibo do pedido de atribuição de senha na escola secundária onde se inscrevem para os exames nacionais, juntamente com o respetivo boletim de inscrição nos exames. O pedido deve ser feito, preferencialmente, durante o período de inscrição para a 1.ª fase dos exames nacionais.

8 SERIAÇÃO A colocação em cada instituição/curso é feita segundo as listas ordenadas dos candidatos até estarem esgotadas as vagas disponíveis. Esta ordenação é feita por ordem decrescente da nota de candidatura para cada par instituição/curso. Assim, o processo de colocação combina: _ a ordem de preferência indicada para cada par instituição/curso; _ a posição em que o candidato fica nas listas ordenadas de cada par instituição/curso. No concurso nacional, em cada fase, só é possível obter uma colocação.

9 SERIAÇÃO A ordenação dos candidatos a cada curso de cada instituição de ensino superior é feita pela ordem decrescente de uma nota de candidatura, calculada utilizando as seguintes classificações:  Classificação final do ensino secundário com um peso não inferior a 50%  Classificação das provas de ingresso com um peso não inferior a 35%  Classificação dos pré-requisitos de seriação, quando exigidos com um peso não superior a 15%

10 SERIAÇÃO Para efeitos de acesso ao ensino superior a classificação final do curso do ensino secundário é a média aritmética simples, calculada até às décimas, sem arredondamento, da classificação final de todas as disciplinas que integram o plano de estudos, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa, e convertida para a escala de 0 a 200. Se o acesso ao curso exige a realização de exames em duas provas de ingresso, cada uma terá o peso de 50%, em relação ao peso total das provas de ingresso.

11 SERIAÇÃO Nas disciplinas anuais, a classificação final da disciplina (CFD) é a classificação interna anual (CI): CFD = CI Nas disciplinas bienais e trienais não sujeitas a exame final nacional, a classificação final da disciplina é a média aritmética simples das classificações internas anuais: CFD = CI10 + CI11 / 2 CFD = CI11 + CI12 / 2 CFD = CI10 + CI11 + CI12 / 3

12 SERIAÇÃO Nas disciplinas sujeitas a exame final nacional, a classificação final da disciplina é o resultado da média ponderada, com arredondamento às unidades, da classificação obtida na avaliação interna final da disciplina e da classificação obtida em exame final, de acordo com a seguinte fórmula: CFD = (7CIF + 3CE) / 10

13 PROVAS DE INGRESSO Os exames nacionais são válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos dois anos seguintes. Os estudantes que, tendo obtido aprovação em disciplinas terminais dos 11.º ou 12.º anos, pretendam melhorar a sua classificação podem requerer exame na 2ª fase do ano escolar em que concluíram a disciplina e em ambas as fases de exames do ano escolar seguinte. As classificações dos exames realizados na 2.ª fase que já tenham sido efetuados na 1.ª fase de exames (quer para aprovação quer para melhoria) só podem ser utilizadas na 2.ª fase de candidatura ao ensino superior.

14 PRÉ-REQUISITOS Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. Os pré-requisitos podem, consoante a sua natureza, ser eliminatórios, destinar-se à seleção e seriação ou apenas à seriação dos candidatos.

15 PRÉ-REQUISITOS 1.º Exemplo: A candidatura a alguns cursos na área de Educação Física/Desporto está sujeita à satisfação de pré ‑ requisitos. Um estudante que não comprove a satisfação dos pré- requisitos não pode candidatar-se a esse curso.

16 PRÉ-REQUISITOS 2.º Exemplo: A candidatura a alguns cursos de Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical está sujeita à comprovação de pré-requisitos que consistem na realização de provas de aptidão musical. A classificação destas provas será expressa num valor numérico, convertível para a escala de 0 a 200. Se a instituição tiver definido que esta classificação tem um peso de 15% na nota de candidatura,

17 PRÉ-REQUISITOS 2.º Exemplo (continuação): se o estudante obtiver a classificação de 13,5 valores naquela prova, começará por converter esta classificação na escala de 0 a 200, multiplicando-a por 10: 13,5 X 10 = 135 e multiplicará este resultado pelo peso de 15% acima referido: 135 X 0,15 = 20,25 Este valor (20,25) será adicionado aos valores das restantes componentes da nota de candidatura (classificação final do ensino secundário e prova(s) de ingresso).

18 PRÉ-REQUISITOS (datas de 2011) A inscrição para a realização dos pré-requisitos decorre de 21 de Fevereiro a 18 de Março de 2011 nas instituições de ensino superior A avaliação/realização dos pré-requisitos decorre de 4 de Abril a 6 de Maio de 2011 A satisfação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional é certificada através da Ficha Pré-Requisitos 2011, emitida pela instituição onde foram realizadas as provas e assinalada no formulário de candidatura online. A satisfação dos pré-requisitos que não exijam provas de aptidão física, funcional ou vocacional e que sejam de comprovação meramente documental, são entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no par instituição/curso que os exige, caso ali venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

19 http://www.acessoensinosuperior.pt /

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27 Fisioterapia Instituto Polit é cnico de Set ú bal - Escola Superior de Sa ú de Endere ç o e Contactos do Estabelecimento Edif í cio ESCE, Bloco B2 Estefanilha 2914-503 SET Ú BAL Tel: 265709395 Fax: 265709392 http://www.ips.pt info.ess@ess.ips.pt http://www.ips.pt info.ess@ess.ips.pt Caracter í sticas do Estabelecimento/Curso C ó digo: 3155/9504 Grau: Licenciatura - 1 º ciclo Dura ç ão: 8 Semestres ECTS: 240 Concurso: Nacional Vagas para 2011/2012: 42 Tipo de Ensino: Ensino Superior P ú blico Polit é cnico Pr é -Requisitos Tipo: Selec ç ão Grupo A - Comunica ç ão interpessoal Provas de Ingresso Uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia 07 F í sica e Qu í mica 18 Português Candidatura de 2012: Um dos seguintes conjuntos: 02 Biologia e Geologia ou 02 Biologia e Geologia 07 F í sica e Qu í mica ou 02 Biologia e Geologia 18 Português Classifica ç ões M í nimas Nota de Candidatura: 100 pontos Provas de Ingresso: 95 pontos F ó rmula de C á lculo M é dia do secund á rio: 60% Provas de ingresso: 40% Preferência Regional Percentagem de vagas: 50 Á rea de Influência: Beja, É vora, Faro, Set ú bal

28 200820092010 1ª Fase2ª Fase1ª Fase2ª Fase1ª Fase2ª Fase Vagas 404422 Candidatos 40297423141 do Sexo Feminino 31576332119 do Sexo Masculino 87219122 em 1ª Opção 1173414263 Colocados 407422 do Sexo Feminino 324332 do Sexo Masculino 8390 em 1ª Opção 292320 Médias dos Colocados Nota de Candidatura 160,8157,8159,7165,6 Provas de Ingresso 158,5157,3155,5166,5 Notas do 12º Ano 162,3158,1162,5165,0 Notas do 11º Ano 162,3158,1162,5165,0 Nota de Candidatura do Último Colocado pelo Contingente Geral 160,2151,8158,2165,0 Dados Estat í sticos de Candidaturas Anteriores

29 Se pensas continuar a estudar terás que optar por um dos cursos que o sistema educativo te oferece. Essa opção deve ser bem refletida pois poderá ter consequências importantes para o teu futuro profissional.

30 Decidir adequadamente é evitar custos pessoais. Uma decisão desadequada acarreta sempre atrasos e perdas de tempo. Uma escolha consciente e realista pressupõe a acumulação de um conjunto de informações: sobre ti próprio, sobre as oportunidades escolares e profissionais, e sobre o mundo que te rodeia.

31 Recorda-te que na tua decisão deve estar implicado algo mais do que o nome de um curso, pois escolher o que fazer é, também, ir construindo um estilo de vida... é escolher quem ser.

32 O mundo moderno exige de ti uma melhor capacidade de adaptação e uma constante atualização para enfrentares os desafios impostos pelo desenvolvimento tecno- lógico. Exige, ainda, que homens e mulheres venham a desempenhar papéis mais equilibrados, visando a realização pessoal de todos, sem distinção.

33 Não te esqueças que escolher é um ato que se repete ao longo da existência dos indivíduos.


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